Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26464 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010 |
Resumo: | Este trabalho apresenta dados de professores do Ensino Fundamental, analisando o entendimento do papel do professor no processo de estimulação e manutenção do interesse dos alunos pela escola. O referencial teórico adotado compreende o desenvolvimento humano pela interação social mediada, utilizando como instrumento um roteiro de entrevista semi-estruturado aplicado a cinco professoras, abordando temas da formação, concepções sobre "bons e maus alunos" e definições sobre estimulação e motivação. Os resultados, analisados em uma perspectiva qualitativa-descritiva, mostram concepções de bom aluno, valorizando aspectos da cultura escolar e a participação ativa dos alunos. Há a satisfação pela profissão, contudo, queixas da má remuneração e desvalorização no magistério. Não há descrição objetiva para os conceitos de motivação e estimulação. Percebe-se a necessidade de instrumentalizar estes docentes para atuarem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, buscando coerência nas concepções dos professores e dos alunos, evitando desinteresses, processos de fracasso e evasão escolar. |
id |
UNB_f31e2a49cda554093400dece9bb52871 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/26464 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolarBasic instruction : teacher's role, motivation and stimulation on the school contextProcesso de ensino - aprendizagemMotivaçãoProfessores e alunosProfessores - formaçãoEste trabalho apresenta dados de professores do Ensino Fundamental, analisando o entendimento do papel do professor no processo de estimulação e manutenção do interesse dos alunos pela escola. O referencial teórico adotado compreende o desenvolvimento humano pela interação social mediada, utilizando como instrumento um roteiro de entrevista semi-estruturado aplicado a cinco professoras, abordando temas da formação, concepções sobre "bons e maus alunos" e definições sobre estimulação e motivação. Os resultados, analisados em uma perspectiva qualitativa-descritiva, mostram concepções de bom aluno, valorizando aspectos da cultura escolar e a participação ativa dos alunos. Há a satisfação pela profissão, contudo, queixas da má remuneração e desvalorização no magistério. Não há descrição objetiva para os conceitos de motivação e estimulação. Percebe-se a necessidade de instrumentalizar estes docentes para atuarem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, buscando coerência nas concepções dos professores e dos alunos, evitando desinteresses, processos de fracasso e evasão escolar.This research presents teachers' data of Basic Instruction, analysing the comprehension of teachers' role in the stimulation process and maintenance of students' interest for school. The theoretical approach understands the human development through mediated social interaction. The data were collected with semi-structured interviews applied to five teachers approaching subjects about formation, conceptions of "good and bad students" and definitions of stimulation and motivation. The results, analyzed in a qualitative-descriptive perspective, show conceptions of good student valuing aspects of the school culture and the active participation of the students. There's satisfaction for the profession, however, they complain about the bad salary and depreciation of teaching. There aren't clear concepts about motivation and stimulation. They need to be formed to act as mediators of the teach-learning process, to reach coherence in the conceptions of teachers and students, preventing disinterest, failure processes and school evasion.Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-12-07T04:42:34Z2017-12-07T04:42:34Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; ALVES, Paola Biasoli. Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 15, n. 31, p. 227-238, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26464https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010Paidéia (Ribeirão Preto) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista deAlves, Paola Biasoliporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/26464Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar Basic instruction : teacher's role, motivation and stimulation on the school context |
title |
Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar |
spellingShingle |
Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de Processo de ensino - aprendizagem Motivação Professores e alunos Professores - formação |
title_short |
Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar |
title_full |
Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar |
title_fullStr |
Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar |
title_sort |
Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar |
author |
Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de |
author_facet |
Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de Alves, Paola Biasoli |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Paola Biasoli |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de Alves, Paola Biasoli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de ensino - aprendizagem Motivação Professores e alunos Professores - formação |
topic |
Processo de ensino - aprendizagem Motivação Professores e alunos Professores - formação |
description |
Este trabalho apresenta dados de professores do Ensino Fundamental, analisando o entendimento do papel do professor no processo de estimulação e manutenção do interesse dos alunos pela escola. O referencial teórico adotado compreende o desenvolvimento humano pela interação social mediada, utilizando como instrumento um roteiro de entrevista semi-estruturado aplicado a cinco professoras, abordando temas da formação, concepções sobre "bons e maus alunos" e definições sobre estimulação e motivação. Os resultados, analisados em uma perspectiva qualitativa-descritiva, mostram concepções de bom aluno, valorizando aspectos da cultura escolar e a participação ativa dos alunos. Há a satisfação pela profissão, contudo, queixas da má remuneração e desvalorização no magistério. Não há descrição objetiva para os conceitos de motivação e estimulação. Percebe-se a necessidade de instrumentalizar estes docentes para atuarem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, buscando coerência nas concepções dos professores e dos alunos, evitando desinteresses, processos de fracasso e evasão escolar. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2017-12-07T04:42:34Z 2017-12-07T04:42:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; ALVES, Paola Biasoli. Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 15, n. 31, p. 227-238, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26464 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; ALVES, Paola Biasoli. Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 15, n. 31, p. 227-238, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26464 https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508407447617536 |