Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Alves, Paola Biasoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/26464
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010
Resumo: Este trabalho apresenta dados de professores do Ensino Fundamental, analisando o entendimento do papel do professor no processo de estimulação e manutenção do interesse dos alunos pela escola. O referencial teórico adotado compreende o desenvolvimento humano pela interação social mediada, utilizando como instrumento um roteiro de entrevista semi-estruturado aplicado a cinco professoras, abordando temas da formação, concepções sobre "bons e maus alunos" e definições sobre estimulação e motivação. Os resultados, analisados em uma perspectiva qualitativa-descritiva, mostram concepções de bom aluno, valorizando aspectos da cultura escolar e a participação ativa dos alunos. Há a satisfação pela profissão, contudo, queixas da má remuneração e desvalorização no magistério. Não há descrição objetiva para os conceitos de motivação e estimulação. Percebe-se a necessidade de instrumentalizar estes docentes para atuarem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, buscando coerência nas concepções dos professores e dos alunos, evitando desinteresses, processos de fracasso e evasão escolar.
id UNB_f31e2a49cda554093400dece9bb52871
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/26464
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolarBasic instruction : teacher's role, motivation and stimulation on the school contextProcesso de ensino - aprendizagemMotivaçãoProfessores e alunosProfessores - formaçãoEste trabalho apresenta dados de professores do Ensino Fundamental, analisando o entendimento do papel do professor no processo de estimulação e manutenção do interesse dos alunos pela escola. O referencial teórico adotado compreende o desenvolvimento humano pela interação social mediada, utilizando como instrumento um roteiro de entrevista semi-estruturado aplicado a cinco professoras, abordando temas da formação, concepções sobre "bons e maus alunos" e definições sobre estimulação e motivação. Os resultados, analisados em uma perspectiva qualitativa-descritiva, mostram concepções de bom aluno, valorizando aspectos da cultura escolar e a participação ativa dos alunos. Há a satisfação pela profissão, contudo, queixas da má remuneração e desvalorização no magistério. Não há descrição objetiva para os conceitos de motivação e estimulação. Percebe-se a necessidade de instrumentalizar estes docentes para atuarem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, buscando coerência nas concepções dos professores e dos alunos, evitando desinteresses, processos de fracasso e evasão escolar.This research presents teachers' data of Basic Instruction, analysing the comprehension of teachers' role in the stimulation process and maintenance of students' interest for school. The theoretical approach understands the human development through mediated social interaction. The data were collected with semi-structured interviews applied to five teachers approaching subjects about formation, conceptions of "good and bad students" and definitions of stimulation and motivation. The results, analyzed in a qualitative-descriptive perspective, show conceptions of good student valuing aspects of the school culture and the active participation of the students. There's satisfaction for the profession, however, they complain about the bad salary and depreciation of teaching. There aren't clear concepts about motivation and stimulation. They need to be formed to act as mediators of the teach-learning process, to reach coherence in the conceptions of teachers and students, preventing disinterest, failure processes and school evasion.Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto2017-12-07T04:42:34Z2017-12-07T04:42:34Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; ALVES, Paola Biasoli. Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 15, n. 31, p. 227-238, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26464https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010Paidéia (Ribeirão Preto) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista deAlves, Paola Biasoliporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:02Zoai:repositorio.unb.br:10482/26464Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47:02Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar
Basic instruction : teacher's role, motivation and stimulation on the school context
title Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar
spellingShingle Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar
Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Processo de ensino - aprendizagem
Motivação
Professores e alunos
Professores - formação
title_short Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar
title_full Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar
title_fullStr Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar
title_full_unstemmed Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar
title_sort Ensino fundamental : papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar
author Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
author_facet Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Alves, Paola Biasoli
author_role author
author2 Alves, Paola Biasoli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Alves, Paola Biasoli
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de ensino - aprendizagem
Motivação
Professores e alunos
Professores - formação
topic Processo de ensino - aprendizagem
Motivação
Professores e alunos
Professores - formação
description Este trabalho apresenta dados de professores do Ensino Fundamental, analisando o entendimento do papel do professor no processo de estimulação e manutenção do interesse dos alunos pela escola. O referencial teórico adotado compreende o desenvolvimento humano pela interação social mediada, utilizando como instrumento um roteiro de entrevista semi-estruturado aplicado a cinco professoras, abordando temas da formação, concepções sobre "bons e maus alunos" e definições sobre estimulação e motivação. Os resultados, analisados em uma perspectiva qualitativa-descritiva, mostram concepções de bom aluno, valorizando aspectos da cultura escolar e a participação ativa dos alunos. Há a satisfação pela profissão, contudo, queixas da má remuneração e desvalorização no magistério. Não há descrição objetiva para os conceitos de motivação e estimulação. Percebe-se a necessidade de instrumentalizar estes docentes para atuarem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem, buscando coerência nas concepções dos professores e dos alunos, evitando desinteresses, processos de fracasso e evasão escolar.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2017-12-07T04:42:34Z
2017-12-07T04:42:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; ALVES, Paola Biasoli. Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 15, n. 31, p. 227-238, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26464
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010
identifier_str_mv OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; ALVES, Paola Biasoli. Ensino fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 15, n. 31, p. 227-238, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/26464
https://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508407447617536