A Escola de Frankfurt e os fundamentos da teoria crítica alemã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Paulo Vitorino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6402
Resumo: Perceber a originalidade e as ideias fundamentais da Escola de Frankfurt é essencial na tarefa a que nos propomos. Importa interrogar o sentido filosófico, sociológico e político desta realidade intitulada de Escola de Frankfurt. Não esquecendo que a Escola não se esgota nestas categorias, importa salientar a originalidade do projeto de Frankfurt, ao elaborar uma teoria crítica da sociedade que deu origem a um vasto programa de trabalho interdisciplinar, marcando profundamente o curso das ciências sociais não só na vertente marxista, que foi a sua raiz originária, mas também no panorama geral da teoria social e política contemporânea. O nosso objetivo maior passa por revisitar e evidenciar as principais conceções e ideias que conduziram à implementação da teoria crítica alemã e à sua inscrição no programa da filosofia, das ciências sociais, da arte e da estética, e no geral, na corrente do pensamento. Pelo que iremos revisitar esta escola do pensamento social e político, que ainda hoje é capaz de nos inspirar, apoiando a nossa pesquisa em vários autores e autoras que continuam até aos nossos dias a desenvolver a teoria crítica. [da Introdução]
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