A Escola de Frankfurt e os fundamentos da teoria crítica alemã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/6402 |
Resumo: | Perceber a originalidade e as ideias fundamentais da Escola de Frankfurt é essencial na tarefa a que nos propomos. Importa interrogar o sentido filosófico, sociológico e político desta realidade intitulada de Escola de Frankfurt. Não esquecendo que a Escola não se esgota nestas categorias, importa salientar a originalidade do projeto de Frankfurt, ao elaborar uma teoria crítica da sociedade que deu origem a um vasto programa de trabalho interdisciplinar, marcando profundamente o curso das ciências sociais não só na vertente marxista, que foi a sua raiz originária, mas também no panorama geral da teoria social e política contemporânea. O nosso objetivo maior passa por revisitar e evidenciar as principais conceções e ideias que conduziram à implementação da teoria crítica alemã e à sua inscrição no programa da filosofia, das ciências sociais, da arte e da estética, e no geral, na corrente do pensamento. Pelo que iremos revisitar esta escola do pensamento social e político, que ainda hoje é capaz de nos inspirar, apoiando a nossa pesquisa em vários autores e autoras que continuam até aos nossos dias a desenvolver a teoria crítica. [da Introdução] |
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A Escola de Frankfurt e os fundamentos da teoria crítica alemãEscola de FrankfurtTeoria CríticaPerceber a originalidade e as ideias fundamentais da Escola de Frankfurt é essencial na tarefa a que nos propomos. Importa interrogar o sentido filosófico, sociológico e político desta realidade intitulada de Escola de Frankfurt. Não esquecendo que a Escola não se esgota nestas categorias, importa salientar a originalidade do projeto de Frankfurt, ao elaborar uma teoria crítica da sociedade que deu origem a um vasto programa de trabalho interdisciplinar, marcando profundamente o curso das ciências sociais não só na vertente marxista, que foi a sua raiz originária, mas também no panorama geral da teoria social e política contemporânea. O nosso objetivo maior passa por revisitar e evidenciar as principais conceções e ideias que conduziram à implementação da teoria crítica alemã e à sua inscrição no programa da filosofia, das ciências sociais, da arte e da estética, e no geral, na corrente do pensamento. Pelo que iremos revisitar esta escola do pensamento social e político, que ainda hoje é capaz de nos inspirar, apoiando a nossa pesquisa em vários autores e autoras que continuam até aos nossos dias a desenvolver a teoria crítica. [da Introdução]Universidade Católica PortuguesaRepositório da Universidade dos AçoresFontes, Paulo Vitorino2022-10-14T11:38:24Z2019-122022-10-03T12:20:03Z2019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6402porFontes, P. V. (2019). A Escola de Frankfurt e os fundamentos da teoria crítica alemã. "International Journal of Philosophy and Social Values”, 2(2), 113-126. DOI: 10.34632/philosophyandsocialvalues.2019.95102184-2787cv-prod-206895710.34632/philosophyandsocialvalues.2019.9510info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:52Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:31.455457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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