Entre duas barcas : notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pugliese, Vera
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30844
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.125972
Resumo: Este texto parte do contraste manifesto pela associação entre a Barge de Robert Rauschenberg e Le Radeau de la Méduse de Théodore Géricault, com vistas à discussão dos contextos de suas recepções, levando em conta a necessidade de marcar retornos críticos e deslocamentos conceptuais ao longo dos desenvolvimentos diacrônicos de suas fortunas críticas e diferentes sentidos de historicidade. Preocupado com questões teórico-metodológicas da história da arte, o texto discute modelos interpretativos basilares para esboçar a hipótese de uma homologia entre discursos das ordens plástica e teórica, sob a lógica da montagem, diferenciando os conceitos de quadro e mesa de trabalho. Este artigo é fruto de pesquisa financiada pelo CNPq.
id UNB_f3b37b8f260ce0703c9db27c4c904742
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30844
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Entre duas barcas : notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arteBetween two barges : comments about the regime of visuality and the discourses on the history of artGericault, Jean Louis Andre TheodoreRauschenberg, Robert, 1925-2008Didi-Huberman, GeorgesHistória da arteEste texto parte do contraste manifesto pela associação entre a Barge de Robert Rauschenberg e Le Radeau de la Méduse de Théodore Géricault, com vistas à discussão dos contextos de suas recepções, levando em conta a necessidade de marcar retornos críticos e deslocamentos conceptuais ao longo dos desenvolvimentos diacrônicos de suas fortunas críticas e diferentes sentidos de historicidade. Preocupado com questões teórico-metodológicas da história da arte, o texto discute modelos interpretativos basilares para esboçar a hipótese de uma homologia entre discursos das ordens plástica e teórica, sob a lógica da montagem, diferenciando os conceitos de quadro e mesa de trabalho. Este artigo é fruto de pesquisa financiada pelo CNPq.From the contrast between Robert Rauschenberg’s Barge and Théodore Géricault’s Le Radeau de la Méduse, this article discusses the context in which they were introduced, the development of their critical reception and their mixing with different historiographical meanings, taking into account the need for setting up critical returns and conceptual dislocations. By evoking authors that propose interpretative models approaching contemporary art, this article contributes to the hypothesis that argues for a homology between different forms of discourse, being the plastic and the theoretical ones under the logic of montage table. This article received a grant from CNPq.Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo2018-01-04T19:15:11Z2018-01-04T19:15:11Z2017-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPUGLIESE, Vera. Entre duas barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 15, n. 31, p. 25-53, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202017000300025&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.125972.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30844http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.125972ARS (São Paulo) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202017000300025&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 jan. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessPugliese, Veraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:07:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/30844Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:07:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre duas barcas : notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte
Between two barges : comments about the regime of visuality and the discourses on the history of art
title Entre duas barcas : notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte
spellingShingle Entre duas barcas : notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte
Pugliese, Vera
Gericault, Jean Louis Andre Theodore
Rauschenberg, Robert, 1925-2008
Didi-Huberman, Georges
História da arte
title_short Entre duas barcas : notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte
title_full Entre duas barcas : notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte
title_fullStr Entre duas barcas : notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte
title_full_unstemmed Entre duas barcas : notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte
title_sort Entre duas barcas : notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte
author Pugliese, Vera
author_facet Pugliese, Vera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pugliese, Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Gericault, Jean Louis Andre Theodore
Rauschenberg, Robert, 1925-2008
Didi-Huberman, Georges
História da arte
topic Gericault, Jean Louis Andre Theodore
Rauschenberg, Robert, 1925-2008
Didi-Huberman, Georges
História da arte
description Este texto parte do contraste manifesto pela associação entre a Barge de Robert Rauschenberg e Le Radeau de la Méduse de Théodore Géricault, com vistas à discussão dos contextos de suas recepções, levando em conta a necessidade de marcar retornos críticos e deslocamentos conceptuais ao longo dos desenvolvimentos diacrônicos de suas fortunas críticas e diferentes sentidos de historicidade. Preocupado com questões teórico-metodológicas da história da arte, o texto discute modelos interpretativos basilares para esboçar a hipótese de uma homologia entre discursos das ordens plástica e teórica, sob a lógica da montagem, diferenciando os conceitos de quadro e mesa de trabalho. Este artigo é fruto de pesquisa financiada pelo CNPq.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2018-01-04T19:15:11Z
2018-01-04T19:15:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PUGLIESE, Vera. Entre duas barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 15, n. 31, p. 25-53, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202017000300025&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.125972.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30844
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.125972
identifier_str_mv PUGLIESE, Vera. Entre duas barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 15, n. 31, p. 25-53, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202017000300025&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.125972.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30844
http://dx.doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.125972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508201058500608