Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ARS (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972 |
Resumo: | Este texto parte do contraste manifesto pela associação entre a Barge de Robert Rauschenberg e Le Radeau de la Méduse de Théodore Géricault, com vistas à discussão dos contextos de suas recepções, levando em conta a necessidade de marcar retornos críticos e deslocamentos conceptuais ao longo dos desenvolvimentos diacrônicos de suas fortunas críticas e diferentes sentidos de historicidade. Preocupado com questões teórico-metodológicas da história da arte, o texto discute modelos interpretativos basilares para esboçar a hipótese de uma homologia entre discursos das ordens plástica e teórica, sob a lógica da montagem, diferenciando os conceitos de quadro e mesa de trabalho. Este artigo é fruto de pesquisa financiada pelo CNPq. |
id |
USP-45_e38c23946447c5a045fd5c5066629559 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/125972 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte.Between two Barges: comments about the regime of visuality and the discourses on the history of art.Robert RauschenbergThéodore Géricaultflatbedmesa de montagemGeorges Didi-HubermanEste texto parte do contraste manifesto pela associação entre a Barge de Robert Rauschenberg e Le Radeau de la Méduse de Théodore Géricault, com vistas à discussão dos contextos de suas recepções, levando em conta a necessidade de marcar retornos críticos e deslocamentos conceptuais ao longo dos desenvolvimentos diacrônicos de suas fortunas críticas e diferentes sentidos de historicidade. Preocupado com questões teórico-metodológicas da história da arte, o texto discute modelos interpretativos basilares para esboçar a hipótese de uma homologia entre discursos das ordens plástica e teórica, sob a lógica da montagem, diferenciando os conceitos de quadro e mesa de trabalho. Este artigo é fruto de pesquisa financiada pelo CNPq.From the contrast between Robert Rauschenberg’s Barge and Théodore Géricault’s Le Radeau de la Méduse, this article discusses the context in which they were introduced, the development of their critical reception and their mixing with different historiographical meanings, taking into account the need for setting up critical returns and conceptual dislocations. By evoking authors that propose interpretative models approaching contemporary art, this article contributes to the hypothesis that argues for a homology between different forms of discourse, being the plastic and the theoretical ones under the logic of montage table. This article received a grant from CNPq.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/12597210.11606/issn.2178-0447.ars.2017.125972ARS (São Paulo); v. 15 n. 31 (2017); 25-54ARS; Vol. 15 Núm. 31 (2017); 25-54ARS; Vol. 15 No. 31 (2017); 25-542178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972/136723https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972/139257Copyright (c) 2017 Vera Puglieseinfo:eu-repo/semantics/openAccessPugliese, Vera2018-04-05T16:23:20Zoai:revistas.usp.br:article/125972Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2018-04-05T16:23:20ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte. Between two Barges: comments about the regime of visuality and the discourses on the history of art. |
title |
Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte. |
spellingShingle |
Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte. Pugliese, Vera Robert Rauschenberg Théodore Géricault flatbed mesa de montagem Georges Didi-Huberman |
title_short |
Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte. |
title_full |
Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte. |
title_fullStr |
Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte. |
title_full_unstemmed |
Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte. |
title_sort |
Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte. |
author |
Pugliese, Vera |
author_facet |
Pugliese, Vera |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pugliese, Vera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robert Rauschenberg Théodore Géricault flatbed mesa de montagem Georges Didi-Huberman |
topic |
Robert Rauschenberg Théodore Géricault flatbed mesa de montagem Georges Didi-Huberman |
description |
Este texto parte do contraste manifesto pela associação entre a Barge de Robert Rauschenberg e Le Radeau de la Méduse de Théodore Géricault, com vistas à discussão dos contextos de suas recepções, levando em conta a necessidade de marcar retornos críticos e deslocamentos conceptuais ao longo dos desenvolvimentos diacrônicos de suas fortunas críticas e diferentes sentidos de historicidade. Preocupado com questões teórico-metodológicas da história da arte, o texto discute modelos interpretativos basilares para esboçar a hipótese de uma homologia entre discursos das ordens plástica e teórica, sob a lógica da montagem, diferenciando os conceitos de quadro e mesa de trabalho. Este artigo é fruto de pesquisa financiada pelo CNPq. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972 10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.125972 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.125972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972/136723 https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972/139257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Vera Pugliese info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Vera Pugliese |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 15 n. 31 (2017); 25-54 ARS; Vol. 15 Núm. 31 (2017); 25-54 ARS; Vol. 15 No. 31 (2017); 25-54 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688292630593536 |