O fazer cênico no centro de ensino especial : possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Pedro Henrique Ferreira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40224
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
id UNB_f4a723b0e02495836c7901ef5eb78356
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40224
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O fazer cênico no centro de ensino especial : possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatraisTeatro escolarEducação especialProcesso criativoTeatro - estudo e ensinoPessoas com deficiência intelectualDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.A presente pesquisa é uma análise de três anos de experimentações com a linguagem cênica, junto com alunos deficientes intelectuais das Oficinas Pedagógicas do Centro de Ensino Especial 01 do Gama. Buscou-se identificar o impacto do ensino de teatro na educação especial, com experimentação de jogos dramáticos, jogos teatrais, contações de histórias e a criação de montagens cênicas com alunos matriculados na Unidade de Ensino (UE), utilizando autores como Peter Slade, Augusto Boal e Viola Spolin para a execução de tais ações. A importância da criação de narrativas, dos exercícios de memória e imaginação no fazer cênico foram exploradas. Entrevistas realizadas com os professores e demais envolvidos no processo pedagógico apontam possibilidades às questões centrais da pesquisa, como autonomia, cooperação e colaboração no processo de criação cênica.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).The presented research is an analysis of three years of experiments using the scenic language, along with intellectually disabled students from the Pedagogical Workshops of the Special Education Center 01 from Gama. It was aimed to identify the impact of theater education on special education, with drama game experimentations, theatrical games, storytelling and the creation of scenic montages with students enrolled in the Teaching Unit (Unidade de Ensino - UE), using authors such as Peter Slade, Augusto Boal and Viola Spolin for the execution of the respective actions. The importance of creation narratives, memory and imagination exercises in the act have been explored. Interviews conducted with teachers and others in charge in the pedagogical process indicate possibilities to the central research questions, such as autonomy, cooperation and collaboration in the scenic creation process.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalRibeiro, José Mauro BarbosaSilva, Pedro Henrique Ferreira da2021-03-12T14:04:41Z2021-03-12T14:04:41Z2021-03-122020-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Pedro Henrique Ferreira da. O fazer cênico no centro de ensino especial: possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais. 2020. 86 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40224info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:21:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/40224Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:21:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O fazer cênico no centro de ensino especial : possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais
title O fazer cênico no centro de ensino especial : possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais
spellingShingle O fazer cênico no centro de ensino especial : possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais
Silva, Pedro Henrique Ferreira da
Teatro escolar
Educação especial
Processo criativo
Teatro - estudo e ensino
Pessoas com deficiência intelectual
title_short O fazer cênico no centro de ensino especial : possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais
title_full O fazer cênico no centro de ensino especial : possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais
title_fullStr O fazer cênico no centro de ensino especial : possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais
title_full_unstemmed O fazer cênico no centro de ensino especial : possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais
title_sort O fazer cênico no centro de ensino especial : possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais
author Silva, Pedro Henrique Ferreira da
author_facet Silva, Pedro Henrique Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, José Mauro Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Pedro Henrique Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro escolar
Educação especial
Processo criativo
Teatro - estudo e ensino
Pessoas com deficiência intelectual
topic Teatro escolar
Educação especial
Processo criativo
Teatro - estudo e ensino
Pessoas com deficiência intelectual
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-02
2021-03-12T14:04:41Z
2021-03-12T14:04:41Z
2021-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Pedro Henrique Ferreira da. O fazer cênico no centro de ensino especial: possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais. 2020. 86 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40224
identifier_str_mv SILVA, Pedro Henrique Ferreira da. O fazer cênico no centro de ensino especial: possibilidades de criação com os jogos dramáticos e com os jogos teatrais. 2020. 86 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580782771601408