Inclusão digital de professores : um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Diego Viana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22631
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.22631
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
id UNB_f570f83e1d1d0c973ad6c404ceb34803
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/22631
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inclusão digital de professores : um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de BrasíliaInclusão digitalComunicação e expressãoProfessores - formaçãoPedagogiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.Esta pesquisa teve como objetivo analisar se o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Brasília promove a inclusão digital de seus alunos, proporcionando uma atividade docente mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão e para uma sociedade cada vez mais digital. A investigação procurou estudar a função social de um curso de Pedagogia, o papel do professor face à Sociedade Digital, a formação de professores e sua importante missão na promoção da inclusão digital de seus alunos, além do próprio conceito de inclusão digital nesse contexto. Nessa perspectiva, a abordagem adotada foi a qualitativa, em um estudo de caso, no qual os instrumentos de geração de dados - a entrevista semiestruturada e o questionário - foram utilizados para subsidiar a análise crítica do produto gerado pelo curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Brasília, os acadêmicos finalizando o curso, os futuros professores. A pesquisa revela que as poucas oportunidades curriculares, a infraestrutura regular e a baixa propagação dos conceitos e conhecimentos pelos professores do curso em relação à temática estudada tornam muito difícil a aquisição, pelo aluno, de habilidades e conhecimentos necessários para sua inclusão digital e formação para possibilitar uma atividade docente mediada pelas TDICE visando à promoção da aprendizagem de seus futuros alunos.The aim of this research is to analyze if the Undergraduate Course in Licensing of Pedagogy of Brasilia University has been efficient at the promotion of digital inclusion for their students, providing them teaching activities guided by Digital Information Technology, Communication and Expression, and for an increasingly digital society. This investigation intended to study the social function of this Pedagogy Course; the teacher’s role face the Digital Society; the formation of teachers, and their important mission to promote the digital inclusion of students, beyond the own concept of digital inclusion in this context. On this perspective, the qualitative approach was adopted in a case study, where the instruments of data collecting –the semi-structured interview and questionnaire- were used to subsidize the critical analysis of results by academics in a final stage of course, the future teachers. This research reveals that the little curricular opportunities, the regular infrastructure, the low propagation of concepts and knowledge by teachers of the course, in relation to the studied theme, turn up very difficult the acquisition by students. They don’t have access to enough skills and knowledge required for theirdigital inclusion and formation to enable a teaching activity guided by TDICE, aiming the promotion of learning by future students.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSantos, Gilberto LacerdaPorto, Diego Viana2017-02-16T19:53:46Z2017-02-16T19:53:46Z2017-02-162016-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPORTO, Diego Viana. Inclusão digital de professores: um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. 2016. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22631http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.22631A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T21:22:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/22631Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T21:22:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão digital de professores : um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
title Inclusão digital de professores : um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
spellingShingle Inclusão digital de professores : um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
Porto, Diego Viana
Inclusão digital
Comunicação e expressão
Professores - formação
Pedagogia
title_short Inclusão digital de professores : um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
title_full Inclusão digital de professores : um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
title_fullStr Inclusão digital de professores : um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Inclusão digital de professores : um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
title_sort Inclusão digital de professores : um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
author Porto, Diego Viana
author_facet Porto, Diego Viana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Gilberto Lacerda
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Diego Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Comunicação e expressão
Professores - formação
Pedagogia
topic Inclusão digital
Comunicação e expressão
Professores - formação
Pedagogia
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-14
2017-02-16T19:53:46Z
2017-02-16T19:53:46Z
2017-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTO, Diego Viana. Inclusão digital de professores: um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. 2016. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/22631
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.22631
identifier_str_mv PORTO, Diego Viana. Inclusão digital de professores: um olhar sobre a formação dos alunos do curso de licenciatura em pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. 2016. 165 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/22631
http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.22631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580690087968768