Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/34474 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. |
id |
UNB_f5cbfe52bbe0df475215113c3a44dacd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/34474 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconaisEscolas ParqueArte e educaçãoCorporeidadeEducação patrimonialEducação ambientalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.Anísio Teixeira idealizou o sistema de Ensino de Brasília, neste contexto o projeto de “Escolas Parques” foi fundamental. Acreditava-se que para haver a reforma necessária na sociedade brasileira a educação deveria proporcionar aos estudantes o seu desenvolvimento integral. Para tal, muito além do aumento da permanência dos alunos na escola este espaço seria o principal mediador de oportunidades diversas. Em outubro de 2014, foi inaugurada a Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz), em comunhão com o projeto “Cidade Escola Candanga” que entende a escola dentro de um contexto. Por este motivo, as bases pedagógicas da EPNBraz são Arte (em suas diversas áreas), Educação Física, Educação Ambiental e Patrimonial por meio de uma relação educacional dialógica e horizontalizada. Esta pesquisa propõe analisar como as experiências pedagógicas em artes e corporeidade provocam mudanças na relação dos alunos com o meio em que vive no seu processo de formação cidadã. O objetivo é identificar os limites e potencialidades de uma proposta pedagógica em corporeidade com base na Educação Ambiental e Patrimonial. Todo o corpo docente e gestor construiu de forma transdisciplinar com os estudantes as atividades em Educação Ambiental, em um processo dialógico que procura encontrar maneiras de transformar uma sociedade do consumo em uma sociedade do cuidado.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Anísio Teixeira idealized the education system of Brasilia. In this context, the "Escolas Parque" project was fundamental. It was believed that in order to have the necessary reform in Brazilian society, education should provide students with their integral development. To this end, much more than the increase in the time students spent in school, this place would be the main mediator of diverse opportunities. In October 2014, the Escola Parque da Natureza de Brazlândia (EPNBraz) was inaugurated, in communion with the "Cidade Escola Candanga" project that understands the school within a context. For this reason, the pedagogical bases of EPNBraz are Art (in its several areas), Physical Education, Environmental and Patrimonial Education, through a dialogical educational and horizontal relationship. This research proposes to analyze how the pedagogical experiences in arts and corporeity provoke changes in the relation of students with the environment in which they live, in their process of citizenship formation. The objective is to identify the limits and potentialities of a pedagogical proposal in corporeity based on Environmental and Patrimonial Education. The entire faculty and manager has constructed in a transdisciplinary way with students the activities in Environmental Education, in a dialogical process that seeks to find ways to transform a consumer society into a society of care.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalVillas Bôas, Rafael LitvinRosa, Simone Menezes2019-04-26T23:09:41Z2019-04-26T23:09:41Z2019-04-262018-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Simone Menezes. Escola Parque da Natureza de Brazlândia: utopias educaconais. 2018. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34474info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:21:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/34474Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:21:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais |
title |
Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais |
spellingShingle |
Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais Rosa, Simone Menezes Escolas Parque Arte e educação Corporeidade Educação patrimonial Educação ambiental |
title_short |
Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais |
title_full |
Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais |
title_fullStr |
Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais |
title_full_unstemmed |
Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais |
title_sort |
Escola Parque da Natureza de Brazlândia : utopias educaconais |
author |
Rosa, Simone Menezes |
author_facet |
Rosa, Simone Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Villas Bôas, Rafael Litvin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Simone Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas Parque Arte e educação Corporeidade Educação patrimonial Educação ambiental |
topic |
Escolas Parque Arte e educação Corporeidade Educação patrimonial Educação ambiental |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-11 2019-04-26T23:09:41Z 2019-04-26T23:09:41Z 2019-04-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSA, Simone Menezes. Escola Parque da Natureza de Brazlândia: utopias educaconais. 2018. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/34474 |
identifier_str_mv |
ROSA, Simone Menezes. Escola Parque da Natureza de Brazlândia: utopias educaconais. 2018. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580715569414144 |