Avaliação da prática docente no ensino superior : fundamentação e aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luiz Francisco Bastos Peres dos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6490
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
id UNB_f87f84e0da8f7bf0440c872c83f48a06
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6490
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Avaliação da prática docente no ensino superior : fundamentação e aplicaçãoAvaliação educacionalEnsino superiorProfessores - avaliação por estudantesTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.Várias décadas de pesquisa sobre a efetividade do ensino mostram que a avaliação do professor pelo aluno, bem planejada, construída e administrada, pode contribuir de forma significativa para a melhoria da qualidade do ensino. Essa modalidade de avaliação é uma das mais efetivas para se alcançar um aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Nesta tese foi desenvolvido um modelo multifatorial, representativo da avaliação pelo aluno, da prática docente do professor de ensino superior. Um instrumento foi desenvolvido para validar empiricamente o modelo. Após três estudos pilotos, o instrumento foi aplicado em uma Instituição de Educação Superior do Distrito Federal, envolvendo alunos de 654 turmas e 227 professores. A análise exploratória do banco de dados, levando-se em conta os casos de múltipla marcação de respostas, valores ausentes e valores extremos, resultou numa base de trabalho com 14.951 observações. Análises fatorial exploratória e confirmatória revelaram a existência de dois fatores: prática de ensino (9 itens, α = 0,96) e relacionamento professor-aluno (7 itens, α = 0,96). Com base nos resultados obtidos, são oferecidos subsídios para que os professores de ensino superior possam refletir sobre a melhoria da qualidade de sua prática docente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTVarious decades of research on the effectiveness of teaching indicate that evaluation of teachers by their students, provided that this occurs in a well planned, constructed and administered way, can contribute significantly to the improvement of the quality of teaching practices. This kind of evaluation is one of the most effective ways to achieve an increase in the quality of learning and teaching process. The main purpose of the present study is the development and validation of a multifactorial model indicating which main factors affect the instructional quality of teachers at institutions of higher education. To validate this model an instrument was developed. After three pilot studies, the instrument was administered to students of 654 classrooms and 227 teachers in a private Brazilian institution of higher education. An exploratory analysis of multiple answers, missing values and outliers, resulted in a database with 14,951 observations. The exploratory and confirmatory factorial analysis showed two factors: teaching practice (9 itens, α = 0.96) and teacher-student relation (7 items, α = 0.96). Finally, based on the obtained results, suggestions are offered to improve the quality of teaching practices of teachers at institutions of higher education.Laros, Jacob ArieSantos, Luiz Francisco Bastos Peres dos2011-01-18T15:46:04Z2011-01-18T15:46:04Z2007-052007-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Luiz Francisco Bastos Peres dos. Avaliação da prática docente no ensino superior: fundamentação e aplicação. 2007. 115 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6490info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T23:30:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/6490Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T23:30:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da prática docente no ensino superior : fundamentação e aplicação
title Avaliação da prática docente no ensino superior : fundamentação e aplicação
spellingShingle Avaliação da prática docente no ensino superior : fundamentação e aplicação
Santos, Luiz Francisco Bastos Peres dos
Avaliação educacional
Ensino superior
Professores - avaliação por estudantes
title_short Avaliação da prática docente no ensino superior : fundamentação e aplicação
title_full Avaliação da prática docente no ensino superior : fundamentação e aplicação
title_fullStr Avaliação da prática docente no ensino superior : fundamentação e aplicação
title_full_unstemmed Avaliação da prática docente no ensino superior : fundamentação e aplicação
title_sort Avaliação da prática docente no ensino superior : fundamentação e aplicação
author Santos, Luiz Francisco Bastos Peres dos
author_facet Santos, Luiz Francisco Bastos Peres dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laros, Jacob Arie
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luiz Francisco Bastos Peres dos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Ensino superior
Professores - avaliação por estudantes
topic Avaliação educacional
Ensino superior
Professores - avaliação por estudantes
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05
2007-05
2011-01-18T15:46:04Z
2011-01-18T15:46:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Luiz Francisco Bastos Peres dos. Avaliação da prática docente no ensino superior: fundamentação e aplicação. 2007. 115 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6490
identifier_str_mv SANTOS, Luiz Francisco Bastos Peres dos. Avaliação da prática docente no ensino superior: fundamentação e aplicação. 2007. 115 f. Tese (Doutorado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508374892478464