Eficácia escolar : regressão multinível com dados de avaliação em larga escala
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23194 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é elaborar um modelo explicativo do desempenho acadêmico de alunos da 8ª série. A análise realizada considerou a estrutura hierárquica dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os resultados apontaram que 79% da variância entre as escolas no desempenho na prova de Língua Portuguesa pode ser atribuída às variáveis relacionadas à composição socioeconômica das escolas e ao status socioeconômico dos estudantes. As variáveis com efeitos positivos no desempenho dos alunos são: (a) a manutenção dos recursos tecno-pedagógicos; (b) freqüência com que os professores passam e corrigem a lição de casa; (c) grau com que os professores estão comprometidos com a aprendizagem dos seus alunos; (d) o quanto que a idade dos alunos está próxima à ideal para a série; (e) freqüência com que o estudante faz seu dever de casa e (f) se o estudante pode se dedicar integralmente aos estudos. |
id |
UNB_f9d3f1266ae84f53124f2048557023d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/23194 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Eficácia escolar : regressão multinível com dados de avaliação em larga escalaSchool effectiveness : multilevel regression of large scale assessment dataAvaliação educacionalDesempenhoEstudantesO objetivo deste artigo é elaborar um modelo explicativo do desempenho acadêmico de alunos da 8ª série. A análise realizada considerou a estrutura hierárquica dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os resultados apontaram que 79% da variância entre as escolas no desempenho na prova de Língua Portuguesa pode ser atribuída às variáveis relacionadas à composição socioeconômica das escolas e ao status socioeconômico dos estudantes. As variáveis com efeitos positivos no desempenho dos alunos são: (a) a manutenção dos recursos tecno-pedagógicos; (b) freqüência com que os professores passam e corrigem a lição de casa; (c) grau com que os professores estão comprometidos com a aprendizagem dos seus alunos; (d) o quanto que a idade dos alunos está próxima à ideal para a série; (e) freqüência com que o estudante faz seu dever de casa e (f) se o estudante pode se dedicar integralmente aos estudos.The objective of this study is the development of a model explaining academic performance of 8th grade elementary school students. The hierarchical structure of the data collected by the Primary Education Evaluation System of Brazil was taken into account in the analysis. The results showed that 79% of the variability between schools can be attributed to variables related to the socio-economic composition of the schools and socioeconomic status of the students. Variables with a positive effect on students’ performance were: (a) the maintenance of the technical equipment; (b) the extent to which teachers give and correct homework; (c) the degree to which teachers are committed to provide good education to their students; (d) the extent to which the student´s age is approaching the ideal age for his or her class; (e) the degree to which a student makes her or his homework, and (f) whether the student can dedicate all his time to school.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica2017-04-05T15:15:44Z2017-04-05T15:15:44Z2004-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfJESUS, Girlene Ribeiro de; LAROS, Jacob Arie. Eficácia escolar: regressão multinível com dados de avaliação em larga escala. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 3, n.2, p. 93-106, Nov. 2004. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712004000200004>. Acesso em: 04 abr. 2017.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23194Avaliação Psicológica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712004000200004. Acesso em: 04 abr. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Girlene Ribeiro deLaros, Jacob Arieporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-28T21:15:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/23194Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-28T21:15:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eficácia escolar : regressão multinível com dados de avaliação em larga escala School effectiveness : multilevel regression of large scale assessment data |
title |
Eficácia escolar : regressão multinível com dados de avaliação em larga escala |
spellingShingle |
Eficácia escolar : regressão multinível com dados de avaliação em larga escala Jesus, Girlene Ribeiro de Avaliação educacional Desempenho Estudantes |
title_short |
Eficácia escolar : regressão multinível com dados de avaliação em larga escala |
title_full |
Eficácia escolar : regressão multinível com dados de avaliação em larga escala |
title_fullStr |
Eficácia escolar : regressão multinível com dados de avaliação em larga escala |
title_full_unstemmed |
Eficácia escolar : regressão multinível com dados de avaliação em larga escala |
title_sort |
Eficácia escolar : regressão multinível com dados de avaliação em larga escala |
author |
Jesus, Girlene Ribeiro de |
author_facet |
Jesus, Girlene Ribeiro de Laros, Jacob Arie |
author_role |
author |
author2 |
Laros, Jacob Arie |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Girlene Ribeiro de Laros, Jacob Arie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Desempenho Estudantes |
topic |
Avaliação educacional Desempenho Estudantes |
description |
O objetivo deste artigo é elaborar um modelo explicativo do desempenho acadêmico de alunos da 8ª série. A análise realizada considerou a estrutura hierárquica dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os resultados apontaram que 79% da variância entre as escolas no desempenho na prova de Língua Portuguesa pode ser atribuída às variáveis relacionadas à composição socioeconômica das escolas e ao status socioeconômico dos estudantes. As variáveis com efeitos positivos no desempenho dos alunos são: (a) a manutenção dos recursos tecno-pedagógicos; (b) freqüência com que os professores passam e corrigem a lição de casa; (c) grau com que os professores estão comprometidos com a aprendizagem dos seus alunos; (d) o quanto que a idade dos alunos está próxima à ideal para a série; (e) freqüência com que o estudante faz seu dever de casa e (f) se o estudante pode se dedicar integralmente aos estudos. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-11 2017-04-05T15:15:44Z 2017-04-05T15:15:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
JESUS, Girlene Ribeiro de; LAROS, Jacob Arie. Eficácia escolar: regressão multinível com dados de avaliação em larga escala. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 3, n.2, p. 93-106, Nov. 2004. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712004000200004>. Acesso em: 04 abr. 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/23194 |
identifier_str_mv |
JESUS, Girlene Ribeiro de; LAROS, Jacob Arie. Eficácia escolar: regressão multinível com dados de avaliação em larga escala. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 3, n.2, p. 93-106, Nov. 2004. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712004000200004>. Acesso em: 04 abr. 2017. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508279564337152 |