Navegantes que procuram por novos mundos : oficinas de escrita criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Tayse Castelo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Furriel, Weruska Karrize Soares Coutinho, Ribeiro, Ormezinda Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46752
https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31162
https://orcid.org/0000-0002-6689-9229
https://orcid.org/0000-0002-9470-5970
https://orcid.org/0000-0002-5911-3005
Resumo: As dificuldades relatadas por estudantes do Ensino Médio ao produzirem textos escritos têm sido frequentes, principalmente no contexto atual, pós-pandemia. Assim, considerando o percurso das pesquisadoras acerca do componente curricular de Língua Portuguesa, apresentamos um relato de experiência sobre oficinas de escrita criativa desenvolvidas com o objetivo de despertar o potencial de escrita autoral de alunos do Ensino Médio de uma escola pública em Águas Lindas - GO. A fim de gerar dados que demonstram a percepção dos alunos participantes em relação às aulas de Produção Textual, foi aplicado um questionário via Google Forms. O perfil desta investigação parte da concepção de linguagem como produto sócio-histórico, que se apoia em três conceitos basilares da teoria Bakhtiniana: enunciação, gêneros do discurso e dialogismo, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que delimita a necessidade de valorizar práticas pedagógicas literárias com o propósito de despertar o senso estético, o encantamento imaginativo e criativo dos estudantes, possibilitando-lhes novas experiências, conforme mostram os resultados parciais. De forma poética, relacionamos o projeto a trechos extraídos do capítulo do livro A Alegria de Ensinar (1994), do célebre educador Rubem Alves
id UNB_fb845008d464c7a23e3033104db38a86
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46752
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Navegantes que procuram por novos mundos : oficinas de escrita criativaNavigators looking for new worlds: creative writing workshopsEscritaDialogismoEnsino médioAs dificuldades relatadas por estudantes do Ensino Médio ao produzirem textos escritos têm sido frequentes, principalmente no contexto atual, pós-pandemia. Assim, considerando o percurso das pesquisadoras acerca do componente curricular de Língua Portuguesa, apresentamos um relato de experiência sobre oficinas de escrita criativa desenvolvidas com o objetivo de despertar o potencial de escrita autoral de alunos do Ensino Médio de uma escola pública em Águas Lindas - GO. A fim de gerar dados que demonstram a percepção dos alunos participantes em relação às aulas de Produção Textual, foi aplicado um questionário via Google Forms. O perfil desta investigação parte da concepção de linguagem como produto sócio-histórico, que se apoia em três conceitos basilares da teoria Bakhtiniana: enunciação, gêneros do discurso e dialogismo, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que delimita a necessidade de valorizar práticas pedagógicas literárias com o propósito de despertar o senso estético, o encantamento imaginativo e criativo dos estudantes, possibilitando-lhes novas experiências, conforme mostram os resultados parciais. De forma poética, relacionamos o projeto a trechos extraídos do capítulo do livro A Alegria de Ensinar (1994), do célebre educador Rubem AlvesDecanato de Pós-Graduação da Universidade de Brasília – DPG – UnB, (Edital DPG nº 0010/2023).The difficulties reported by high school students when producing written texts have been frequent, especially in the current, post-pandemic context. Thus, considering the course of the researchers about the curricular component of Portuguese Language, we present an experience report about Creative Writing workshops developed with the objective of awakening the potential of authorial writing of high school students of a public school in Águas Lindas- GO. In order to generate data that demonstrate the perception of the participating students in relation to the Textual Production classes, a questionnaire was applied via Google Forms. The profile of this research is based on the conception of language as a socio-historical product, which is supported by three basic concepts of Bakhtinian theory: enunciation, genres of discourse and dialogism, in line with the BNCC that delimits the need to value literary pedagogical practices with the purpose of awakening the aesthetic sense, the imaginative and creative enchantment of students, enabling them new experiences, as shown in the partial results.Faculdade de Educação (FE)Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGrupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do ParanáUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaRibeiro, Tayse CasteloFurriel, Weruska Karrize Soares CoutinhoRibeiro, Ormezinda Maria2023-10-27T12:11:46Z2023-10-27T12:11:46Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRIBEIRO, Tayse Castelo; FURRIEL, Weruska Karrize Soares Coutinho; RIBEIRO, Ormezinda Maria. Navegantes que procuram por novos mundos: oficinas de escrita criativa. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 2, p. e31162, 2023. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31162. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31162. Acesso em: 27 out. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46752https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31162https://orcid.org/0000-0002-6689-9229https://orcid.org/0000-0002-9470-5970https://orcid.org/0000-0002-5911-3005porDireitos autorais distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC BY-NC-SA - 4.0).info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-01T11:42:51Zoai:repositorio.unb.br:10482/46752Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-01T11:42:51Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Navegantes que procuram por novos mundos : oficinas de escrita criativa
Navigators looking for new worlds: creative writing workshops
title Navegantes que procuram por novos mundos : oficinas de escrita criativa
spellingShingle Navegantes que procuram por novos mundos : oficinas de escrita criativa
Ribeiro, Tayse Castelo
Escrita
Dialogismo
Ensino médio
title_short Navegantes que procuram por novos mundos : oficinas de escrita criativa
title_full Navegantes que procuram por novos mundos : oficinas de escrita criativa
title_fullStr Navegantes que procuram por novos mundos : oficinas de escrita criativa
title_full_unstemmed Navegantes que procuram por novos mundos : oficinas de escrita criativa
title_sort Navegantes que procuram por novos mundos : oficinas de escrita criativa
author Ribeiro, Tayse Castelo
author_facet Ribeiro, Tayse Castelo
Furriel, Weruska Karrize Soares Coutinho
Ribeiro, Ormezinda Maria
author_role author
author2 Furriel, Weruska Karrize Soares Coutinho
Ribeiro, Ormezinda Maria
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Tayse Castelo
Furriel, Weruska Karrize Soares Coutinho
Ribeiro, Ormezinda Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Dialogismo
Ensino médio
topic Escrita
Dialogismo
Ensino médio
description As dificuldades relatadas por estudantes do Ensino Médio ao produzirem textos escritos têm sido frequentes, principalmente no contexto atual, pós-pandemia. Assim, considerando o percurso das pesquisadoras acerca do componente curricular de Língua Portuguesa, apresentamos um relato de experiência sobre oficinas de escrita criativa desenvolvidas com o objetivo de despertar o potencial de escrita autoral de alunos do Ensino Médio de uma escola pública em Águas Lindas - GO. A fim de gerar dados que demonstram a percepção dos alunos participantes em relação às aulas de Produção Textual, foi aplicado um questionário via Google Forms. O perfil desta investigação parte da concepção de linguagem como produto sócio-histórico, que se apoia em três conceitos basilares da teoria Bakhtiniana: enunciação, gêneros do discurso e dialogismo, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que delimita a necessidade de valorizar práticas pedagógicas literárias com o propósito de despertar o senso estético, o encantamento imaginativo e criativo dos estudantes, possibilitando-lhes novas experiências, conforme mostram os resultados parciais. De forma poética, relacionamos o projeto a trechos extraídos do capítulo do livro A Alegria de Ensinar (1994), do célebre educador Rubem Alves
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-27T12:11:46Z
2023-10-27T12:11:46Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Tayse Castelo; FURRIEL, Weruska Karrize Soares Coutinho; RIBEIRO, Ormezinda Maria. Navegantes que procuram por novos mundos: oficinas de escrita criativa. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 2, p. e31162, 2023. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31162. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31162. Acesso em: 27 out. 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46752
https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31162
https://orcid.org/0000-0002-6689-9229
https://orcid.org/0000-0002-9470-5970
https://orcid.org/0000-0002-5911-3005
identifier_str_mv RIBEIRO, Tayse Castelo; FURRIEL, Weruska Karrize Soares Coutinho; RIBEIRO, Ormezinda Maria. Navegantes que procuram por novos mundos: oficinas de escrita criativa. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 2, p. e31162, 2023. DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31162. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/31162. Acesso em: 27 out. 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46752
https://doi.org/10.48075/rt.v17i2.31162
https://orcid.org/0000-0002-6689-9229
https://orcid.org/0000-0002-9470-5970
https://orcid.org/0000-0002-5911-3005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC BY-NC-SA - 4.0).
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC BY-NC-SA - 4.0).
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade da Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508234995662848