A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (Ensino Médio): olhares nos MultiLetramentos e na práxis docente à luz da Educação Linguística Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Michelle Campêlo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45803
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.
id UNB_fc1fc35e8d98f8c368f1e103748194f7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45803
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (Ensino Médio): olhares nos MultiLetramentos e na práxis docente à luz da Educação Linguística CríticaA Base Nacional Comum Curricular de Língua PortuguesaLinguística aplicada críticaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.Esta pesquisa objetiva analisar criticamente como o construto MultiLetramentos pode ser anunciado e/ou evidenciado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa do Ensino Médio (EM) e na práxis de docentes da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Assim, é analisada a Política Linguística da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (EM), o que alguns/algumas docentes compreendem desse documento oficial e como ele aparece na práxis de professores/as da Educação Básica brasileira. Nesse sentido, apoiamo-nos em discussões teórico-epistemológicas acerca de Educação Crítica e Letramentos Críticos em (FREIRE, 1987, 1989, 1992, 1997), de Letramentos (KLEIMAN, 1995, 2003, 2008, 2016; ROCHA, 2012, 2020; ROJO, 2004, 2005, 2009, 2012, 2013, 2015, 2019; SOARES, 1998, 2003, 2004, 2020; SILVA; ARAÚJO, 2015; STREET, 1984, 2005, 2014), de Linguística Aplicada Crítica (MOITA LOPES 1994, 2008, 2011; PENNYCOOK, 1990, 1998, 1999, 2001, 2006; PENNYCOOK; MAKONI, 2020; RAJAGOPALAN, 2003; SILVA, 2013), de Pedagogia dos MultiLetramentos (COPE; KALANTZIS, 2000, 2006; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020; ROJO; MOURA, 2012) e de Políticas Linguísticas (CANAGARAJAH, 2002, 2005, 2013; LAGARES, 2018; NICOLAIDES et al, 2013; RAJAGOPALAN, 2003, 2003, 2013a; 2013b). A metodologia utilizada tem aporte em Pesquisa Qualitativa (BORTONI-RICARDO, 2008; CHIZZOTTI, 2006; FLICK, 2009; MASON, 2002) de cunho Interpretativista (HUGHES, 1980; MOITA LOPES,1994; SCHWANDT, 2006), em concomitância com Pesquisa Documental (LAVILLE; DIONNE, 1999) com auxílio da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 1999, 2001, 2003; MAGALHÃES, 2001; RAMALHO; RESENDE, 2011; RESENDE; RAMALHO, 2006) e com Estudo de Caso conforme (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; YIN, 2005, 2010; GIL, 2007). Para tanto, utilizamos uma triangulação metodológica com diversos instrumentos de pesquisa, a fim de conseguir alcançar o maior número possível de dados, quais sejam: análise documental, relatos escritos e por áudios dos/das participantes da pesquisa ― via WhatsApp, entrevistas semiestruturadas pelo Google Forms, diário de campo, observações em reuniões on-line com todos/as docentes da Instituição Educacional, entrevistas presenciais, entrevistas on-line por meio do Google Meet. Os/as participantes da pesquisa são, em sua maioria, docentes de Língua Portuguesa na Educação Básica, etapa EM, da SEEDF. São tecidas considerações críticas referentes às preconizações da BNCC em relação aos MultiLetramentos e acerca da práxis docente numa perspectiva de desencapsulação curricular. Os resultados apontam que há, no texto oficial, registros dos MultiLetramentos e incitação ao trabalho com esses e com as novas tecnologias, porém há necessidade de repensar/debater a Pedagogia dos MultiLetramentos. Já os/as docentes afirmam serem necessárias várias formas de apoio, incentivo e ações governamentais, para que ocorram mudanças basilares no fazer pedagógico no chão da escola, e acesso às políticas públicas educacionais que fomentem a (trans)formação dos/das/nos/nas estudantes.This research aims to critically analyze how the MultiLiteracies construct can be announced and/or evidenced in the National Common Curricular Base (BNCC) for Portuguese Language in Secondary Education (EM) and in the praxis of teachers from the Federal District State Department of Education (SEEDF). Thus, the study analyzes the Language Policy in the National Common Curricular Base (BNCC) for High School (EM), what some teachers understand from this official document and how it appears in the praxis of Brazilian Basic Education teachers. In this sense, we rely on theoreticalepistemological discussions about Critical Education and Critical Literacies in (FREIRE, 1987, 1989, 1992, 1997), Literacy (ROCHA, 2012, 2020; ROJO, 2004, 2005, 2009, 2012, 2013, 2015, 2019; SOARES, 1998, 2003, 2004, 2020; SILVA; ARAÚJO 2015; STREET, 1984, 2005, 2014), of Critical Applied Linguistics (MOITA LOPES 2006, 2011; PENNYCOOK, 1990, 1998, 1999, 2001, 2006; PENNYCOOK; MAKONI, 2020; RAJAGOPALAN, 2003; SILVA, 2013, 2020), Pedagogy of Multiliteracies (COPE; KALANTZIS, 2000, 2006; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2021; ROJO; MOURA, 2012) and Language Policies (CANAGARAJAH, 2002, 2005, 2013; LAGARES, 2018; NICOLAIDES et al, 2013; RAJAGOPALAN, 2003, 2013). Qualitative Research (BORTONI-RICARDO, 2008; CHIZZOTTI, 2006; FLICK, 2009; MASON, 2002) of an interpretive nature (HUGHES, 1980; MOITA LOPES,1994; SCHWANDT, 2006), in conjunction with Documentary Research (LAVILLE; DIONNE, 1999) with the aid of Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1999, 2001, 2003; MAGALHÃES, 2001; RAMALHO; RESENDE, 2011; RESENDE; RAMALHO, 2006) and with Case Study according to (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; YIN, 2005, 2010; GIL, 2007) are the methodological foundation chosen for this investigation. We engaged in a methodological triangulation of several research instruments, in order to reach thelargest possible number of data, namely: document analysis, written and audio reports of the research participants ― via WhatsApp, semi-structured interviews by Google Forms, field diary, observations in online meetings with all the teachers of the Educational Institution, face-to-face interviews and online interviews through Google Meet. Most of the research participants are High School Portuguese language teachers at SEEDF. This investigation states some critical considerations regarding the recommendations of the BNCC in relation to MultiLiteracies and about teaching praxis in a perspective of curricular de-encapsulation. The results show that there are, in the official document, records of the MultiLiteracies and incitement to work with these and the new technologies, but there is a need to rethink/debate the Pedagogy of the MultiLiteracies. Teachers, on the other hand, claim that various forms of support, incentives and governmental actions are necessary, so that basic changes occur in the pedagogical practice on the school floor, and access to public educational policies that promote the (trans)formation in the students.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaSilva, Kleber Aparecido daCosta, Michelle Campêlo2023-04-14T18:08:19Z2023-04-14T18:08:19Z2022-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Michelle Campêlo. A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (Ensino Médio): olhares nos MultiLetramentos e na práxis docente à luz da Educação Linguística Crítica. 2022. [267] f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45803porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-19T14:59:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/45803Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-19T14:59:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (Ensino Médio): olhares nos MultiLetramentos e na práxis docente à luz da Educação Linguística Crítica
title A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (Ensino Médio): olhares nos MultiLetramentos e na práxis docente à luz da Educação Linguística Crítica
spellingShingle A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (Ensino Médio): olhares nos MultiLetramentos e na práxis docente à luz da Educação Linguística Crítica
Costa, Michelle Campêlo
A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa
Linguística aplicada crítica
title_short A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (Ensino Médio): olhares nos MultiLetramentos e na práxis docente à luz da Educação Linguística Crítica
title_full A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (Ensino Médio): olhares nos MultiLetramentos e na práxis docente à luz da Educação Linguística Crítica
title_fullStr A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (Ensino Médio): olhares nos MultiLetramentos e na práxis docente à luz da Educação Linguística Crítica
title_full_unstemmed A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (Ensino Médio): olhares nos MultiLetramentos e na práxis docente à luz da Educação Linguística Crítica
title_sort A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (Ensino Médio): olhares nos MultiLetramentos e na práxis docente à luz da Educação Linguística Crítica
author Costa, Michelle Campêlo
author_facet Costa, Michelle Campêlo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Kleber Aparecido da
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Michelle Campêlo
dc.subject.por.fl_str_mv A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa
Linguística aplicada crítica
topic A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa
Linguística aplicada crítica
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
2023-04-14T18:08:19Z
2023-04-14T18:08:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Michelle Campêlo. A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (Ensino Médio): olhares nos MultiLetramentos e na práxis docente à luz da Educação Linguística Crítica. 2022. [267] f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45803
identifier_str_mv COSTA, Michelle Campêlo. A Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa (Ensino Médio): olhares nos MultiLetramentos e na práxis docente à luz da Educação Linguística Crítica. 2022. [267] f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1824043825130110976