Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jefferson Maia da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23350
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.23350
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015.
id UNB_fc55efa0f4bf0d0e3a4921090c4aa13e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23350
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médioA proposal for a methodology of the conservation of angular momentum approach in high schoolLivros didáticos - avaliação educacionalPlano Nacional do Livro Didático (PNLD)Física - estudo e ensinoEnsino médioDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015.Neste trabalho, apresento uma investigação acerca das abordagens didático-pedagógicas do conteúdo da Conservação do Momento Angular contido nos livros didáticos circunscritos ao Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, bem como discuto os artigos de periódicos científicos da área de educação e do ensino da física relacionados ao tema. Consciente de que tal conteúdo é pouco ou nada abordado na maioria dos livros didáticos do ensino médio, encaminho uma proposta de ensino que tem como objetivo minimizar o hiato existente entre o tema em discussão e outros tantos costumeiramente integrados ao currículo do ensino médio. A partir dos resultados de entrevistas realizadas com professores da escola pública, que analisaram e avaliaram a proposta didática, encerro destacando as contribuições do produto gerado e refletindo sobre as adequações a serem realizadas junto à proposta, em face aos aspectos estruturantes do contexto do componente curricular de física na educação básica pública e demais perspectivas.In this paper, we present an investigation about the didactic and pedagogical approaches of the Angular Momentum Conservation contained in textbooks circumscribed to the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2015) and discuss the scientific journal articles in the field of education and physics education related to the topic. Aware that such content is little or nothing addressed in most teaching high school books, I forward a proposal for a school that aims to minimize the gap between the topic under consideration and many others routinely integrated into the high school curriculum. Based on the results of interviews with teachers of public schools, which analyzed and evaluated the didactic proposal, I close highlighting the contributions of the generated product and reflecting on the adjustments to be carried out by the proposal, given the structural aspects of the curricular component of context of physics at basic public education and other prospects.Verdeaux, Maria de Fátima da SilvaCosta, Jefferson Maia da2017-04-24T13:04:17Z2017-04-24T13:04:17Z2017-04-242015-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCOSTA, Jefferson Maia da. Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio. 2015. xii, 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23350http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.23350A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T20:03:12Zoai:repositorio.unb.br:10482/23350Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T20:03:12Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio
A proposal for a methodology of the conservation of angular momentum approach in high school
title Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio
spellingShingle Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio
Costa, Jefferson Maia da
Livros didáticos - avaliação educacional
Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)
Física - estudo e ensino
Ensino médio
title_short Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio
title_full Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio
title_fullStr Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio
title_full_unstemmed Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio
title_sort Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio
author Costa, Jefferson Maia da
author_facet Costa, Jefferson Maia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jefferson Maia da
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos - avaliação educacional
Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)
Física - estudo e ensino
Ensino médio
topic Livros didáticos - avaliação educacional
Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)
Física - estudo e ensino
Ensino médio
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
2017-04-24T13:04:17Z
2017-04-24T13:04:17Z
2017-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Jefferson Maia da. Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio. 2015. xii, 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23350
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.23350
identifier_str_mv COSTA, Jefferson Maia da. Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio. 2015. xii, 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23350
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.23350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580746592583680