A Educação Superior dos Camponeses : desafios no acesso e na permanência na Licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPA
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50388 https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.866 |
Resumo: | reflete-se sobre a Licenciatura em Educação do Campo, vinculada ao projeto sócio-histórico de formação humana da classe trabalhadora, constituindo-se em uma política que garante o acesso à educação superior para uma ampla diversidade de sujeitos do campo. Porém, o avanço de políticas neoliberais impõe grandes desafios à sua consolidação. Orientada em pressupostos do materialismo histórico dialético, a análise teve como foco osdesafios que impactam o acesso e apermanência na Licenciatura em Educação do Campo,evidenciando-se desafios estruturais que envolvem a relação com a terra/território, sob ameaças de empreendimentos do agro-mínero-negócio; desigualdades socioeconômicas,educacionais, étnicase de gênero; dificuldades relacionadas ao trabalho, que, na sociedade capitalista,é caracterizado por elevados níveis de exploração/instabilidade; fragilidades nas políticas de apoio à permanência estudantil. |
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A Educação Superior dos Camponeses : desafios no acesso e na permanência na Licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPAHigher education of peasants : challenges in accessing and remaining in the Degree in Rural Education at UNIFESSPALa educación superior de los campesinos : desafíos para el acceso y permanencia en la Licenciatura en Educación Rural en la UNIFESSPADireito à educaçãoLicenciatura em Educação do CampoEnsino superiorEducação e Estadoreflete-se sobre a Licenciatura em Educação do Campo, vinculada ao projeto sócio-histórico de formação humana da classe trabalhadora, constituindo-se em uma política que garante o acesso à educação superior para uma ampla diversidade de sujeitos do campo. Porém, o avanço de políticas neoliberais impõe grandes desafios à sua consolidação. Orientada em pressupostos do materialismo histórico dialético, a análise teve como foco osdesafios que impactam o acesso e apermanência na Licenciatura em Educação do Campo,evidenciando-se desafios estruturais que envolvem a relação com a terra/território, sob ameaças de empreendimentos do agro-mínero-negócio; desigualdades socioeconômicas,educacionais, étnicase de gênero; dificuldades relacionadas ao trabalho, que, na sociedade capitalista,é caracterizado por elevados níveis de exploração/instabilidade; fragilidades nas políticas de apoio à permanência estudantil.it reflects on the Degree in Rural Education, linked to the socio-historical project of human formation of the working class, constituting a policy that guarantees access to higher education for a wide diversity of rural subjects. However, the advancement of neoliberal policies poses major challenges to their consolidation. Guided by assumptions of dialectical historical materialism, the analysis focused on the challenges that impact access and permanence in Degree in Rural Education, highlighting structural challenges that involve the relationship with land/territory, under threats from agro-mining-businessventures; socioeconomic, educational, ethnic and gender inequalities; difficulties related to work, which, in a capitalist society, is characterized by high levels of exploitation/instability; weaknesses in policies supporting student retention.se reflexiona sobre la Licenciatura en Educación Rural, vinculada al proyecto socio histórico de formación humana de la clase trabajadora, constituyendo una política que garantiza el acceso a la educación superior a una amplia diversidad de sujetos rurales. Sin embargo, el avance de las políticas neoliberales plantea grandes desafíos para su consolidación. Guiado por supuestos de materialismo histórico dialéctico, el análisis se centró en los desafíos que impactan el acceso y la permanencia en Licenciatura en Educación Rural, destacando desafíos estructurales que involucran la relación con la tierra/territorio, bajo amenazas de emprendimientos agro-mineros-empresariales; desigualdades socioeconómicas, educativas, étnicas y de género; dificultades relacionadas con el trabajo, que, en la sociedad capitalista, se caracteriza por altos niveles de explotación/inestabilidades en las políticas que apoyan la retención de estudiantes.Faculdade de Educação (FE)Faculdade UnB Planaltina (FUP)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGrupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS) - Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSilva, Maria Célia Vieira daMolina, Mônica Castagna2024-09-19T13:07:38Z2024-09-19T13:07:38Z2023-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Maria Célia Vieira da ; MOLINA, Mônica Castagna. A Educação Superior dos Camponeses: desafios no acesso e na permanência na Licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, [S. l.], v. 8, n. 13, e–866, 2023. DOI: https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.866. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/rtps/article/view/866. Acesso em: 19 set. 2024.http://repositorio.unb.br/handle/10482/50388https://doi.org/10.29404/rtps-v8i13.866por(CC BY NC)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-09-19T13:07:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/50388Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-09-19T13:07:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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