O PROJETO ABC DO TRATE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Mirelly Karlla da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: BALBINO, Elizete Santos, ZACARIAS, Jaqueline da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVext (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/124
Resumo: A construção da práxis docente é um processo plurifacetado e desafiador, pois, este, encontra-se vinculado diretamente à construção e reconstrução contínua da prática de ensino. Desse modo, faz-se necessário que este processo construtivo se inicie no lócus do saber: Universidade.  Seguindo esse viés, a participação dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal/Campus I em um projeto de extensão denominado ABC do Trate desenvolvido em parceria com o Espaço de Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo – Espaço Trate, localizado no município de Arapiraca –AL tem como uma de suas propostas estimular e desenvolver a formação docente, por meio da alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista- TEA. As ações desenvolvidas neste projeto assume um papel relevante e justifica a sua importância, considerando que os estudantes terão a oportunidade de obter mais conhecimentos relacionados a prática educacional frente as atividades realizadas com as crianças que apresentam esse transtorno. Assim, o trabalho tem como objetivos: analisar as contribuições promovidas pelo projeto ABC do Trate na construção da práxis docente dos estudantes do curso de Pedagogia e, ainda, investigar as adaptações nas atividades pedagógicas que os estudantes utilizaram para trabalhar com as crianças com TEA. Na metodologia fizemos uma pesquisa bibliográfica e de campo, com enfoque qualitativo. Para a obtenção dos dados utilizamos uma entrevista semiestruturada com três bolsistas voluntárias do projeto de extensão. Os resultados mostraram que, o referido projeto proporcionou as licenciandas a oportunidade de desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem e possibilitou que as mesmas realizassem um contraponto dos saberes teóricos obtidos no transcorrer das aulas no âmbito universitário e dos conhecimentos práticos que foram postos em execução no perpassar do período de permanência das mesmas no supracitado projeto. Destacam-se, assim, as contribuições obtidas, através do projeto para a construção da práxis docente dos estudantes.
id UNEAL-3_56e3861032d9ab857981bc287e6609fb
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/124
network_acronym_str UNEAL-3
network_name_str REVext (Online)
repository_id_str
spelling O PROJETO ABC DO TRATE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS DOCENTEEscolaEstudantesProfessoresTEAUniversidadeA construção da práxis docente é um processo plurifacetado e desafiador, pois, este, encontra-se vinculado diretamente à construção e reconstrução contínua da prática de ensino. Desse modo, faz-se necessário que este processo construtivo se inicie no lócus do saber: Universidade.  Seguindo esse viés, a participação dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal/Campus I em um projeto de extensão denominado ABC do Trate desenvolvido em parceria com o Espaço de Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo – Espaço Trate, localizado no município de Arapiraca –AL tem como uma de suas propostas estimular e desenvolver a formação docente, por meio da alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista- TEA. As ações desenvolvidas neste projeto assume um papel relevante e justifica a sua importância, considerando que os estudantes terão a oportunidade de obter mais conhecimentos relacionados a prática educacional frente as atividades realizadas com as crianças que apresentam esse transtorno. Assim, o trabalho tem como objetivos: analisar as contribuições promovidas pelo projeto ABC do Trate na construção da práxis docente dos estudantes do curso de Pedagogia e, ainda, investigar as adaptações nas atividades pedagógicas que os estudantes utilizaram para trabalhar com as crianças com TEA. Na metodologia fizemos uma pesquisa bibliográfica e de campo, com enfoque qualitativo. Para a obtenção dos dados utilizamos uma entrevista semiestruturada com três bolsistas voluntárias do projeto de extensão. Os resultados mostraram que, o referido projeto proporcionou as licenciandas a oportunidade de desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem e possibilitou que as mesmas realizassem um contraponto dos saberes teóricos obtidos no transcorrer das aulas no âmbito universitário e dos conhecimentos práticos que foram postos em execução no perpassar do período de permanência das mesmas no supracitado projeto. Destacam-se, assim, as contribuições obtidas, através do projeto para a construção da práxis docente dos estudantes.Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/124REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 2 n. 1 (2017): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 78-902675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/124/114Copyright (c) 2017 Mirelly Karlla da SILVA, Elizete Santos BALBINO, Jaqueline da Cruz ZACARIAShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Mirelly Karlla da BALBINO, Elizete SantosZACARIAS, Jaqueline da Cruz2021-10-25T18:01:53Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/124Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:01:53REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROJETO ABC DO TRATE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE
title O PROJETO ABC DO TRATE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE
spellingShingle O PROJETO ABC DO TRATE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE
SILVA, Mirelly Karlla da
Escola
Estudantes
Professores
TEA
Universidade
title_short O PROJETO ABC DO TRATE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE
title_full O PROJETO ABC DO TRATE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE
title_fullStr O PROJETO ABC DO TRATE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE
title_full_unstemmed O PROJETO ABC DO TRATE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE
title_sort O PROJETO ABC DO TRATE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE
author SILVA, Mirelly Karlla da
author_facet SILVA, Mirelly Karlla da
BALBINO, Elizete Santos
ZACARIAS, Jaqueline da Cruz
author_role author
author2 BALBINO, Elizete Santos
ZACARIAS, Jaqueline da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Mirelly Karlla da
BALBINO, Elizete Santos
ZACARIAS, Jaqueline da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Estudantes
Professores
TEA
Universidade
topic Escola
Estudantes
Professores
TEA
Universidade
description A construção da práxis docente é um processo plurifacetado e desafiador, pois, este, encontra-se vinculado diretamente à construção e reconstrução contínua da prática de ensino. Desse modo, faz-se necessário que este processo construtivo se inicie no lócus do saber: Universidade.  Seguindo esse viés, a participação dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal/Campus I em um projeto de extensão denominado ABC do Trate desenvolvido em parceria com o Espaço de Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo – Espaço Trate, localizado no município de Arapiraca –AL tem como uma de suas propostas estimular e desenvolver a formação docente, por meio da alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista- TEA. As ações desenvolvidas neste projeto assume um papel relevante e justifica a sua importância, considerando que os estudantes terão a oportunidade de obter mais conhecimentos relacionados a prática educacional frente as atividades realizadas com as crianças que apresentam esse transtorno. Assim, o trabalho tem como objetivos: analisar as contribuições promovidas pelo projeto ABC do Trate na construção da práxis docente dos estudantes do curso de Pedagogia e, ainda, investigar as adaptações nas atividades pedagógicas que os estudantes utilizaram para trabalhar com as crianças com TEA. Na metodologia fizemos uma pesquisa bibliográfica e de campo, com enfoque qualitativo. Para a obtenção dos dados utilizamos uma entrevista semiestruturada com três bolsistas voluntárias do projeto de extensão. Os resultados mostraram que, o referido projeto proporcionou as licenciandas a oportunidade de desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem e possibilitou que as mesmas realizassem um contraponto dos saberes teóricos obtidos no transcorrer das aulas no âmbito universitário e dos conhecimentos práticos que foram postos em execução no perpassar do período de permanência das mesmas no supracitado projeto. Destacam-se, assim, as contribuições obtidas, através do projeto para a construção da práxis docente dos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/124
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/124/114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Mirelly Karlla da SILVA, Elizete Santos BALBINO, Jaqueline da Cruz ZACARIAS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Mirelly Karlla da SILVA, Elizete Santos BALBINO, Jaqueline da Cruz ZACARIAS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 2 n. 1 (2017): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 78-90
2675-3979
2447-2751
reponame:REVext (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str REVext (Online)
collection REVext (Online)
repository.name.fl_str_mv REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revext@uneal.edu.br
_version_ 1764933258992156672