Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAIVA, Isabelle Maria Magalhães
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ALVES, Tamires Rayane da Silva, FARIAS, Vanessa de Souza, SILVA, Henrique Rodrigues, BARROS, Rubens Pessoa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVext (Online)
Texto Completo: https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/146
Resumo: A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para conquistar uma sociedade sustentável, pois é no ambiente escolar que os futuros cidadãos recebem os primeiros estímulos para a conscientização sobre o meio ambiente, com a criação do jardim/horta escolar torna-se possível o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais como participação, relação interpessoal, senso de responsabilidade e sensibilização quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. O objetivo principal do projeto de educação ambiental visou promover mudança comportamental dos alunos, com a formação de uma nova visão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente. O presente projeto foi desenvolvido por graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I, na Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, situada no município de Arapiraca-AL. A metodologia do trabalho seguiu várias etapas predeterminadas como, por exemplo, aulas, dinâmicas e a construção de um jardim/horta escolar, todos os encontros com duração de 2 horas, durante 10 dias. Com isto, verificou-se que os trabalhos desenvolvidos na sala de aula e no jardim/horta criaram a percepção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo, contribuindo positivamente para a construção de atos sustentáveis não só na escola, mas sim em toda comunidade, assim a educação ambiental no ambiente escolar pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz na formação integral do estudante.  
id UNEAL-3_9ad20a7cbfd8770690233eed48cf314e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/146
network_acronym_str UNEAL-3
network_name_str REVext (Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos ReciclagemPráticas pedagógicasMeio AmbienteAmbiente escolarA implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para conquistar uma sociedade sustentável, pois é no ambiente escolar que os futuros cidadãos recebem os primeiros estímulos para a conscientização sobre o meio ambiente, com a criação do jardim/horta escolar torna-se possível o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais como participação, relação interpessoal, senso de responsabilidade e sensibilização quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. O objetivo principal do projeto de educação ambiental visou promover mudança comportamental dos alunos, com a formação de uma nova visão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente. O presente projeto foi desenvolvido por graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I, na Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, situada no município de Arapiraca-AL. A metodologia do trabalho seguiu várias etapas predeterminadas como, por exemplo, aulas, dinâmicas e a construção de um jardim/horta escolar, todos os encontros com duração de 2 horas, durante 10 dias. Com isto, verificou-se que os trabalhos desenvolvidos na sala de aula e no jardim/horta criaram a percepção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo, contribuindo positivamente para a construção de atos sustentáveis não só na escola, mas sim em toda comunidade, assim a educação ambiental no ambiente escolar pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz na formação integral do estudante.  Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/14610.48179/revext.v4i1.146REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 1 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 1-112675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/146/136Copyright (c) 2019 Isabelle Maria Magalhães PAIVA, Tamires Rayane da Silva ALVES, Vanessa de Souza FARIAS, Henrique Rodrigues SILVA, Rubens Pessoa de BARROShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPAIVA, Isabelle Maria Magalhães ALVES, Tamires Rayane da Silva FARIAS, Vanessa de SouzaSILVA, Henrique Rodrigues BARROS, Rubens Pessoa de2021-10-25T18:10:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/146Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:10:09REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos
title Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos
spellingShingle Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos
PAIVA, Isabelle Maria Magalhães
Reciclagem
Práticas pedagógicas
Meio Ambiente
Ambiente escolar
title_short Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos
title_full Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos
title_fullStr Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos
title_full_unstemmed Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos
title_sort Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos
author PAIVA, Isabelle Maria Magalhães
author_facet PAIVA, Isabelle Maria Magalhães
ALVES, Tamires Rayane da Silva
FARIAS, Vanessa de Souza
SILVA, Henrique Rodrigues
BARROS, Rubens Pessoa de
author_role author
author2 ALVES, Tamires Rayane da Silva
FARIAS, Vanessa de Souza
SILVA, Henrique Rodrigues
BARROS, Rubens Pessoa de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAIVA, Isabelle Maria Magalhães
ALVES, Tamires Rayane da Silva
FARIAS, Vanessa de Souza
SILVA, Henrique Rodrigues
BARROS, Rubens Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Reciclagem
Práticas pedagógicas
Meio Ambiente
Ambiente escolar
topic Reciclagem
Práticas pedagógicas
Meio Ambiente
Ambiente escolar
description A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para conquistar uma sociedade sustentável, pois é no ambiente escolar que os futuros cidadãos recebem os primeiros estímulos para a conscientização sobre o meio ambiente, com a criação do jardim/horta escolar torna-se possível o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais como participação, relação interpessoal, senso de responsabilidade e sensibilização quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. O objetivo principal do projeto de educação ambiental visou promover mudança comportamental dos alunos, com a formação de uma nova visão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente. O presente projeto foi desenvolvido por graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I, na Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, situada no município de Arapiraca-AL. A metodologia do trabalho seguiu várias etapas predeterminadas como, por exemplo, aulas, dinâmicas e a construção de um jardim/horta escolar, todos os encontros com duração de 2 horas, durante 10 dias. Com isto, verificou-se que os trabalhos desenvolvidos na sala de aula e no jardim/horta criaram a percepção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo, contribuindo positivamente para a construção de atos sustentáveis não só na escola, mas sim em toda comunidade, assim a educação ambiental no ambiente escolar pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz na formação integral do estudante.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/146
10.48179/revext.v4i1.146
url https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/146
identifier_str_mv 10.48179/revext.v4i1.146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/146/136
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 1 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 1-11
2675-3979
2447-2751
reponame:REVext (Online)
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str REVext (Online)
collection REVext (Online)
repository.name.fl_str_mv REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revext@uneal.edu.br
_version_ 1764933259079188480