Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVext (Online) |
Texto Completo: | https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/146 |
Resumo: | A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para conquistar uma sociedade sustentável, pois é no ambiente escolar que os futuros cidadãos recebem os primeiros estímulos para a conscientização sobre o meio ambiente, com a criação do jardim/horta escolar torna-se possível o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais como participação, relação interpessoal, senso de responsabilidade e sensibilização quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. O objetivo principal do projeto de educação ambiental visou promover mudança comportamental dos alunos, com a formação de uma nova visão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente. O presente projeto foi desenvolvido por graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I, na Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, situada no município de Arapiraca-AL. A metodologia do trabalho seguiu várias etapas predeterminadas como, por exemplo, aulas, dinâmicas e a construção de um jardim/horta escolar, todos os encontros com duração de 2 horas, durante 10 dias. Com isto, verificou-se que os trabalhos desenvolvidos na sala de aula e no jardim/horta criaram a percepção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo, contribuindo positivamente para a construção de atos sustentáveis não só na escola, mas sim em toda comunidade, assim a educação ambiental no ambiente escolar pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz na formação integral do estudante. |
id |
UNEAL-3_9ad20a7cbfd8770690233eed48cf314e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/146 |
network_acronym_str |
UNEAL-3 |
network_name_str |
REVext (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos ReciclagemPráticas pedagógicasMeio AmbienteAmbiente escolarA implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para conquistar uma sociedade sustentável, pois é no ambiente escolar que os futuros cidadãos recebem os primeiros estímulos para a conscientização sobre o meio ambiente, com a criação do jardim/horta escolar torna-se possível o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais como participação, relação interpessoal, senso de responsabilidade e sensibilização quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. O objetivo principal do projeto de educação ambiental visou promover mudança comportamental dos alunos, com a formação de uma nova visão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente. O presente projeto foi desenvolvido por graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I, na Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, situada no município de Arapiraca-AL. A metodologia do trabalho seguiu várias etapas predeterminadas como, por exemplo, aulas, dinâmicas e a construção de um jardim/horta escolar, todos os encontros com duração de 2 horas, durante 10 dias. Com isto, verificou-se que os trabalhos desenvolvidos na sala de aula e no jardim/horta criaram a percepção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo, contribuindo positivamente para a construção de atos sustentáveis não só na escola, mas sim em toda comunidade, assim a educação ambiental no ambiente escolar pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz na formação integral do estudante. Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/14610.48179/revext.v4i1.146REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 1 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 1-112675-39792447-2751reponame:REVext (Online)instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/146/136Copyright (c) 2019 Isabelle Maria Magalhães PAIVA, Tamires Rayane da Silva ALVES, Vanessa de Souza FARIAS, Henrique Rodrigues SILVA, Rubens Pessoa de BARROShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPAIVA, Isabelle Maria Magalhães ALVES, Tamires Rayane da Silva FARIAS, Vanessa de SouzaSILVA, Henrique Rodrigues BARROS, Rubens Pessoa de2021-10-25T18:10:09Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/146Revistahttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revextPUBhttps://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/oairevext@uneal.edu.br2675-39792447-2751opendoar:2021-10-25T18:10:09REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos |
title |
Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos |
spellingShingle |
Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos PAIVA, Isabelle Maria Magalhães Reciclagem Práticas pedagógicas Meio Ambiente Ambiente escolar |
title_short |
Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos |
title_full |
Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos |
title_fullStr |
Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos |
title_sort |
Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos |
author |
PAIVA, Isabelle Maria Magalhães |
author_facet |
PAIVA, Isabelle Maria Magalhães ALVES, Tamires Rayane da Silva FARIAS, Vanessa de Souza SILVA, Henrique Rodrigues BARROS, Rubens Pessoa de |
author_role |
author |
author2 |
ALVES, Tamires Rayane da Silva FARIAS, Vanessa de Souza SILVA, Henrique Rodrigues BARROS, Rubens Pessoa de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PAIVA, Isabelle Maria Magalhães ALVES, Tamires Rayane da Silva FARIAS, Vanessa de Souza SILVA, Henrique Rodrigues BARROS, Rubens Pessoa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reciclagem Práticas pedagógicas Meio Ambiente Ambiente escolar |
topic |
Reciclagem Práticas pedagógicas Meio Ambiente Ambiente escolar |
description |
A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para conquistar uma sociedade sustentável, pois é no ambiente escolar que os futuros cidadãos recebem os primeiros estímulos para a conscientização sobre o meio ambiente, com a criação do jardim/horta escolar torna-se possível o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais como participação, relação interpessoal, senso de responsabilidade e sensibilização quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. O objetivo principal do projeto de educação ambiental visou promover mudança comportamental dos alunos, com a formação de uma nova visão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente. O presente projeto foi desenvolvido por graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I, na Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, situada no município de Arapiraca-AL. A metodologia do trabalho seguiu várias etapas predeterminadas como, por exemplo, aulas, dinâmicas e a construção de um jardim/horta escolar, todos os encontros com duração de 2 horas, durante 10 dias. Com isto, verificou-se que os trabalhos desenvolvidos na sala de aula e no jardim/horta criaram a percepção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo, contribuindo positivamente para a construção de atos sustentáveis não só na escola, mas sim em toda comunidade, assim a educação ambiental no ambiente escolar pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz na formação integral do estudante. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/146 10.48179/revext.v4i1.146 |
url |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/146 |
identifier_str_mv |
10.48179/revext.v4i1.146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/146/136 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas/Editora da Uneal - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL; v. 4 n. 1 (2019): Revext - Revista de Extensão da UNEAL; 1-11 2675-3979 2447-2751 reponame:REVext (Online) instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
REVext (Online) |
collection |
REVext (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
REVext (Online) - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revext@uneal.edu.br |
_version_ |
1764933259079188480 |