A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Aparecida Vieira de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/578
Resumo: RESUMO: O presente artigo versa sobre a produção do conhecimento a partir das experiências interculturais, as quais corroboram com a fundamentação da colonialidade cosmogônica, a autopoiese e a colaboração intercultural permeado pelo paradigma emergente. Nesse sentido, esse estudo busca apresentar a simbiose que há entre estes conceitos cunhados por  Walsh (2009); Araújo (2014); Daniel Mato (2002) e Santos (2006). Possibilita a conscientização ao que concerne para a decolonialidade da produção do conhecimento. Metodologicamente a pesquisa partiu da revisão de literatura acerca dos conceitos supracitados.  Entender essa premissa é de fundamental importância para uma postura ética, política, social, cultural e econômica, premissas que viabilizam a transformação e emancipação social, uma vez que os bens socialmente produzidos não são usufruídos por todos, há hierarquias e uns são mais beneficiados do que outros, especialmente na escrita cientifica. Daí, a produção do conhecimento se dá pela mesma ótica, a colonialidade eurocêntrica predomina nas produções científicas em detrimento dos diversos saberes que os povos das diversas culturas produzem na sua cotidianeidade, portanto, aqui se apresenta a importância do paradigma emergente que viabiliza a valorização dos saberes diversos.  PALAVRAS-CHAVE: Educação, Saberes, Pedagogias/práxis.  ABSTRACT: This article deals with the production of knowledge from intercultural experiences, which corroborate with the foundation of cosmogonic coloniality, autopoiesis and intercultural collaboration permeated by the emerging paradigm. In this sense, this study seeks to present the symbiosis between these concepts coined by Walsh (2009); Araújo (2014); Daniel Mato (2002) and Santos (2006). It makes possible awareness of the decoloniality of the production of knowledge. Methodologically, the research was based on a review of the literature on the above concepts. Understanding this premise is of fundamental importance for an ethical, political, social, cultural and economic stance, premises that enable transformation and social emancipation, since socially produced goods are not enjoyed by all, there are hierarchies and some are more benefited by the than others, especially in scientific writing. Hence, the production of knowledge comes from the same perspective, the Eurocentric coloniality predominates in the scientific productions to the detriment of the diverse knowledge that the people of the diverse cultures produce in their daily life, therefore, here is presented the importance of the emergent paradigm that allows the valorization of the knowledge. KEYWORDS: Education, Knowledge, Pedagogies/praxis.  
id UNEAL_0aba64bdc51d2951169f49e1a8f47e2c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/578
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergenteRESUMO: O presente artigo versa sobre a produção do conhecimento a partir das experiências interculturais, as quais corroboram com a fundamentação da colonialidade cosmogônica, a autopoiese e a colaboração intercultural permeado pelo paradigma emergente. Nesse sentido, esse estudo busca apresentar a simbiose que há entre estes conceitos cunhados por  Walsh (2009); Araújo (2014); Daniel Mato (2002) e Santos (2006). Possibilita a conscientização ao que concerne para a decolonialidade da produção do conhecimento. Metodologicamente a pesquisa partiu da revisão de literatura acerca dos conceitos supracitados.  Entender essa premissa é de fundamental importância para uma postura ética, política, social, cultural e econômica, premissas que viabilizam a transformação e emancipação social, uma vez que os bens socialmente produzidos não são usufruídos por todos, há hierarquias e uns são mais beneficiados do que outros, especialmente na escrita cientifica. Daí, a produção do conhecimento se dá pela mesma ótica, a colonialidade eurocêntrica predomina nas produções científicas em detrimento dos diversos saberes que os povos das diversas culturas produzem na sua cotidianeidade, portanto, aqui se apresenta a importância do paradigma emergente que viabiliza a valorização dos saberes diversos.  PALAVRAS-CHAVE: Educação, Saberes, Pedagogias/práxis.  ABSTRACT: This article deals with the production of knowledge from intercultural experiences, which corroborate with the foundation of cosmogonic coloniality, autopoiesis and intercultural collaboration permeated by the emerging paradigm. In this sense, this study seeks to present the symbiosis between these concepts coined by Walsh (2009); Araújo (2014); Daniel Mato (2002) and Santos (2006). It makes possible awareness of the decoloniality of the production of knowledge. Methodologically, the research was based on a review of the literature on the above concepts. Understanding this premise is of fundamental importance for an ethical, political, social, cultural and economic stance, premises that enable transformation and social emancipation, since socially produced goods are not enjoyed by all, there are hierarchies and some are more benefited by the than others, especially in scientific writing. Hence, the production of knowledge comes from the same perspective, the Eurocentric coloniality predominates in the scientific productions to the detriment of the diverse knowledge that the people of the diverse cultures produce in their daily life, therefore, here is presented the importance of the emergent paradigm that allows the valorization of the knowledge. KEYWORDS: Education, Knowledge, Pedagogies/praxis.  Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/57810.17648/diversitas-journal-v2i3.578Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 429-4462525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/578/502Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Aparecida Vieira de2021-08-19T20:35:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/578Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:49.776192Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente
title A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente
spellingShingle A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente
Melo, Maria Aparecida Vieira de
title_short A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente
title_full A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente
title_fullStr A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente
title_full_unstemmed A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente
title_sort A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente
author Melo, Maria Aparecida Vieira de
author_facet Melo, Maria Aparecida Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maria Aparecida Vieira de
description RESUMO: O presente artigo versa sobre a produção do conhecimento a partir das experiências interculturais, as quais corroboram com a fundamentação da colonialidade cosmogônica, a autopoiese e a colaboração intercultural permeado pelo paradigma emergente. Nesse sentido, esse estudo busca apresentar a simbiose que há entre estes conceitos cunhados por  Walsh (2009); Araújo (2014); Daniel Mato (2002) e Santos (2006). Possibilita a conscientização ao que concerne para a decolonialidade da produção do conhecimento. Metodologicamente a pesquisa partiu da revisão de literatura acerca dos conceitos supracitados.  Entender essa premissa é de fundamental importância para uma postura ética, política, social, cultural e econômica, premissas que viabilizam a transformação e emancipação social, uma vez que os bens socialmente produzidos não são usufruídos por todos, há hierarquias e uns são mais beneficiados do que outros, especialmente na escrita cientifica. Daí, a produção do conhecimento se dá pela mesma ótica, a colonialidade eurocêntrica predomina nas produções científicas em detrimento dos diversos saberes que os povos das diversas culturas produzem na sua cotidianeidade, portanto, aqui se apresenta a importância do paradigma emergente que viabiliza a valorização dos saberes diversos.  PALAVRAS-CHAVE: Educação, Saberes, Pedagogias/práxis.  ABSTRACT: This article deals with the production of knowledge from intercultural experiences, which corroborate with the foundation of cosmogonic coloniality, autopoiesis and intercultural collaboration permeated by the emerging paradigm. In this sense, this study seeks to present the symbiosis between these concepts coined by Walsh (2009); Araújo (2014); Daniel Mato (2002) and Santos (2006). It makes possible awareness of the decoloniality of the production of knowledge. Methodologically, the research was based on a review of the literature on the above concepts. Understanding this premise is of fundamental importance for an ethical, political, social, cultural and economic stance, premises that enable transformation and social emancipation, since socially produced goods are not enjoyed by all, there are hierarchies and some are more benefited by the than others, especially in scientific writing. Hence, the production of knowledge comes from the same perspective, the Eurocentric coloniality predominates in the scientific productions to the detriment of the diverse knowledge that the people of the diverse cultures produce in their daily life, therefore, here is presented the importance of the emergent paradigm that allows the valorization of the knowledge. KEYWORDS: Education, Knowledge, Pedagogies/praxis.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/578
10.17648/diversitas-journal-v2i3.578
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/578
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v2i3.578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/578/502
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 429-446
2525-5215
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275170283520