A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/578 |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo versa sobre a produção do conhecimento a partir das experiências interculturais, as quais corroboram com a fundamentação da colonialidade cosmogônica, a autopoiese e a colaboração intercultural permeado pelo paradigma emergente. Nesse sentido, esse estudo busca apresentar a simbiose que há entre estes conceitos cunhados por Walsh (2009); Araújo (2014); Daniel Mato (2002) e Santos (2006). Possibilita a conscientização ao que concerne para a decolonialidade da produção do conhecimento. Metodologicamente a pesquisa partiu da revisão de literatura acerca dos conceitos supracitados. Entender essa premissa é de fundamental importância para uma postura ética, política, social, cultural e econômica, premissas que viabilizam a transformação e emancipação social, uma vez que os bens socialmente produzidos não são usufruídos por todos, há hierarquias e uns são mais beneficiados do que outros, especialmente na escrita cientifica. Daí, a produção do conhecimento se dá pela mesma ótica, a colonialidade eurocêntrica predomina nas produções científicas em detrimento dos diversos saberes que os povos das diversas culturas produzem na sua cotidianeidade, portanto, aqui se apresenta a importância do paradigma emergente que viabiliza a valorização dos saberes diversos. PALAVRAS-CHAVE: Educação, Saberes, Pedagogias/práxis. ABSTRACT: This article deals with the production of knowledge from intercultural experiences, which corroborate with the foundation of cosmogonic coloniality, autopoiesis and intercultural collaboration permeated by the emerging paradigm. In this sense, this study seeks to present the symbiosis between these concepts coined by Walsh (2009); Araújo (2014); Daniel Mato (2002) and Santos (2006). It makes possible awareness of the decoloniality of the production of knowledge. Methodologically, the research was based on a review of the literature on the above concepts. Understanding this premise is of fundamental importance for an ethical, political, social, cultural and economic stance, premises that enable transformation and social emancipation, since socially produced goods are not enjoyed by all, there are hierarchies and some are more benefited by the than others, especially in scientific writing. Hence, the production of knowledge comes from the same perspective, the Eurocentric coloniality predominates in the scientific productions to the detriment of the diverse knowledge that the people of the diverse cultures produce in their daily life, therefore, here is presented the importance of the emergent paradigm that allows the valorization of the knowledge. KEYWORDS: Education, Knowledge, Pedagogies/praxis. |
id |
UNEAL_0aba64bdc51d2951169f49e1a8f47e2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/578 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergenteRESUMO: O presente artigo versa sobre a produção do conhecimento a partir das experiências interculturais, as quais corroboram com a fundamentação da colonialidade cosmogônica, a autopoiese e a colaboração intercultural permeado pelo paradigma emergente. Nesse sentido, esse estudo busca apresentar a simbiose que há entre estes conceitos cunhados por Walsh (2009); Araújo (2014); Daniel Mato (2002) e Santos (2006). Possibilita a conscientização ao que concerne para a decolonialidade da produção do conhecimento. Metodologicamente a pesquisa partiu da revisão de literatura acerca dos conceitos supracitados. Entender essa premissa é de fundamental importância para uma postura ética, política, social, cultural e econômica, premissas que viabilizam a transformação e emancipação social, uma vez que os bens socialmente produzidos não são usufruídos por todos, há hierarquias e uns são mais beneficiados do que outros, especialmente na escrita cientifica. Daí, a produção do conhecimento se dá pela mesma ótica, a colonialidade eurocêntrica predomina nas produções científicas em detrimento dos diversos saberes que os povos das diversas culturas produzem na sua cotidianeidade, portanto, aqui se apresenta a importância do paradigma emergente que viabiliza a valorização dos saberes diversos. PALAVRAS-CHAVE: Educação, Saberes, Pedagogias/práxis. ABSTRACT: This article deals with the production of knowledge from intercultural experiences, which corroborate with the foundation of cosmogonic coloniality, autopoiesis and intercultural collaboration permeated by the emerging paradigm. In this sense, this study seeks to present the symbiosis between these concepts coined by Walsh (2009); Araújo (2014); Daniel Mato (2002) and Santos (2006). It makes possible awareness of the decoloniality of the production of knowledge. Methodologically, the research was based on a review of the literature on the above concepts. Understanding this premise is of fundamental importance for an ethical, political, social, cultural and economic stance, premises that enable transformation and social emancipation, since socially produced goods are not enjoyed by all, there are hierarchies and some are more benefited by the than others, especially in scientific writing. Hence, the production of knowledge comes from the same perspective, the Eurocentric coloniality predominates in the scientific productions to the detriment of the diverse knowledge that the people of the diverse cultures produce in their daily life, therefore, here is presented the importance of the emergent paradigm that allows the valorization of the knowledge. KEYWORDS: Education, Knowledge, Pedagogies/praxis. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/57810.17648/diversitas-journal-v2i3.578Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 429-4462525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/578/502Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Aparecida Vieira de2021-08-19T20:35:26Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/578Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:49.776192Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente |
title |
A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente |
spellingShingle |
A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente Melo, Maria Aparecida Vieira de |
title_short |
A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente |
title_full |
A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente |
title_fullStr |
A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente |
title_full_unstemmed |
A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente |
title_sort |
A colonialidade cosmogônica a partir da autopoiese e da colaboração intercultural para a produção do conhecimento permeados pelo paradigma emergente |
author |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_facet |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
description |
RESUMO: O presente artigo versa sobre a produção do conhecimento a partir das experiências interculturais, as quais corroboram com a fundamentação da colonialidade cosmogônica, a autopoiese e a colaboração intercultural permeado pelo paradigma emergente. Nesse sentido, esse estudo busca apresentar a simbiose que há entre estes conceitos cunhados por Walsh (2009); Araújo (2014); Daniel Mato (2002) e Santos (2006). Possibilita a conscientização ao que concerne para a decolonialidade da produção do conhecimento. Metodologicamente a pesquisa partiu da revisão de literatura acerca dos conceitos supracitados. Entender essa premissa é de fundamental importância para uma postura ética, política, social, cultural e econômica, premissas que viabilizam a transformação e emancipação social, uma vez que os bens socialmente produzidos não são usufruídos por todos, há hierarquias e uns são mais beneficiados do que outros, especialmente na escrita cientifica. Daí, a produção do conhecimento se dá pela mesma ótica, a colonialidade eurocêntrica predomina nas produções científicas em detrimento dos diversos saberes que os povos das diversas culturas produzem na sua cotidianeidade, portanto, aqui se apresenta a importância do paradigma emergente que viabiliza a valorização dos saberes diversos. PALAVRAS-CHAVE: Educação, Saberes, Pedagogias/práxis. ABSTRACT: This article deals with the production of knowledge from intercultural experiences, which corroborate with the foundation of cosmogonic coloniality, autopoiesis and intercultural collaboration permeated by the emerging paradigm. In this sense, this study seeks to present the symbiosis between these concepts coined by Walsh (2009); Araújo (2014); Daniel Mato (2002) and Santos (2006). It makes possible awareness of the decoloniality of the production of knowledge. Methodologically, the research was based on a review of the literature on the above concepts. Understanding this premise is of fundamental importance for an ethical, political, social, cultural and economic stance, premises that enable transformation and social emancipation, since socially produced goods are not enjoyed by all, there are hierarchies and some are more benefited by the than others, especially in scientific writing. Hence, the production of knowledge comes from the same perspective, the Eurocentric coloniality predominates in the scientific productions to the detriment of the diverse knowledge that the people of the diverse cultures produce in their daily life, therefore, here is presented the importance of the emergent paradigm that allows the valorization of the knowledge. KEYWORDS: Education, Knowledge, Pedagogies/praxis. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/578 10.17648/diversitas-journal-v2i3.578 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/578 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v2i3.578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/578/502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 2 n. 3 (2017): Bioma caatinga: convivência no semiárido; 429-446 2525-5215 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275170283520 |