Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jayane Omena de(
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Licetti, Mirana Moura, Silva, Rillary Caroline de Melo, Tenório, Vanessa Christinne Nazário, Moreira, Rossana Teotônio de Farias, Alves, Maria Laura Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
DOI: 10.48017/dj.v7i1.1872
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872
Resumo: RESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros.
id UNEAL_211dbac464386e413aabbecd4cb7c950
oai_identifier_str oai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/1872
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
spelling Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiênciaCurso de enfermagemMonitoriaEnsino remotoRESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/187210.48017/dj.v7i1.1872Diversitas Journal; Vol. 7 No. 1 (2022): Breaking paradigms and social changes: the new challenges for science ; 0513-0520Diversitas Journal; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Rompiendo paradigmas y cambios sociales: nuevos desafíos para la ciencia; 0513-0520Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0513-05202525-521510.48017/dj.v7i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872/1610Copyright (c) 2021 Jayane Omena, Mirana Licetti, Rillary Caroline, Vanessa Christinne, Rossana Teotônio, Maria Laura Fernandeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jayane Omena de(Licetti, Mirana MouraSilva, Rillary Caroline de Melo Tenório, Vanessa Christinne NazárioMoreira, Rossana Teotônio de FariasAlves, Maria Laura Fernandes2024-04-19T19:54:20Zoai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/1872Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2024-04-19T19:54:20Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
title Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
spellingShingle Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
Oliveira, Jayane Omena de(
Curso de enfermagem
Monitoria
Ensino remoto
Oliveira, Jayane Omena de(
Curso de enfermagem
Monitoria
Ensino remoto
title_short Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
title_full Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
title_fullStr Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
title_full_unstemmed Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
title_sort Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
author Oliveira, Jayane Omena de(
author_facet Oliveira, Jayane Omena de(
Oliveira, Jayane Omena de(
Licetti, Mirana Moura
Silva, Rillary Caroline de Melo
Tenório, Vanessa Christinne Nazário
Moreira, Rossana Teotônio de Farias
Alves, Maria Laura Fernandes
Licetti, Mirana Moura
Silva, Rillary Caroline de Melo
Tenório, Vanessa Christinne Nazário
Moreira, Rossana Teotônio de Farias
Alves, Maria Laura Fernandes
author_role author
author2 Licetti, Mirana Moura
Silva, Rillary Caroline de Melo
Tenório, Vanessa Christinne Nazário
Moreira, Rossana Teotônio de Farias
Alves, Maria Laura Fernandes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jayane Omena de(
Licetti, Mirana Moura
Silva, Rillary Caroline de Melo
Tenório, Vanessa Christinne Nazário
Moreira, Rossana Teotônio de Farias
Alves, Maria Laura Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de enfermagem
Monitoria
Ensino remoto
topic Curso de enfermagem
Monitoria
Ensino remoto
description RESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872
10.48017/dj.v7i1.1872
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i1.1872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872/1610
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; Vol. 7 No. 1 (2022): Breaking paradigms and social changes: the new challenges for science ; 0513-0520
Diversitas Journal; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Rompiendo paradigmas y cambios sociales: nuevos desafíos para la ciencia; 0513-0520
Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0513-0520
2525-5215
10.48017/dj.v7i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1822182130340331520
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.48017/dj.v7i1.1872