Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
DOI: | 10.48017/dj.v7i1.1872 |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872 |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros. |
id |
UNEAL_211dbac464386e413aabbecd4cb7c950 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/1872 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
spelling |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiênciaCurso de enfermagemMonitoriaEnsino remotoRESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/187210.48017/dj.v7i1.1872Diversitas Journal; Vol. 7 No. 1 (2022): Breaking paradigms and social changes: the new challenges for science ; 0513-0520Diversitas Journal; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Rompiendo paradigmas y cambios sociales: nuevos desafíos para la ciencia; 0513-0520Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0513-05202525-521510.48017/dj.v7i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872/1610Copyright (c) 2021 Jayane Omena, Mirana Licetti, Rillary Caroline, Vanessa Christinne, Rossana Teotônio, Maria Laura Fernandeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jayane Omena de(Licetti, Mirana MouraSilva, Rillary Caroline de Melo Tenório, Vanessa Christinne NazárioMoreira, Rossana Teotônio de FariasAlves, Maria Laura Fernandes2024-04-19T19:54:20Zoai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/1872Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2024-04-19T19:54:20Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
title |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
spellingShingle |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência Oliveira, Jayane Omena de( Curso de enfermagem Monitoria Ensino remoto Oliveira, Jayane Omena de( Curso de enfermagem Monitoria Ensino remoto |
title_short |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
title_full |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
title_fullStr |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
title_sort |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
author |
Oliveira, Jayane Omena de( |
author_facet |
Oliveira, Jayane Omena de( Oliveira, Jayane Omena de( Licetti, Mirana Moura Silva, Rillary Caroline de Melo Tenório, Vanessa Christinne Nazário Moreira, Rossana Teotônio de Farias Alves, Maria Laura Fernandes Licetti, Mirana Moura Silva, Rillary Caroline de Melo Tenório, Vanessa Christinne Nazário Moreira, Rossana Teotônio de Farias Alves, Maria Laura Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Licetti, Mirana Moura Silva, Rillary Caroline de Melo Tenório, Vanessa Christinne Nazário Moreira, Rossana Teotônio de Farias Alves, Maria Laura Fernandes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jayane Omena de( Licetti, Mirana Moura Silva, Rillary Caroline de Melo Tenório, Vanessa Christinne Nazário Moreira, Rossana Teotônio de Farias Alves, Maria Laura Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de enfermagem Monitoria Ensino remoto |
topic |
Curso de enfermagem Monitoria Ensino remoto |
description |
RESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872 10.48017/dj.v7i1.1872 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i1.1872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872/1610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; Vol. 7 No. 1 (2022): Breaking paradigms and social changes: the new challenges for science ; 0513-0520 Diversitas Journal; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Rompiendo paradigmas y cambios sociales: nuevos desafíos para la ciencia; 0513-0520 Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0513-0520 2525-5215 10.48017/dj.v7i1 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1822182130340331520 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.48017/dj.v7i1.1872 |