Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Jayane Omena de(
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Licetti, Mirana Moura, Silva, Rillary Caroline de Melo, Tenório, Vanessa Christinne Nazário, Moreira, Rossana Teotônio de Farias, Alves, Maria Laura Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872
Resumo: RESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros.
id UNEAL_9e49e9f8965f859e3ac7df931f8caf10
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1872
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiênciaCurso de enfermagemMonitoriaEnsino remotoRESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/187210.48017/dj.v7i1.1872Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0513-05202525-521510.48017/dj.v7i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872/1610Copyright (c) 2021 Jayane Omena, Mirana Licetti, Rillary Caroline, Vanessa Christinne, Rossana Teotônio, Maria Laura Fernandeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jayane Omena de(Licetti, Mirana MouraSilva, Rillary Caroline de Melo Tenório, Vanessa Christinne NazárioMoreira, Rossana Teotônio de FariasAlves, Maria Laura Fernandes2022-02-08T22:51:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1872Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:24.103111Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
title Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
spellingShingle Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
Oliveira, Jayane Omena de(
Curso de enfermagem
Monitoria
Ensino remoto
title_short Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
title_full Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
title_fullStr Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
title_full_unstemmed Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
title_sort Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
author Oliveira, Jayane Omena de(
author_facet Oliveira, Jayane Omena de(
Licetti, Mirana Moura
Silva, Rillary Caroline de Melo
Tenório, Vanessa Christinne Nazário
Moreira, Rossana Teotônio de Farias
Alves, Maria Laura Fernandes
author_role author
author2 Licetti, Mirana Moura
Silva, Rillary Caroline de Melo
Tenório, Vanessa Christinne Nazário
Moreira, Rossana Teotônio de Farias
Alves, Maria Laura Fernandes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Jayane Omena de(
Licetti, Mirana Moura
Silva, Rillary Caroline de Melo
Tenório, Vanessa Christinne Nazário
Moreira, Rossana Teotônio de Farias
Alves, Maria Laura Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de enfermagem
Monitoria
Ensino remoto
topic Curso de enfermagem
Monitoria
Ensino remoto
description RESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872
10.48017/dj.v7i1.1872
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i1.1872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872/1610
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0513-0520
2525-5215
10.48017/dj.v7i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051278707130368