Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872 |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros. |
id |
UNEAL_9e49e9f8965f859e3ac7df931f8caf10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1872 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiênciaCurso de enfermagemMonitoriaEnsino remotoRESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/187210.48017/dj.v7i1.1872Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0513-05202525-521510.48017/dj.v7i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872/1610Copyright (c) 2021 Jayane Omena, Mirana Licetti, Rillary Caroline, Vanessa Christinne, Rossana Teotônio, Maria Laura Fernandeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Jayane Omena de(Licetti, Mirana MouraSilva, Rillary Caroline de Melo Tenório, Vanessa Christinne NazárioMoreira, Rossana Teotônio de FariasAlves, Maria Laura Fernandes2022-02-08T22:51:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1872Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:24.103111Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
title |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
spellingShingle |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência Oliveira, Jayane Omena de( Curso de enfermagem Monitoria Ensino remoto |
title_short |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
title_full |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
title_fullStr |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
title_sort |
Monitoria de Primeiros Socorros durante o ensino remoto em tempo de pandemia: um relato de experiência |
author |
Oliveira, Jayane Omena de( |
author_facet |
Oliveira, Jayane Omena de( Licetti, Mirana Moura Silva, Rillary Caroline de Melo Tenório, Vanessa Christinne Nazário Moreira, Rossana Teotônio de Farias Alves, Maria Laura Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Licetti, Mirana Moura Silva, Rillary Caroline de Melo Tenório, Vanessa Christinne Nazário Moreira, Rossana Teotônio de Farias Alves, Maria Laura Fernandes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jayane Omena de( Licetti, Mirana Moura Silva, Rillary Caroline de Melo Tenório, Vanessa Christinne Nazário Moreira, Rossana Teotônio de Farias Alves, Maria Laura Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de enfermagem Monitoria Ensino remoto |
topic |
Curso de enfermagem Monitoria Ensino remoto |
description |
RESUMO: O presente artigo é um relato de experiência de monitoria vivenciado por acadêmicas do curso de Enfermagem frente à pandemia, ocasionada pelo novo coronavírus. O objetivo deste relato é o de descrever a importância da execução da monitoria da disciplina de Primeiros Socorros, ainda que de forma remota, como estratégia metodológica de ensino que complementa e incrementa a prática acadêmica suspensa, oferecendo subsídios para o futuro exercício profissional. As atividades de monitoria se desenvolveram entre os meses de outubro e dezembro de 2020, e favoreçam esforços das monitoras direcionados ao aprendizado e domínio de habilidades tecnológicas capazes de substituir atividades práticas presenciais, que se configuram como ferramentas essenciais na interação entre monitoras e alunos da disciplina. Ressalva-se também, a oportunidade do desenvolvimento da liderança e autonomia subsidiada por um plano de ensino, previamente discutido com a docente orientadora da disciplina e apresentado aos acadêmicos. A execução da monitoria de forma remota permitiu vencer desafios, aprimorar as estratégias de ensino e o aprendizado na graduação, especificamente na área de primeiros socorros. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872 10.48017/dj.v7i1.1872 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i1.1872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1872/1610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0513-0520 2525-5215 10.48017/dj.v7i1 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051278707130368 |