Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva de Oliveira, Adelmiran
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernandes de Araújo, Adelmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2258
Resumo: Este trabalho objetiva, num contexto geral, analisar as estratégias didático-metodológicas utilizadas na formação inicial de professores de Geografia por meio da atuação do subprojeto “A interdisciplinaridade na formação da identidade docente: uma relação do programa residência pedagógica com o estágio curricular supervisionado em Geografia na UNEAL”, executado no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas em parceria com a Escola Estadual Professor Pedro de França Reis em Arapiraca/AL, no período de trabalho remoto, no contexto da pandemia do Covid-19.  Para o cumprimento desse objetivo, alguns  mais específicos foram adotados, tais como: identificar as estratégias metodológicas utilizadas na atuação do PRP, por meio dos relatos dos residentes; compreender a interface entre essas estratégias e o cumprimento dos objetivos do PRP; e inferir sobre o papel dessas estratégias e seus impactos na formação inicial de professores de Geografia. O cumprimento dos objetivos geral e específicos se dão sob a execução de uma pesquisa do tipo qualitativa, com abordagem metodológica de estudo de caso. Esse estudo de caso teve como público-alvo os licenciandos (residentes) envolvidos em um subprojeto de Geografia, já mencionado, do Campus I da UNEAL. A técnica de coleta de dados utilizada foi a aplicação de questionário pelo Google Forms e a de análise foi a análise de conteúdo. A estrutura deste trabalho está dividida em tópicos que se dividem em: introdução; metodologia; resultados e discussões; e conclusão.
id UNEAL_2725d1e38299087ed66b90e17c7c72d2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2258
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEALFormação inicial de professoresGeografiaEstratégias didático-metodológicasTrabalho remotoEste trabalho objetiva, num contexto geral, analisar as estratégias didático-metodológicas utilizadas na formação inicial de professores de Geografia por meio da atuação do subprojeto “A interdisciplinaridade na formação da identidade docente: uma relação do programa residência pedagógica com o estágio curricular supervisionado em Geografia na UNEAL”, executado no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas em parceria com a Escola Estadual Professor Pedro de França Reis em Arapiraca/AL, no período de trabalho remoto, no contexto da pandemia do Covid-19.  Para o cumprimento desse objetivo, alguns  mais específicos foram adotados, tais como: identificar as estratégias metodológicas utilizadas na atuação do PRP, por meio dos relatos dos residentes; compreender a interface entre essas estratégias e o cumprimento dos objetivos do PRP; e inferir sobre o papel dessas estratégias e seus impactos na formação inicial de professores de Geografia. O cumprimento dos objetivos geral e específicos se dão sob a execução de uma pesquisa do tipo qualitativa, com abordagem metodológica de estudo de caso. Esse estudo de caso teve como público-alvo os licenciandos (residentes) envolvidos em um subprojeto de Geografia, já mencionado, do Campus I da UNEAL. A técnica de coleta de dados utilizada foi a aplicação de questionário pelo Google Forms e a de análise foi a análise de conteúdo. A estrutura deste trabalho está dividida em tópicos que se dividem em: introdução; metodologia; resultados e discussões; e conclusão.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/225810.48017/dj.v7i4.2258Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2258/1826Copyright (c) 2022 Adelmiran Silva de Oliveira, Adelmo Fernandes de Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva de Oliveira, AdelmiranFernandes de Araújo, Adelmo2022-10-10T03:23:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2258Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:34.607354Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL
title Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL
spellingShingle Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL
Silva de Oliveira, Adelmiran
Formação inicial de professores
Geografia
Estratégias didático-metodológicas
Trabalho remoto
title_short Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL
title_full Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL
title_fullStr Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL
title_full_unstemmed Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL
title_sort Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL
author Silva de Oliveira, Adelmiran
author_facet Silva de Oliveira, Adelmiran
Fernandes de Araújo, Adelmo
author_role author
author2 Fernandes de Araújo, Adelmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva de Oliveira, Adelmiran
Fernandes de Araújo, Adelmo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Geografia
Estratégias didático-metodológicas
Trabalho remoto
topic Formação inicial de professores
Geografia
Estratégias didático-metodológicas
Trabalho remoto
description Este trabalho objetiva, num contexto geral, analisar as estratégias didático-metodológicas utilizadas na formação inicial de professores de Geografia por meio da atuação do subprojeto “A interdisciplinaridade na formação da identidade docente: uma relação do programa residência pedagógica com o estágio curricular supervisionado em Geografia na UNEAL”, executado no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas em parceria com a Escola Estadual Professor Pedro de França Reis em Arapiraca/AL, no período de trabalho remoto, no contexto da pandemia do Covid-19.  Para o cumprimento desse objetivo, alguns  mais específicos foram adotados, tais como: identificar as estratégias metodológicas utilizadas na atuação do PRP, por meio dos relatos dos residentes; compreender a interface entre essas estratégias e o cumprimento dos objetivos do PRP; e inferir sobre o papel dessas estratégias e seus impactos na formação inicial de professores de Geografia. O cumprimento dos objetivos geral e específicos se dão sob a execução de uma pesquisa do tipo qualitativa, com abordagem metodológica de estudo de caso. Esse estudo de caso teve como público-alvo os licenciandos (residentes) envolvidos em um subprojeto de Geografia, já mencionado, do Campus I da UNEAL. A técnica de coleta de dados utilizada foi a aplicação de questionário pelo Google Forms e a de análise foi a análise de conteúdo. A estrutura deste trabalho está dividida em tópicos que se dividem em: introdução; metodologia; resultados e discussões; e conclusão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2258
10.48017/dj.v7i4.2258
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2258
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i4.2258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2258/1826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Adelmiran Silva de Oliveira, Adelmo Fernandes de Araújo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Adelmiran Silva de Oliveira, Adelmo Fernandes de Araújo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento
2525-5215
10.48017/dj.v7i4
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279706423296