Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2258 |
Resumo: | Este trabalho objetiva, num contexto geral, analisar as estratégias didático-metodológicas utilizadas na formação inicial de professores de Geografia por meio da atuação do subprojeto “A interdisciplinaridade na formação da identidade docente: uma relação do programa residência pedagógica com o estágio curricular supervisionado em Geografia na UNEAL”, executado no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas em parceria com a Escola Estadual Professor Pedro de França Reis em Arapiraca/AL, no período de trabalho remoto, no contexto da pandemia do Covid-19. Para o cumprimento desse objetivo, alguns mais específicos foram adotados, tais como: identificar as estratégias metodológicas utilizadas na atuação do PRP, por meio dos relatos dos residentes; compreender a interface entre essas estratégias e o cumprimento dos objetivos do PRP; e inferir sobre o papel dessas estratégias e seus impactos na formação inicial de professores de Geografia. O cumprimento dos objetivos geral e específicos se dão sob a execução de uma pesquisa do tipo qualitativa, com abordagem metodológica de estudo de caso. Esse estudo de caso teve como público-alvo os licenciandos (residentes) envolvidos em um subprojeto de Geografia, já mencionado, do Campus I da UNEAL. A técnica de coleta de dados utilizada foi a aplicação de questionário pelo Google Forms e a de análise foi a análise de conteúdo. A estrutura deste trabalho está dividida em tópicos que se dividem em: introdução; metodologia; resultados e discussões; e conclusão. |
id |
UNEAL_2725d1e38299087ed66b90e17c7c72d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2258 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEALFormação inicial de professoresGeografiaEstratégias didático-metodológicasTrabalho remotoEste trabalho objetiva, num contexto geral, analisar as estratégias didático-metodológicas utilizadas na formação inicial de professores de Geografia por meio da atuação do subprojeto “A interdisciplinaridade na formação da identidade docente: uma relação do programa residência pedagógica com o estágio curricular supervisionado em Geografia na UNEAL”, executado no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas em parceria com a Escola Estadual Professor Pedro de França Reis em Arapiraca/AL, no período de trabalho remoto, no contexto da pandemia do Covid-19. Para o cumprimento desse objetivo, alguns mais específicos foram adotados, tais como: identificar as estratégias metodológicas utilizadas na atuação do PRP, por meio dos relatos dos residentes; compreender a interface entre essas estratégias e o cumprimento dos objetivos do PRP; e inferir sobre o papel dessas estratégias e seus impactos na formação inicial de professores de Geografia. O cumprimento dos objetivos geral e específicos se dão sob a execução de uma pesquisa do tipo qualitativa, com abordagem metodológica de estudo de caso. Esse estudo de caso teve como público-alvo os licenciandos (residentes) envolvidos em um subprojeto de Geografia, já mencionado, do Campus I da UNEAL. A técnica de coleta de dados utilizada foi a aplicação de questionário pelo Google Forms e a de análise foi a análise de conteúdo. A estrutura deste trabalho está dividida em tópicos que se dividem em: introdução; metodologia; resultados e discussões; e conclusão.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/225810.48017/dj.v7i4.2258Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2258/1826Copyright (c) 2022 Adelmiran Silva de Oliveira, Adelmo Fernandes de Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva de Oliveira, AdelmiranFernandes de Araújo, Adelmo2022-10-10T03:23:28Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2258Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:34.607354Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL |
title |
Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL |
spellingShingle |
Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL Silva de Oliveira, Adelmiran Formação inicial de professores Geografia Estratégias didático-metodológicas Trabalho remoto |
title_short |
Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL |
title_full |
Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL |
title_fullStr |
Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL |
title_full_unstemmed |
Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL |
title_sort |
Residência pedagógica em regime remoto: Estratégias utilizadas por residentes de Geografia Campus I da UNEAL |
author |
Silva de Oliveira, Adelmiran |
author_facet |
Silva de Oliveira, Adelmiran Fernandes de Araújo, Adelmo |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes de Araújo, Adelmo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva de Oliveira, Adelmiran Fernandes de Araújo, Adelmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Geografia Estratégias didático-metodológicas Trabalho remoto |
topic |
Formação inicial de professores Geografia Estratégias didático-metodológicas Trabalho remoto |
description |
Este trabalho objetiva, num contexto geral, analisar as estratégias didático-metodológicas utilizadas na formação inicial de professores de Geografia por meio da atuação do subprojeto “A interdisciplinaridade na formação da identidade docente: uma relação do programa residência pedagógica com o estágio curricular supervisionado em Geografia na UNEAL”, executado no Campus I da Universidade Estadual de Alagoas em parceria com a Escola Estadual Professor Pedro de França Reis em Arapiraca/AL, no período de trabalho remoto, no contexto da pandemia do Covid-19. Para o cumprimento desse objetivo, alguns mais específicos foram adotados, tais como: identificar as estratégias metodológicas utilizadas na atuação do PRP, por meio dos relatos dos residentes; compreender a interface entre essas estratégias e o cumprimento dos objetivos do PRP; e inferir sobre o papel dessas estratégias e seus impactos na formação inicial de professores de Geografia. O cumprimento dos objetivos geral e específicos se dão sob a execução de uma pesquisa do tipo qualitativa, com abordagem metodológica de estudo de caso. Esse estudo de caso teve como público-alvo os licenciandos (residentes) envolvidos em um subprojeto de Geografia, já mencionado, do Campus I da UNEAL. A técnica de coleta de dados utilizada foi a aplicação de questionário pelo Google Forms e a de análise foi a análise de conteúdo. A estrutura deste trabalho está dividida em tópicos que se dividem em: introdução; metodologia; resultados e discussões; e conclusão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2258 10.48017/dj.v7i4.2258 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2258 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i4.2258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2258/1826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adelmiran Silva de Oliveira, Adelmo Fernandes de Araújo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adelmiran Silva de Oliveira, Adelmo Fernandes de Araújo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento 2525-5215 10.48017/dj.v7i4 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279706423296 |