A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/543 |
Resumo: | Tratar desta temática é despertar a curiosidade epistemológica acerca de alguns contextos escolares que estão situados no espaço rural. A problemática apresentada é a prática pedagógica no contexto multisseriado, como que os educadores consideram a realidade e o modo de vida dos educandos para subsidiar sua prática docente? Deste modo, pretende-se apresentar a visão dos educadores ao considerar a realidade e o modo de vida dos educandos como fundamentais para o desenvolvimento de seu fazer pedagógico. Mais especificamente compreender o desenvolvimento da prática dos educadores no contexto multisseriado, identificar os materiais didáticos que subsidiam o seu fazer pedagógico e, por fim, estabelecer juízo de valor entre discurso e a prática. A pesquisa é de caráter qualitativo, tem como instrumento metodológico a observação e a entrevista realizada aos educadores de algumas escolas do campo do munícipio de Canhotinho-PE. A fundamentação teórica que subsidia a reflexão-ação-reflexão é a luz de alguns estudiosos e pesquisadores sobre contextualização, multisseriação e complexidade, tais como Zemelman (2006); Morin (1998); Demo (2003); Freire (1987) e outros. Foi possível concluir que a contextualização é operada pelos educadores a partir da realidade e do modo de vida dos educandos, fazendo jus aos saberes que os educandos possuem sobre determinadas temáticas, entretanto, houve distanciamento entre o discurso e a prática. |
id |
UNEAL_2ac165962cc3e7c7da60a57890b96043 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/543 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PETratar desta temática é despertar a curiosidade epistemológica acerca de alguns contextos escolares que estão situados no espaço rural. A problemática apresentada é a prática pedagógica no contexto multisseriado, como que os educadores consideram a realidade e o modo de vida dos educandos para subsidiar sua prática docente? Deste modo, pretende-se apresentar a visão dos educadores ao considerar a realidade e o modo de vida dos educandos como fundamentais para o desenvolvimento de seu fazer pedagógico. Mais especificamente compreender o desenvolvimento da prática dos educadores no contexto multisseriado, identificar os materiais didáticos que subsidiam o seu fazer pedagógico e, por fim, estabelecer juízo de valor entre discurso e a prática. A pesquisa é de caráter qualitativo, tem como instrumento metodológico a observação e a entrevista realizada aos educadores de algumas escolas do campo do munícipio de Canhotinho-PE. A fundamentação teórica que subsidia a reflexão-ação-reflexão é a luz de alguns estudiosos e pesquisadores sobre contextualização, multisseriação e complexidade, tais como Zemelman (2006); Morin (1998); Demo (2003); Freire (1987) e outros. Foi possível concluir que a contextualização é operada pelos educadores a partir da realidade e do modo de vida dos educandos, fazendo jus aos saberes que os educandos possuem sobre determinadas temáticas, entretanto, houve distanciamento entre o discurso e a prática. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/54310.17648/diversitas-journal-v3i1.543Diversitas Journal; v. 3 n. 1 (2018): Educação ambiental, uma intervenção necessária; 102-1152525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/543/537https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/543/734Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Aparecida Vieira de2021-08-19T20:30:23Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/543Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:48.974949Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PE |
title |
A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PE |
spellingShingle |
A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PE Melo, Maria Aparecida Vieira de |
title_short |
A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PE |
title_full |
A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PE |
title_fullStr |
A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PE |
title_full_unstemmed |
A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PE |
title_sort |
A contextualização do ensino: realidade de algumas escolas do campo de Canhotinho-PE |
author |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_facet |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
description |
Tratar desta temática é despertar a curiosidade epistemológica acerca de alguns contextos escolares que estão situados no espaço rural. A problemática apresentada é a prática pedagógica no contexto multisseriado, como que os educadores consideram a realidade e o modo de vida dos educandos para subsidiar sua prática docente? Deste modo, pretende-se apresentar a visão dos educadores ao considerar a realidade e o modo de vida dos educandos como fundamentais para o desenvolvimento de seu fazer pedagógico. Mais especificamente compreender o desenvolvimento da prática dos educadores no contexto multisseriado, identificar os materiais didáticos que subsidiam o seu fazer pedagógico e, por fim, estabelecer juízo de valor entre discurso e a prática. A pesquisa é de caráter qualitativo, tem como instrumento metodológico a observação e a entrevista realizada aos educadores de algumas escolas do campo do munícipio de Canhotinho-PE. A fundamentação teórica que subsidia a reflexão-ação-reflexão é a luz de alguns estudiosos e pesquisadores sobre contextualização, multisseriação e complexidade, tais como Zemelman (2006); Morin (1998); Demo (2003); Freire (1987) e outros. Foi possível concluir que a contextualização é operada pelos educadores a partir da realidade e do modo de vida dos educandos, fazendo jus aos saberes que os educandos possuem sobre determinadas temáticas, entretanto, houve distanciamento entre o discurso e a prática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/543 10.17648/diversitas-journal-v3i1.543 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/543 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v3i1.543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/543/537 https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/543/734 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 3 n. 1 (2018): Educação ambiental, uma intervenção necessária; 102-115 2525-5215 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275130437632 |