O uso de laboratórios como uma intervenção pedagógica do PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Mayara Camila Santos, Félix, Viviane Patrícia Pereira, Costa, Josefa Betânia Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/534
Resumo: RESUMO: Este artigo baseia-se na percepção de que o desenvolvimento de aulas práticas laboratoriais facilita o processo de ensino e aprendizagem. Assim, proporcionando a evolução dos alunos, permitindo que os mesmos indaguem e reflitam sobre determinados assuntos e formem uma nova visão sobre um mesmo tema. O objetivo é trabalhar as superações de defasagem de aprendizagem dos alunos, propondo, atividades de intervenção como a utilização de aulas práticas nos laboratórios de ciências e de informática, envolvendo os recursos tecnológicos tão utilizados pela atual sociedade. Foram desenvolvidas atividades dinâmicas nos laboratórios de Ciências e de Informática da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), localizada no município de Arapiraca-Al, com alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio. Esse trabalho desenvolveu-se com o auxílio das bolsistas do Subprojeto “Práticas de Ensino Inovadoras de Biologia com Suporte da Ciência e Tecnologia”, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Os dados coletados apresentam-se por meio de questionários, aplicados com os alunos participantes das intervenções. É evidente a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das aulas práticas, pois faz-se necessário que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento e não um mero transmissor de informações. Os resultados possibilitaram identificar a importância e a contribuição que essas aulas trazem. Posto isso, considera-se de extrema importância o desenvolvimento de aulas práticas no âmbito escolar, pois, através destas, é possível desenvolver o senso-crítico do aluno, tornando-o mais participativo. PALAVRAS CHAVES: Aulas Práticas; Contribuições; Desafios.  ABSTRACT: This article is based on the perception that the development of laboratory classes facilitates the process of teaching and learning. Therefore, providing the evolution of the students, allowing them to inquire and reflect on certain matters and form a new vision on the same theme. The purpose is work the overruns of student learning, proposing intervention activities such as the use of practical classes in science and computer labs, involving technological resources as used by the society actual. Dynamic activities were carried out in both laboratories in the State School Professor Antonia Izaura Lisbon (EPIAL), located in the city of Arapiraca-Al, with the first and second year high school students. This work was developed with the help of subproject grantees "Innovative Teaching Practices Biology with Science and Technology Support", the State University of Alagoas-UNEAL. The data collected are presented by means of questionnaires administered to students participants of interventions. There is a clear need for training and further training of teachers in the use of practical classes, it is necessary that teachers are trained to assume the role of facilitator of knowledge building and not a mere transmitter of information. The results allow to identify the importance and contribution that these classes bring. Hereupon, it is considered of utmost importance the development of practical classes in schools because, through these, you can develop a sense-critical student, turning it more participatory. KEYWORDS: Practical classes; contributions; Challenges.
id UNEAL_4a507f60606eb267f4cdbd9fc59d8200
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/534
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling O uso de laboratórios como uma intervenção pedagógica do PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEALRESUMO: Este artigo baseia-se na percepção de que o desenvolvimento de aulas práticas laboratoriais facilita o processo de ensino e aprendizagem. Assim, proporcionando a evolução dos alunos, permitindo que os mesmos indaguem e reflitam sobre determinados assuntos e formem uma nova visão sobre um mesmo tema. O objetivo é trabalhar as superações de defasagem de aprendizagem dos alunos, propondo, atividades de intervenção como a utilização de aulas práticas nos laboratórios de ciências e de informática, envolvendo os recursos tecnológicos tão utilizados pela atual sociedade. Foram desenvolvidas atividades dinâmicas nos laboratórios de Ciências e de Informática da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), localizada no município de Arapiraca-Al, com alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio. Esse trabalho desenvolveu-se com o auxílio das bolsistas do Subprojeto “Práticas de Ensino Inovadoras de Biologia com Suporte da Ciência e Tecnologia”, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Os dados coletados apresentam-se por meio de questionários, aplicados com os alunos participantes das intervenções. É evidente a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das aulas práticas, pois faz-se necessário que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento e não um mero transmissor de informações. Os resultados possibilitaram identificar a importância e a contribuição que essas aulas trazem. Posto isso, considera-se de extrema importância o desenvolvimento de aulas práticas no âmbito escolar, pois, através destas, é possível desenvolver o senso-crítico do aluno, tornando-o mais participativo. PALAVRAS CHAVES: Aulas Práticas; Contribuições; Desafios.  ABSTRACT: This article is based on the perception that the development of laboratory classes facilitates the process of teaching and learning. Therefore, providing the evolution of the students, allowing them to inquire and reflect on certain matters and form a new vision on the same theme. The purpose is work the overruns of student learning, proposing intervention activities such as the use of practical classes in science and computer labs, involving technological resources as used by the society actual. Dynamic activities were carried out in both laboratories in the State School Professor Antonia Izaura Lisbon (EPIAL), located in the city of Arapiraca-Al, with the first and second year high school students. This work was developed with the help of subproject grantees "Innovative Teaching Practices Biology with Science and Technology Support", the State University of Alagoas-UNEAL. The data collected are presented by means of questionnaires administered to students participants of interventions. There is a clear need for training and further training of teachers in the use of practical classes, it is necessary that teachers are trained to assume the role of facilitator of knowledge building and not a mere transmitter of information. The results allow to identify the importance and contribution that these classes bring. Hereupon, it is considered of utmost importance the development of practical classes in schools because, through these, you can develop a sense-critical student, turning it more participatory. KEYWORDS: Practical classes; contributions; Challenges.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/53410.17648/diversitas-journal-v3i2.534Diversitas Journal; v. 3 n. 2 (2018): Mãos que transformam: a matéria prima em desenvolvimento local; 359-3632525-521510.17648/diversitas-journal-v3i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/534/597Copyright (c) 2019 Fernanda Stefanny Lima Sobrinho, Mayara Camila Santos Silva, Viviane Patrícia Pereira Félix, Josefa Betânia Vilela Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima Sobrinho, Fernanda StefannySilva, Mayara Camila SantosFélix, Viviane Patrícia PereiraCosta, Josefa Betânia Vilela2021-08-19T20:20:17Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/534Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:48.738066Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de laboratórios como uma intervenção pedagógica do PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
title O uso de laboratórios como uma intervenção pedagógica do PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
spellingShingle O uso de laboratórios como uma intervenção pedagógica do PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny
title_short O uso de laboratórios como uma intervenção pedagógica do PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
title_full O uso de laboratórios como uma intervenção pedagógica do PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
title_fullStr O uso de laboratórios como uma intervenção pedagógica do PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
title_full_unstemmed O uso de laboratórios como uma intervenção pedagógica do PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
title_sort O uso de laboratórios como uma intervenção pedagógica do PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
author Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny
author_facet Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny
Silva, Mayara Camila Santos
Félix, Viviane Patrícia Pereira
Costa, Josefa Betânia Vilela
author_role author
author2 Silva, Mayara Camila Santos
Félix, Viviane Patrícia Pereira
Costa, Josefa Betânia Vilela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Sobrinho, Fernanda Stefanny
Silva, Mayara Camila Santos
Félix, Viviane Patrícia Pereira
Costa, Josefa Betânia Vilela
description RESUMO: Este artigo baseia-se na percepção de que o desenvolvimento de aulas práticas laboratoriais facilita o processo de ensino e aprendizagem. Assim, proporcionando a evolução dos alunos, permitindo que os mesmos indaguem e reflitam sobre determinados assuntos e formem uma nova visão sobre um mesmo tema. O objetivo é trabalhar as superações de defasagem de aprendizagem dos alunos, propondo, atividades de intervenção como a utilização de aulas práticas nos laboratórios de ciências e de informática, envolvendo os recursos tecnológicos tão utilizados pela atual sociedade. Foram desenvolvidas atividades dinâmicas nos laboratórios de Ciências e de Informática da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa (EPIAL), localizada no município de Arapiraca-Al, com alunos do primeiro e do segundo ano do ensino médio. Esse trabalho desenvolveu-se com o auxílio das bolsistas do Subprojeto “Práticas de Ensino Inovadoras de Biologia com Suporte da Ciência e Tecnologia”, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL. Os dados coletados apresentam-se por meio de questionários, aplicados com os alunos participantes das intervenções. É evidente a necessidade da formação e o aperfeiçoamento dos docentes quanto ao uso das aulas práticas, pois faz-se necessário que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construção do conhecimento e não um mero transmissor de informações. Os resultados possibilitaram identificar a importância e a contribuição que essas aulas trazem. Posto isso, considera-se de extrema importância o desenvolvimento de aulas práticas no âmbito escolar, pois, através destas, é possível desenvolver o senso-crítico do aluno, tornando-o mais participativo. PALAVRAS CHAVES: Aulas Práticas; Contribuições; Desafios.  ABSTRACT: This article is based on the perception that the development of laboratory classes facilitates the process of teaching and learning. Therefore, providing the evolution of the students, allowing them to inquire and reflect on certain matters and form a new vision on the same theme. The purpose is work the overruns of student learning, proposing intervention activities such as the use of practical classes in science and computer labs, involving technological resources as used by the society actual. Dynamic activities were carried out in both laboratories in the State School Professor Antonia Izaura Lisbon (EPIAL), located in the city of Arapiraca-Al, with the first and second year high school students. This work was developed with the help of subproject grantees "Innovative Teaching Practices Biology with Science and Technology Support", the State University of Alagoas-UNEAL. The data collected are presented by means of questionnaires administered to students participants of interventions. There is a clear need for training and further training of teachers in the use of practical classes, it is necessary that teachers are trained to assume the role of facilitator of knowledge building and not a mere transmitter of information. The results allow to identify the importance and contribution that these classes bring. Hereupon, it is considered of utmost importance the development of practical classes in schools because, through these, you can develop a sense-critical student, turning it more participatory. KEYWORDS: Practical classes; contributions; Challenges.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/534
10.17648/diversitas-journal-v3i2.534
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/534
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v3i2.534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/534/597
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 3 n. 2 (2018): Mãos que transformam: a matéria prima em desenvolvimento local; 359-363
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v3i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275118903296