A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Urubá da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Severo, Daniele da Silva, Silva, Luana Araujo da, Silva, Claudionor de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455
Resumo: Refletir a importância da Geografia permite-nos entender o quanto esta ciência é essencial para a compreensão e intervenção na realidade social. O objetivo é discutir práticas pedagógicas dos bolsistas do PIBID do subprojeto de Geografia: “A Cidade no Ensino de Geografia”. As atividades pedagógicas tiveram etapas metodológicas importantes como: planejamento prévio; coleta de dados em livros, revistas e pesquisas na internet; músicas, de artistas brasileiros que abordam o tema cidade e que “A Cidade” escrita pelo artista pernambucano Chico Science, a música “Criminalidade” de Edson Gomes; vídeo, produzido pelos bolsistas que demonstram o desenvolvimento e transformação da cidade de União dos Palmares ao longo dos anos. Os resultados apontam que o ensino da cidade nas aulas de Geografia é de extrema importância para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos. Para isso é importante a realização de seminários no intuito de despertar o interesse pelo processo dinâmico da cidade. Dessa forma conclui-se que a prática do seminário que aborde conteúdos referentes ao cotidiano dos alunos atrelado a uma escala global desenvolve uma inter-relação entre o ensino e aprendizagem de ambos envolvidos nesse processo.
id UNEAL_573d16826ba2d209040afd1f93f8db2a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/455
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidadeRefletir a importância da Geografia permite-nos entender o quanto esta ciência é essencial para a compreensão e intervenção na realidade social. O objetivo é discutir práticas pedagógicas dos bolsistas do PIBID do subprojeto de Geografia: “A Cidade no Ensino de Geografia”. As atividades pedagógicas tiveram etapas metodológicas importantes como: planejamento prévio; coleta de dados em livros, revistas e pesquisas na internet; músicas, de artistas brasileiros que abordam o tema cidade e que “A Cidade” escrita pelo artista pernambucano Chico Science, a música “Criminalidade” de Edson Gomes; vídeo, produzido pelos bolsistas que demonstram o desenvolvimento e transformação da cidade de União dos Palmares ao longo dos anos. Os resultados apontam que o ensino da cidade nas aulas de Geografia é de extrema importância para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos. Para isso é importante a realização de seminários no intuito de despertar o interesse pelo processo dinâmico da cidade. Dessa forma conclui-se que a prática do seminário que aborde conteúdos referentes ao cotidiano dos alunos atrelado a uma escala global desenvolve uma inter-relação entre o ensino e aprendizagem de ambos envolvidos nesse processo.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/45510.17648/diversitas-journal-v2i4.455Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 119-1252525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455/407Copyright (c) 2019 Rafael Urubá da Silva, Daniele da Silva Severo, Luana Araujo da Silva, Claudionor de Oliveira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rafael Urubá daSevero, Daniele da SilvaSilva, Luana Araujo daSilva, Claudionor de Oliveira2021-08-19T20:51:24Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/455Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:46.852796Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
title A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
spellingShingle A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
Silva, Rafael Urubá da
title_short A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
title_full A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
title_fullStr A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
title_full_unstemmed A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
title_sort A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
author Silva, Rafael Urubá da
author_facet Silva, Rafael Urubá da
Severo, Daniele da Silva
Silva, Luana Araujo da
Silva, Claudionor de Oliveira
author_role author
author2 Severo, Daniele da Silva
Silva, Luana Araujo da
Silva, Claudionor de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Urubá da
Severo, Daniele da Silva
Silva, Luana Araujo da
Silva, Claudionor de Oliveira
description Refletir a importância da Geografia permite-nos entender o quanto esta ciência é essencial para a compreensão e intervenção na realidade social. O objetivo é discutir práticas pedagógicas dos bolsistas do PIBID do subprojeto de Geografia: “A Cidade no Ensino de Geografia”. As atividades pedagógicas tiveram etapas metodológicas importantes como: planejamento prévio; coleta de dados em livros, revistas e pesquisas na internet; músicas, de artistas brasileiros que abordam o tema cidade e que “A Cidade” escrita pelo artista pernambucano Chico Science, a música “Criminalidade” de Edson Gomes; vídeo, produzido pelos bolsistas que demonstram o desenvolvimento e transformação da cidade de União dos Palmares ao longo dos anos. Os resultados apontam que o ensino da cidade nas aulas de Geografia é de extrema importância para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos. Para isso é importante a realização de seminários no intuito de despertar o interesse pelo processo dinâmico da cidade. Dessa forma conclui-se que a prática do seminário que aborde conteúdos referentes ao cotidiano dos alunos atrelado a uma escala global desenvolve uma inter-relação entre o ensino e aprendizagem de ambos envolvidos nesse processo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455
10.17648/diversitas-journal-v2i4.455
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v2i4.455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455/407
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 119-125
2525-5215
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275045502976