A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rafael Urubá da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Severo, Daniele da Silva, Silva, Luana Araujo da, Silva, Claudionor de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
DOI: 10.17648/diversitas-journal-v2i4.455
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455
Resumo: Refletir a importância da Geografia permite-nos entender o quanto esta ciência é essencial para a compreensão e intervenção na realidade social. O objetivo é discutir práticas pedagógicas dos bolsistas do PIBID do subprojeto de Geografia: “A Cidade no Ensino de Geografia”. As atividades pedagógicas tiveram etapas metodológicas importantes como: planejamento prévio; coleta de dados em livros, revistas e pesquisas na internet; músicas, de artistas brasileiros que abordam o tema cidade e que “A Cidade” escrita pelo artista pernambucano Chico Science, a música “Criminalidade” de Edson Gomes; vídeo, produzido pelos bolsistas que demonstram o desenvolvimento e transformação da cidade de União dos Palmares ao longo dos anos. Os resultados apontam que o ensino da cidade nas aulas de Geografia é de extrema importância para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos. Para isso é importante a realização de seminários no intuito de despertar o interesse pelo processo dinâmico da cidade. Dessa forma conclui-se que a prática do seminário que aborde conteúdos referentes ao cotidiano dos alunos atrelado a uma escala global desenvolve uma inter-relação entre o ensino e aprendizagem de ambos envolvidos nesse processo.
id UNEAL_573d16826ba2d209040afd1f93f8db2a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/455
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
spelling A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidadeRefletir a importância da Geografia permite-nos entender o quanto esta ciência é essencial para a compreensão e intervenção na realidade social. O objetivo é discutir práticas pedagógicas dos bolsistas do PIBID do subprojeto de Geografia: “A Cidade no Ensino de Geografia”. As atividades pedagógicas tiveram etapas metodológicas importantes como: planejamento prévio; coleta de dados em livros, revistas e pesquisas na internet; músicas, de artistas brasileiros que abordam o tema cidade e que “A Cidade” escrita pelo artista pernambucano Chico Science, a música “Criminalidade” de Edson Gomes; vídeo, produzido pelos bolsistas que demonstram o desenvolvimento e transformação da cidade de União dos Palmares ao longo dos anos. Os resultados apontam que o ensino da cidade nas aulas de Geografia é de extrema importância para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos. Para isso é importante a realização de seminários no intuito de despertar o interesse pelo processo dinâmico da cidade. Dessa forma conclui-se que a prática do seminário que aborde conteúdos referentes ao cotidiano dos alunos atrelado a uma escala global desenvolve uma inter-relação entre o ensino e aprendizagem de ambos envolvidos nesse processo.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/45510.17648/diversitas-journal-v2i4.455Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 119-1252525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455/407Copyright (c) 2019 Rafael Urubá da Silva, Daniele da Silva Severo, Luana Araujo da Silva, Claudionor de Oliveira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rafael Urubá daSevero, Daniele da SilvaSilva, Luana Araujo daSilva, Claudionor de Oliveira2021-08-19T20:51:24Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/455Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:46.852796Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
title A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
spellingShingle A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
Silva, Rafael Urubá da
Silva, Rafael Urubá da
title_short A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
title_full A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
title_fullStr A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
title_full_unstemmed A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
title_sort A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
author Silva, Rafael Urubá da
author_facet Silva, Rafael Urubá da
Silva, Rafael Urubá da
Severo, Daniele da Silva
Silva, Luana Araujo da
Silva, Claudionor de Oliveira
Severo, Daniele da Silva
Silva, Luana Araujo da
Silva, Claudionor de Oliveira
author_role author
author2 Severo, Daniele da Silva
Silva, Luana Araujo da
Silva, Claudionor de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rafael Urubá da
Severo, Daniele da Silva
Silva, Luana Araujo da
Silva, Claudionor de Oliveira
description Refletir a importância da Geografia permite-nos entender o quanto esta ciência é essencial para a compreensão e intervenção na realidade social. O objetivo é discutir práticas pedagógicas dos bolsistas do PIBID do subprojeto de Geografia: “A Cidade no Ensino de Geografia”. As atividades pedagógicas tiveram etapas metodológicas importantes como: planejamento prévio; coleta de dados em livros, revistas e pesquisas na internet; músicas, de artistas brasileiros que abordam o tema cidade e que “A Cidade” escrita pelo artista pernambucano Chico Science, a música “Criminalidade” de Edson Gomes; vídeo, produzido pelos bolsistas que demonstram o desenvolvimento e transformação da cidade de União dos Palmares ao longo dos anos. Os resultados apontam que o ensino da cidade nas aulas de Geografia é de extrema importância para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos. Para isso é importante a realização de seminários no intuito de despertar o interesse pelo processo dinâmico da cidade. Dessa forma conclui-se que a prática do seminário que aborde conteúdos referentes ao cotidiano dos alunos atrelado a uma escala global desenvolve uma inter-relação entre o ensino e aprendizagem de ambos envolvidos nesse processo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455
10.17648/diversitas-journal-v2i4.455
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v2i4.455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455/407
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 119-125
2525-5215
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1822182164251279360
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v2i4.455