A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
DOI: | 10.17648/diversitas-journal-v2i4.455 |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455 |
Resumo: | Refletir a importância da Geografia permite-nos entender o quanto esta ciência é essencial para a compreensão e intervenção na realidade social. O objetivo é discutir práticas pedagógicas dos bolsistas do PIBID do subprojeto de Geografia: “A Cidade no Ensino de Geografia”. As atividades pedagógicas tiveram etapas metodológicas importantes como: planejamento prévio; coleta de dados em livros, revistas e pesquisas na internet; músicas, de artistas brasileiros que abordam o tema cidade e que “A Cidade” escrita pelo artista pernambucano Chico Science, a música “Criminalidade” de Edson Gomes; vídeo, produzido pelos bolsistas que demonstram o desenvolvimento e transformação da cidade de União dos Palmares ao longo dos anos. Os resultados apontam que o ensino da cidade nas aulas de Geografia é de extrema importância para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos. Para isso é importante a realização de seminários no intuito de despertar o interesse pelo processo dinâmico da cidade. Dessa forma conclui-se que a prática do seminário que aborde conteúdos referentes ao cotidiano dos alunos atrelado a uma escala global desenvolve uma inter-relação entre o ensino e aprendizagem de ambos envolvidos nesse processo. |
id |
UNEAL_573d16826ba2d209040afd1f93f8db2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/455 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
spelling |
A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidadeRefletir a importância da Geografia permite-nos entender o quanto esta ciência é essencial para a compreensão e intervenção na realidade social. O objetivo é discutir práticas pedagógicas dos bolsistas do PIBID do subprojeto de Geografia: “A Cidade no Ensino de Geografia”. As atividades pedagógicas tiveram etapas metodológicas importantes como: planejamento prévio; coleta de dados em livros, revistas e pesquisas na internet; músicas, de artistas brasileiros que abordam o tema cidade e que “A Cidade” escrita pelo artista pernambucano Chico Science, a música “Criminalidade” de Edson Gomes; vídeo, produzido pelos bolsistas que demonstram o desenvolvimento e transformação da cidade de União dos Palmares ao longo dos anos. Os resultados apontam que o ensino da cidade nas aulas de Geografia é de extrema importância para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos. Para isso é importante a realização de seminários no intuito de despertar o interesse pelo processo dinâmico da cidade. Dessa forma conclui-se que a prática do seminário que aborde conteúdos referentes ao cotidiano dos alunos atrelado a uma escala global desenvolve uma inter-relação entre o ensino e aprendizagem de ambos envolvidos nesse processo.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/45510.17648/diversitas-journal-v2i4.455Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 119-1252525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455/407Copyright (c) 2019 Rafael Urubá da Silva, Daniele da Silva Severo, Luana Araujo da Silva, Claudionor de Oliveira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rafael Urubá daSevero, Daniele da SilvaSilva, Luana Araujo daSilva, Claudionor de Oliveira2021-08-19T20:51:24Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/455Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:46.852796Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade |
title |
A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade |
spellingShingle |
A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade Silva, Rafael Urubá da Silva, Rafael Urubá da |
title_short |
A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade |
title_full |
A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade |
title_fullStr |
A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade |
title_full_unstemmed |
A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade |
title_sort |
A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade |
author |
Silva, Rafael Urubá da |
author_facet |
Silva, Rafael Urubá da Silva, Rafael Urubá da Severo, Daniele da Silva Silva, Luana Araujo da Silva, Claudionor de Oliveira Severo, Daniele da Silva Silva, Luana Araujo da Silva, Claudionor de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Severo, Daniele da Silva Silva, Luana Araujo da Silva, Claudionor de Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rafael Urubá da Severo, Daniele da Silva Silva, Luana Araujo da Silva, Claudionor de Oliveira |
description |
Refletir a importância da Geografia permite-nos entender o quanto esta ciência é essencial para a compreensão e intervenção na realidade social. O objetivo é discutir práticas pedagógicas dos bolsistas do PIBID do subprojeto de Geografia: “A Cidade no Ensino de Geografia”. As atividades pedagógicas tiveram etapas metodológicas importantes como: planejamento prévio; coleta de dados em livros, revistas e pesquisas na internet; músicas, de artistas brasileiros que abordam o tema cidade e que “A Cidade” escrita pelo artista pernambucano Chico Science, a música “Criminalidade” de Edson Gomes; vídeo, produzido pelos bolsistas que demonstram o desenvolvimento e transformação da cidade de União dos Palmares ao longo dos anos. Os resultados apontam que o ensino da cidade nas aulas de Geografia é de extrema importância para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos. Para isso é importante a realização de seminários no intuito de despertar o interesse pelo processo dinâmico da cidade. Dessa forma conclui-se que a prática do seminário que aborde conteúdos referentes ao cotidiano dos alunos atrelado a uma escala global desenvolve uma inter-relação entre o ensino e aprendizagem de ambos envolvidos nesse processo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455 10.17648/diversitas-journal-v2i4.455 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v2i4.455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/455/407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.; 119-125 2525-5215 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1822182164251279360 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v2i4.455 |