As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2081 |
Resumo: | Esse artigo apresenta um estudo sobre três práticas performativas vivenciadas por crianças da Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre as experiências das crianças alagoanas com a cultura popular expressas nas brincadeiras populares Cambindas, Negas da Costa e Guerreiro Alagoano. A investigação consistiu numa pesquisa de campo, qualitativa e participante com inspiração etnográfica, por meio da proposição das práticas das brincadeiras populares com brincantes da cultura popular, professoras e crianças da educação infantil de três cidades alagoanas. Resultou na vivência das práticas dessas brincadeiras populares pelas crianças que ao conviverem com os brincantes e os mestres da cultura popular dos lugares, aprenderam, empoderam-se e transformaram suas salas de aulas em espaços de interações e brincadeiras interculturais e desfolclorizantes. |
id |
UNEAL_588ae5775e0802e04e6f7141e6935523 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2081 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação InfantilEducação Infantil, Cultura Popular , Performance.Esse artigo apresenta um estudo sobre três práticas performativas vivenciadas por crianças da Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre as experiências das crianças alagoanas com a cultura popular expressas nas brincadeiras populares Cambindas, Negas da Costa e Guerreiro Alagoano. A investigação consistiu numa pesquisa de campo, qualitativa e participante com inspiração etnográfica, por meio da proposição das práticas das brincadeiras populares com brincantes da cultura popular, professoras e crianças da educação infantil de três cidades alagoanas. Resultou na vivência das práticas dessas brincadeiras populares pelas crianças que ao conviverem com os brincantes e os mestres da cultura popular dos lugares, aprenderam, empoderam-se e transformaram suas salas de aulas em espaços de interações e brincadeiras interculturais e desfolclorizantes.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/208110.48017/dj.v7i2.2081Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores2525-521510.48017/dj.v7i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2081/1656Copyright (c) 2022 Bruno Rogério Duarte da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bruno Rogério Duarte da 2022-04-02T19:05:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2081Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:29.864322Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil |
title |
As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil |
spellingShingle |
As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil Silva, Bruno Rogério Duarte da Educação Infantil, Cultura Popular , Performance. |
title_short |
As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil |
title_full |
As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil |
title_fullStr |
As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil |
title_sort |
As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil |
author |
Silva, Bruno Rogério Duarte da |
author_facet |
Silva, Bruno Rogério Duarte da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bruno Rogério Duarte da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil, Cultura Popular , Performance. |
topic |
Educação Infantil, Cultura Popular , Performance. |
description |
Esse artigo apresenta um estudo sobre três práticas performativas vivenciadas por crianças da Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre as experiências das crianças alagoanas com a cultura popular expressas nas brincadeiras populares Cambindas, Negas da Costa e Guerreiro Alagoano. A investigação consistiu numa pesquisa de campo, qualitativa e participante com inspiração etnográfica, por meio da proposição das práticas das brincadeiras populares com brincantes da cultura popular, professoras e crianças da educação infantil de três cidades alagoanas. Resultou na vivência das práticas dessas brincadeiras populares pelas crianças que ao conviverem com os brincantes e os mestres da cultura popular dos lugares, aprenderam, empoderam-se e transformaram suas salas de aulas em espaços de interações e brincadeiras interculturais e desfolclorizantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2081 10.48017/dj.v7i2.2081 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2081 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i2.2081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2081/1656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Bruno Rogério Duarte da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Bruno Rogério Duarte da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores 2525-5215 10.48017/dj.v7i2 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279249244160 |