As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Rogério Duarte da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2081
Resumo: Esse artigo apresenta um estudo sobre três práticas performativas vivenciadas por crianças da Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre as experiências das crianças alagoanas com a cultura popular expressas nas brincadeiras populares Cambindas, Negas da Costa e Guerreiro Alagoano. A investigação consistiu numa pesquisa de campo, qualitativa e participante com inspiração etnográfica, por meio da proposição das práticas das brincadeiras populares com brincantes da cultura popular, professoras e crianças da educação infantil de três cidades alagoanas. Resultou na vivência das práticas dessas brincadeiras populares pelas crianças que ao conviverem com os brincantes e os mestres da cultura popular dos lugares, aprenderam, empoderam-se e transformaram suas salas de aulas em espaços de interações e brincadeiras interculturais e desfolclorizantes.
id UNEAL_588ae5775e0802e04e6f7141e6935523
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2081
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação InfantilEducação Infantil, Cultura Popular , Performance.Esse artigo apresenta um estudo sobre três práticas performativas vivenciadas por crianças da Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre as experiências das crianças alagoanas com a cultura popular expressas nas brincadeiras populares Cambindas, Negas da Costa e Guerreiro Alagoano. A investigação consistiu numa pesquisa de campo, qualitativa e participante com inspiração etnográfica, por meio da proposição das práticas das brincadeiras populares com brincantes da cultura popular, professoras e crianças da educação infantil de três cidades alagoanas. Resultou na vivência das práticas dessas brincadeiras populares pelas crianças que ao conviverem com os brincantes e os mestres da cultura popular dos lugares, aprenderam, empoderam-se e transformaram suas salas de aulas em espaços de interações e brincadeiras interculturais e desfolclorizantes.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/208110.48017/dj.v7i2.2081Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores2525-521510.48017/dj.v7i2reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2081/1656Copyright (c) 2022 Bruno Rogério Duarte da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bruno Rogério Duarte da 2022-04-02T19:05:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2081Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:29.864322Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil
title As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil
spellingShingle As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil
Silva, Bruno Rogério Duarte da
Educação Infantil, Cultura Popular , Performance.
title_short As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil
title_full As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil
title_fullStr As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil
title_full_unstemmed As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil
title_sort As crianças e a Cultura Popular – um estudo das brincadeiras populares na Educação Infantil
author Silva, Bruno Rogério Duarte da
author_facet Silva, Bruno Rogério Duarte da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Rogério Duarte da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil, Cultura Popular , Performance.
topic Educação Infantil, Cultura Popular , Performance.
description Esse artigo apresenta um estudo sobre três práticas performativas vivenciadas por crianças da Educação Infantil e tem como objetivo refletir sobre as experiências das crianças alagoanas com a cultura popular expressas nas brincadeiras populares Cambindas, Negas da Costa e Guerreiro Alagoano. A investigação consistiu numa pesquisa de campo, qualitativa e participante com inspiração etnográfica, por meio da proposição das práticas das brincadeiras populares com brincantes da cultura popular, professoras e crianças da educação infantil de três cidades alagoanas. Resultou na vivência das práticas dessas brincadeiras populares pelas crianças que ao conviverem com os brincantes e os mestres da cultura popular dos lugares, aprenderam, empoderam-se e transformaram suas salas de aulas em espaços de interações e brincadeiras interculturais e desfolclorizantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2081
10.48017/dj.v7i2.2081
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2081
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i2.2081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2081/1656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Bruno Rogério Duarte da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Bruno Rogério Duarte da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 2 (2022): Metodologias e práticas pedagógicas: a importância na formação de professores
2525-5215
10.48017/dj.v7i2
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279249244160