Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Anderson Soares de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Aldenir Feitosa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/591
Resumo: RESUMO: O campo educacional tem direcionado seus olhos para um ensino que integra a contextualização do tema cotidiano em aulas teóricas e práticas de química, a fim de propiciar um aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na formação de um cidadão. A presente pesquisa visou à aquisição de aulas práticas-teóricas de química num contexto cotidiano como proposta metodológica para alunos do ensino médio. Foram elaboradas aulas de química com assuntos de difícil compreensão para os discentes contextualizando com fatos do cotidiano e práticas de química, estas aulas práticas-teóricas foram aplicadas para alunos da rede estadual da cidade de Arapiraca-AL. Observou-se que as aulas estimularam os discentes de forma significativa, pois antes da aula o percentual de acertos dos questionários aplicados tinha sido de apenas 19,43% e após a frequência de acertos passou para 70,14%. Diante disso, ressalta-se que as aulas num contexto do cotidiano associada à prática e teoria, motivam os discentes e corroboram com o processo de ensino-aprendizagem que fundamenta sua formação.   Palavras-chave: Ensino; Práticas de química; Cotidiano.  ABSTRACT: The educational field has directed its eyes towards a teaching that integrates the contextualization of the daily theme in theoretical classes and practices of chemistry, in order to provide an improvement of the teaching-learning process in the formation of a citizen. The present research aimed at the acquisition of theoretical-practical classes of chemistry in a daily context as a methodological proposal for high school students. Chemistry classes were elaborated with subjects that were difficult to understand for the students contextualizing with daily facts and practices of chemistry, these practical-theoretical classes were applied to students of the state network of the city of Arapiraca-AL. It was observed that the classes stimulated the students significantly, because before the lesson the percentage of correct answers of the questionnaires applied was only 19.43% and after the frequency of correct answers passed to 70.14%. Facing this, it is emphasized that the classes in a context of daily life associated with practice and theory, motivate the students and corroborate with the teaching-learning process that underlies their formation. Keywords: Teaching; Chemistry practices; Daily.
id UNEAL_615e7e7ed792efe666bc6b0c330fc466
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/591
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidianoRESUMO: O campo educacional tem direcionado seus olhos para um ensino que integra a contextualização do tema cotidiano em aulas teóricas e práticas de química, a fim de propiciar um aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na formação de um cidadão. A presente pesquisa visou à aquisição de aulas práticas-teóricas de química num contexto cotidiano como proposta metodológica para alunos do ensino médio. Foram elaboradas aulas de química com assuntos de difícil compreensão para os discentes contextualizando com fatos do cotidiano e práticas de química, estas aulas práticas-teóricas foram aplicadas para alunos da rede estadual da cidade de Arapiraca-AL. Observou-se que as aulas estimularam os discentes de forma significativa, pois antes da aula o percentual de acertos dos questionários aplicados tinha sido de apenas 19,43% e após a frequência de acertos passou para 70,14%. Diante disso, ressalta-se que as aulas num contexto do cotidiano associada à prática e teoria, motivam os discentes e corroboram com o processo de ensino-aprendizagem que fundamenta sua formação.   Palavras-chave: Ensino; Práticas de química; Cotidiano.  ABSTRACT: The educational field has directed its eyes towards a teaching that integrates the contextualization of the daily theme in theoretical classes and practices of chemistry, in order to provide an improvement of the teaching-learning process in the formation of a citizen. The present research aimed at the acquisition of theoretical-practical classes of chemistry in a daily context as a methodological proposal for high school students. Chemistry classes were elaborated with subjects that were difficult to understand for the students contextualizing with daily facts and practices of chemistry, these practical-theoretical classes were applied to students of the state network of the city of Arapiraca-AL. It was observed that the classes stimulated the students significantly, because before the lesson the percentage of correct answers of the questionnaires applied was only 19.43% and after the frequency of correct answers passed to 70.14%. Facing this, it is emphasized that the classes in a context of daily life associated with practice and theory, motivate the students and corroborate with the teaching-learning process that underlies their formation. Keywords: Teaching; Chemistry practices; Daily.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/59110.17648/diversitas-journal-v3i1.591Diversitas Journal; v. 3 n. 1 (2018): Educação ambiental, uma intervenção necessária; 144-1562525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/591/541Copyright (c) 2019 Anderson Soares de Almeida, Aldenir Feitosa dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Anderson Soares deSantos, Aldenir Feitosa dos2021-08-19T20:34:11Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/591Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:50.217919Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidiano
title Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidiano
spellingShingle Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidiano
Almeida, Anderson Soares de
title_short Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidiano
title_full Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidiano
title_fullStr Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidiano
title_full_unstemmed Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidiano
title_sort Novas perspectivas metodológicas para o ensino de Química: prática e teoria contextualizada com o cotidiano
author Almeida, Anderson Soares de
author_facet Almeida, Anderson Soares de
Santos, Aldenir Feitosa dos
author_role author
author2 Santos, Aldenir Feitosa dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Anderson Soares de
Santos, Aldenir Feitosa dos
description RESUMO: O campo educacional tem direcionado seus olhos para um ensino que integra a contextualização do tema cotidiano em aulas teóricas e práticas de química, a fim de propiciar um aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na formação de um cidadão. A presente pesquisa visou à aquisição de aulas práticas-teóricas de química num contexto cotidiano como proposta metodológica para alunos do ensino médio. Foram elaboradas aulas de química com assuntos de difícil compreensão para os discentes contextualizando com fatos do cotidiano e práticas de química, estas aulas práticas-teóricas foram aplicadas para alunos da rede estadual da cidade de Arapiraca-AL. Observou-se que as aulas estimularam os discentes de forma significativa, pois antes da aula o percentual de acertos dos questionários aplicados tinha sido de apenas 19,43% e após a frequência de acertos passou para 70,14%. Diante disso, ressalta-se que as aulas num contexto do cotidiano associada à prática e teoria, motivam os discentes e corroboram com o processo de ensino-aprendizagem que fundamenta sua formação.   Palavras-chave: Ensino; Práticas de química; Cotidiano.  ABSTRACT: The educational field has directed its eyes towards a teaching that integrates the contextualization of the daily theme in theoretical classes and practices of chemistry, in order to provide an improvement of the teaching-learning process in the formation of a citizen. The present research aimed at the acquisition of theoretical-practical classes of chemistry in a daily context as a methodological proposal for high school students. Chemistry classes were elaborated with subjects that were difficult to understand for the students contextualizing with daily facts and practices of chemistry, these practical-theoretical classes were applied to students of the state network of the city of Arapiraca-AL. It was observed that the classes stimulated the students significantly, because before the lesson the percentage of correct answers of the questionnaires applied was only 19.43% and after the frequency of correct answers passed to 70.14%. Facing this, it is emphasized that the classes in a context of daily life associated with practice and theory, motivate the students and corroborate with the teaching-learning process that underlies their formation. Keywords: Teaching; Chemistry practices; Daily.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/591
10.17648/diversitas-journal-v3i1.591
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/591
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v3i1.591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/591/541
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Anderson Soares de Almeida, Aldenir Feitosa dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Anderson Soares de Almeida, Aldenir Feitosa dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 3 n. 1 (2018): Educação ambiental, uma intervenção necessária; 144-156
2525-5215
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275191255040