Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, David Christian de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/498
Resumo: Há no discurso educacional uma visível incongruência entre o que é dito/orientado e o que é constatado no tratamento do ensino-aprendizagem em sala de aula. Inserido na área Educação e Ensino, este artigo objetiva discutir a problemática apontada, levando em consideração um olhar qualitativo que apresentará, a partir de análises teórico-bibliográficas, um breve levantamento sobre as atuais práticas de ensino-aprendizagem e leis que regulamentam a prática dos professores de Língua Portuguesa (PCN (1997); PCNEM (2000); DCNEM (2013)), área escolhida para este momento. Como vozes de sustentação desta reflexão estão, por exemplo, Antunes (2003; 2014), Neves (1993), Pereira (2013; 2015), Silva e Neto (2013), A percepção de que não há um diálogo com os documentos que regulamentam o ensino de LP por parte dos profissionais da língua é muito esclarecedora, e justifica por que tem havido uma fragmentação no tocante ao trabalho com a leitura, a produção de textos e a reflexão gramatical e, ainda mais, por que os alunos, de sua parte, também experimentam situações de sala de aula em que visões conceituais e metodológicas diferentes entram em conflito.
id UNEAL_7c5ee1596d0035ab8a5116da3cff9e33
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/498
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexõesHá no discurso educacional uma visível incongruência entre o que é dito/orientado e o que é constatado no tratamento do ensino-aprendizagem em sala de aula. Inserido na área Educação e Ensino, este artigo objetiva discutir a problemática apontada, levando em consideração um olhar qualitativo que apresentará, a partir de análises teórico-bibliográficas, um breve levantamento sobre as atuais práticas de ensino-aprendizagem e leis que regulamentam a prática dos professores de Língua Portuguesa (PCN (1997); PCNEM (2000); DCNEM (2013)), área escolhida para este momento. Como vozes de sustentação desta reflexão estão, por exemplo, Antunes (2003; 2014), Neves (1993), Pereira (2013; 2015), Silva e Neto (2013), A percepção de que não há um diálogo com os documentos que regulamentam o ensino de LP por parte dos profissionais da língua é muito esclarecedora, e justifica por que tem havido uma fragmentação no tocante ao trabalho com a leitura, a produção de textos e a reflexão gramatical e, ainda mais, por que os alunos, de sua parte, também experimentam situações de sala de aula em que visões conceituais e metodológicas diferentes entram em conflito.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/49810.17648/diversitas-journal-v2i2.498Diversitas Journal; v. 2 n. 2 (2017): A ciência em movimento em todos os territórios; 256-2662525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/498/471Copyright (c) 2019 David Christian de Oliveira Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, David Christian de Oliveira2021-08-19T20:46:21Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/498Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:47.741310Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões
title Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões
spellingShingle Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões
Pereira, David Christian de Oliveira
title_short Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões
title_full Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões
title_fullStr Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões
title_full_unstemmed Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões
title_sort Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões
author Pereira, David Christian de Oliveira
author_facet Pereira, David Christian de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, David Christian de Oliveira
description Há no discurso educacional uma visível incongruência entre o que é dito/orientado e o que é constatado no tratamento do ensino-aprendizagem em sala de aula. Inserido na área Educação e Ensino, este artigo objetiva discutir a problemática apontada, levando em consideração um olhar qualitativo que apresentará, a partir de análises teórico-bibliográficas, um breve levantamento sobre as atuais práticas de ensino-aprendizagem e leis que regulamentam a prática dos professores de Língua Portuguesa (PCN (1997); PCNEM (2000); DCNEM (2013)), área escolhida para este momento. Como vozes de sustentação desta reflexão estão, por exemplo, Antunes (2003; 2014), Neves (1993), Pereira (2013; 2015), Silva e Neto (2013), A percepção de que não há um diálogo com os documentos que regulamentam o ensino de LP por parte dos profissionais da língua é muito esclarecedora, e justifica por que tem havido uma fragmentação no tocante ao trabalho com a leitura, a produção de textos e a reflexão gramatical e, ainda mais, por que os alunos, de sua parte, também experimentam situações de sala de aula em que visões conceituais e metodológicas diferentes entram em conflito.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/498
10.17648/diversitas-journal-v2i2.498
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/498
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v2i2.498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/498/471
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 David Christian de Oliveira Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 David Christian de Oliveira Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 2 n. 2 (2017): A ciência em movimento em todos os territórios; 256-266
2525-5215
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275079057408