Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/498 |
Resumo: | Há no discurso educacional uma visível incongruência entre o que é dito/orientado e o que é constatado no tratamento do ensino-aprendizagem em sala de aula. Inserido na área Educação e Ensino, este artigo objetiva discutir a problemática apontada, levando em consideração um olhar qualitativo que apresentará, a partir de análises teórico-bibliográficas, um breve levantamento sobre as atuais práticas de ensino-aprendizagem e leis que regulamentam a prática dos professores de Língua Portuguesa (PCN (1997); PCNEM (2000); DCNEM (2013)), área escolhida para este momento. Como vozes de sustentação desta reflexão estão, por exemplo, Antunes (2003; 2014), Neves (1993), Pereira (2013; 2015), Silva e Neto (2013), A percepção de que não há um diálogo com os documentos que regulamentam o ensino de LP por parte dos profissionais da língua é muito esclarecedora, e justifica por que tem havido uma fragmentação no tocante ao trabalho com a leitura, a produção de textos e a reflexão gramatical e, ainda mais, por que os alunos, de sua parte, também experimentam situações de sala de aula em que visões conceituais e metodológicas diferentes entram em conflito. |
id |
UNEAL_7c5ee1596d0035ab8a5116da3cff9e33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/498 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexõesHá no discurso educacional uma visível incongruência entre o que é dito/orientado e o que é constatado no tratamento do ensino-aprendizagem em sala de aula. Inserido na área Educação e Ensino, este artigo objetiva discutir a problemática apontada, levando em consideração um olhar qualitativo que apresentará, a partir de análises teórico-bibliográficas, um breve levantamento sobre as atuais práticas de ensino-aprendizagem e leis que regulamentam a prática dos professores de Língua Portuguesa (PCN (1997); PCNEM (2000); DCNEM (2013)), área escolhida para este momento. Como vozes de sustentação desta reflexão estão, por exemplo, Antunes (2003; 2014), Neves (1993), Pereira (2013; 2015), Silva e Neto (2013), A percepção de que não há um diálogo com os documentos que regulamentam o ensino de LP por parte dos profissionais da língua é muito esclarecedora, e justifica por que tem havido uma fragmentação no tocante ao trabalho com a leitura, a produção de textos e a reflexão gramatical e, ainda mais, por que os alunos, de sua parte, também experimentam situações de sala de aula em que visões conceituais e metodológicas diferentes entram em conflito.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2017-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/49810.17648/diversitas-journal-v2i2.498Diversitas Journal; v. 2 n. 2 (2017): A ciência em movimento em todos os territórios; 256-2662525-5215reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/498/471Copyright (c) 2019 David Christian de Oliveira Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, David Christian de Oliveira2021-08-19T20:46:21Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/498Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:47.741310Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões |
title |
Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões |
spellingShingle |
Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões Pereira, David Christian de Oliveira |
title_short |
Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões |
title_full |
Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões |
title_fullStr |
Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões |
title_full_unstemmed |
Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões |
title_sort |
Da legislação às práticas de sala de aula: algumas reflexões |
author |
Pereira, David Christian de Oliveira |
author_facet |
Pereira, David Christian de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, David Christian de Oliveira |
description |
Há no discurso educacional uma visível incongruência entre o que é dito/orientado e o que é constatado no tratamento do ensino-aprendizagem em sala de aula. Inserido na área Educação e Ensino, este artigo objetiva discutir a problemática apontada, levando em consideração um olhar qualitativo que apresentará, a partir de análises teórico-bibliográficas, um breve levantamento sobre as atuais práticas de ensino-aprendizagem e leis que regulamentam a prática dos professores de Língua Portuguesa (PCN (1997); PCNEM (2000); DCNEM (2013)), área escolhida para este momento. Como vozes de sustentação desta reflexão estão, por exemplo, Antunes (2003; 2014), Neves (1993), Pereira (2013; 2015), Silva e Neto (2013), A percepção de que não há um diálogo com os documentos que regulamentam o ensino de LP por parte dos profissionais da língua é muito esclarecedora, e justifica por que tem havido uma fragmentação no tocante ao trabalho com a leitura, a produção de textos e a reflexão gramatical e, ainda mais, por que os alunos, de sua parte, também experimentam situações de sala de aula em que visões conceituais e metodológicas diferentes entram em conflito. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/498 10.17648/diversitas-journal-v2i2.498 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/498 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v2i2.498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/498/471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 David Christian de Oliveira Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 David Christian de Oliveira Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 2 n. 2 (2017): A ciência em movimento em todos os territórios; 256-266 2525-5215 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275079057408 |