A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Aparecida Vieira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/620
Resumo: Diante da necessidade da prática pedagógica para promover a informação, o ambiente escolar ver-se obrigado a adotar novas didáticas, assim o rádio entra em foco, como um artefato inovador para atingir o lúdico, a interação e a aprendizagem. Diante disso, o presente trabalho discorre desde a função do rádio, o processo histórico pelo qual o mesmo passou para se consolidar, assim como traz uma reflexão sobre programas infantis, educação e a educomunicação, o som e a formação de imagens, a relação entre a família, escola e sociedade e a promoção da diversidade, acessibilidade e a cidadania. A metodologia efetivou-se a partir dos estudos realizados com determinadas literaturas afins, idas a campo em algumas escolas do município de Canhotinho e Garanhuns para coletar os dados quanti-qualitativos para a sistematização dos resultados e discussões apresentados ao longo deste processo. Assim, com este trabalho avaliou-se um programa radiofônico infantil como ferramenta pedagógica para a educação não formal da educação infantil, com a participação de alguns colaboradores essenciais para o desenvolvimento do mesmo, sinalizando a importância de programa para crianças.
id UNEAL_875d02570ba07caeaf9a1e09dbcc4ad3
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/620
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”Diante da necessidade da prática pedagógica para promover a informação, o ambiente escolar ver-se obrigado a adotar novas didáticas, assim o rádio entra em foco, como um artefato inovador para atingir o lúdico, a interação e a aprendizagem. Diante disso, o presente trabalho discorre desde a função do rádio, o processo histórico pelo qual o mesmo passou para se consolidar, assim como traz uma reflexão sobre programas infantis, educação e a educomunicação, o som e a formação de imagens, a relação entre a família, escola e sociedade e a promoção da diversidade, acessibilidade e a cidadania. A metodologia efetivou-se a partir dos estudos realizados com determinadas literaturas afins, idas a campo em algumas escolas do município de Canhotinho e Garanhuns para coletar os dados quanti-qualitativos para a sistematização dos resultados e discussões apresentados ao longo deste processo. Assim, com este trabalho avaliou-se um programa radiofônico infantil como ferramenta pedagógica para a educação não formal da educação infantil, com a participação de alguns colaboradores essenciais para o desenvolvimento do mesmo, sinalizando a importância de programa para crianças.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/62010.17648/diversitas-journal-v3i3.620Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 696-7252525-521510.17648/diversitas-journal-v3i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/620/656Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Aparecida Vieira de2021-08-19T20:10:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/620Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:51.405419Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”
title A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”
spellingShingle A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”
Melo, Maria Aparecida Vieira de
title_short A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”
title_full A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”
title_fullStr A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”
title_full_unstemmed A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”
title_sort A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”
author Melo, Maria Aparecida Vieira de
author_facet Melo, Maria Aparecida Vieira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maria Aparecida Vieira de
description Diante da necessidade da prática pedagógica para promover a informação, o ambiente escolar ver-se obrigado a adotar novas didáticas, assim o rádio entra em foco, como um artefato inovador para atingir o lúdico, a interação e a aprendizagem. Diante disso, o presente trabalho discorre desde a função do rádio, o processo histórico pelo qual o mesmo passou para se consolidar, assim como traz uma reflexão sobre programas infantis, educação e a educomunicação, o som e a formação de imagens, a relação entre a família, escola e sociedade e a promoção da diversidade, acessibilidade e a cidadania. A metodologia efetivou-se a partir dos estudos realizados com determinadas literaturas afins, idas a campo em algumas escolas do município de Canhotinho e Garanhuns para coletar os dados quanti-qualitativos para a sistematização dos resultados e discussões apresentados ao longo deste processo. Assim, com este trabalho avaliou-se um programa radiofônico infantil como ferramenta pedagógica para a educação não formal da educação infantil, com a participação de alguns colaboradores essenciais para o desenvolvimento do mesmo, sinalizando a importância de programa para crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/620
10.17648/diversitas-journal-v3i3.620
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/620
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v3i3.620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/620/656
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 696-725
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v3i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275539382272