A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/620 |
Resumo: | Diante da necessidade da prática pedagógica para promover a informação, o ambiente escolar ver-se obrigado a adotar novas didáticas, assim o rádio entra em foco, como um artefato inovador para atingir o lúdico, a interação e a aprendizagem. Diante disso, o presente trabalho discorre desde a função do rádio, o processo histórico pelo qual o mesmo passou para se consolidar, assim como traz uma reflexão sobre programas infantis, educação e a educomunicação, o som e a formação de imagens, a relação entre a família, escola e sociedade e a promoção da diversidade, acessibilidade e a cidadania. A metodologia efetivou-se a partir dos estudos realizados com determinadas literaturas afins, idas a campo em algumas escolas do município de Canhotinho e Garanhuns para coletar os dados quanti-qualitativos para a sistematização dos resultados e discussões apresentados ao longo deste processo. Assim, com este trabalho avaliou-se um programa radiofônico infantil como ferramenta pedagógica para a educação não formal da educação infantil, com a participação de alguns colaboradores essenciais para o desenvolvimento do mesmo, sinalizando a importância de programa para crianças. |
id |
UNEAL_875d02570ba07caeaf9a1e09dbcc4ad3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/620 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação informal para crianças através do “o Uaguinho”Diante da necessidade da prática pedagógica para promover a informação, o ambiente escolar ver-se obrigado a adotar novas didáticas, assim o rádio entra em foco, como um artefato inovador para atingir o lúdico, a interação e a aprendizagem. Diante disso, o presente trabalho discorre desde a função do rádio, o processo histórico pelo qual o mesmo passou para se consolidar, assim como traz uma reflexão sobre programas infantis, educação e a educomunicação, o som e a formação de imagens, a relação entre a família, escola e sociedade e a promoção da diversidade, acessibilidade e a cidadania. A metodologia efetivou-se a partir dos estudos realizados com determinadas literaturas afins, idas a campo em algumas escolas do município de Canhotinho e Garanhuns para coletar os dados quanti-qualitativos para a sistematização dos resultados e discussões apresentados ao longo deste processo. Assim, com este trabalho avaliou-se um programa radiofônico infantil como ferramenta pedagógica para a educação não formal da educação infantil, com a participação de alguns colaboradores essenciais para o desenvolvimento do mesmo, sinalizando a importância de programa para crianças.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/62010.17648/diversitas-journal-v3i3.620Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 696-7252525-521510.17648/diversitas-journal-v3i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/620/656Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Aparecida Vieira de2021-08-19T20:10:13Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/620Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:51.405419Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação informal para crianças através do “o Uaguinho” |
title |
A educação informal para crianças através do “o Uaguinho” |
spellingShingle |
A educação informal para crianças através do “o Uaguinho” Melo, Maria Aparecida Vieira de |
title_short |
A educação informal para crianças através do “o Uaguinho” |
title_full |
A educação informal para crianças através do “o Uaguinho” |
title_fullStr |
A educação informal para crianças através do “o Uaguinho” |
title_full_unstemmed |
A educação informal para crianças através do “o Uaguinho” |
title_sort |
A educação informal para crianças através do “o Uaguinho” |
author |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_facet |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Maria Aparecida Vieira de |
description |
Diante da necessidade da prática pedagógica para promover a informação, o ambiente escolar ver-se obrigado a adotar novas didáticas, assim o rádio entra em foco, como um artefato inovador para atingir o lúdico, a interação e a aprendizagem. Diante disso, o presente trabalho discorre desde a função do rádio, o processo histórico pelo qual o mesmo passou para se consolidar, assim como traz uma reflexão sobre programas infantis, educação e a educomunicação, o som e a formação de imagens, a relação entre a família, escola e sociedade e a promoção da diversidade, acessibilidade e a cidadania. A metodologia efetivou-se a partir dos estudos realizados com determinadas literaturas afins, idas a campo em algumas escolas do município de Canhotinho e Garanhuns para coletar os dados quanti-qualitativos para a sistematização dos resultados e discussões apresentados ao longo deste processo. Assim, com este trabalho avaliou-se um programa radiofônico infantil como ferramenta pedagógica para a educação não formal da educação infantil, com a participação de alguns colaboradores essenciais para o desenvolvimento do mesmo, sinalizando a importância de programa para crianças. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/620 10.17648/diversitas-journal-v3i3.620 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/620 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v3i3.620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/620/656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 696-725 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v3i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275539382272 |