Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/322 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa enlaça um relato e sua verificação junto a uma experiência didática pedagógica que envolve uma estratégia de ensino da Matemática como proposta de fomentar o processo de ensino-aprendizagem, realizado com alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental, no Munícipio de Maceió/AL. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados para averiguar se a intervenção didática pedagógica do professor no construir um ambiente de estudo apresenta um maior sentido de aprendizagem da disciplina e que, a relação entre a postura do prestar atenção e do não copiar no momento da explicação dos conteúdos reproduz na melhoria do aprender. Os resultados mostram que a inserção desta estratégia de ensino cria um ambiente de sala de aula com maior participação e interação por parte dos alunos, fomenta a empatia com a área de estudo e contribui para um aprendizado mais significativo e prazeroso da Matemática. |
id |
UNEAL_a47a12fbe6d828960a599e3a50bce6ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/322 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemáticaEste trabalho de pesquisa enlaça um relato e sua verificação junto a uma experiência didática pedagógica que envolve uma estratégia de ensino da Matemática como proposta de fomentar o processo de ensino-aprendizagem, realizado com alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental, no Munícipio de Maceió/AL. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados para averiguar se a intervenção didática pedagógica do professor no construir um ambiente de estudo apresenta um maior sentido de aprendizagem da disciplina e que, a relação entre a postura do prestar atenção e do não copiar no momento da explicação dos conteúdos reproduz na melhoria do aprender. Os resultados mostram que a inserção desta estratégia de ensino cria um ambiente de sala de aula com maior participação e interação por parte dos alunos, fomenta a empatia com a área de estudo e contribui para um aprendizado mais significativo e prazeroso da Matemática. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/32210.17648/diversitas-journal-v1i3.322Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 371-3792525-521510.17648/diversitas-journal-v1i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/322/374Copyright (c) 2019 Allan Gomes dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Allan Gomes dos2021-08-19T21:02:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/322Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:44.407556Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática |
title |
Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática |
spellingShingle |
Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática Santos, Allan Gomes dos |
title_short |
Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática |
title_full |
Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática |
title_fullStr |
Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática |
title_full_unstemmed |
Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática |
title_sort |
Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática |
author |
Santos, Allan Gomes dos |
author_facet |
Santos, Allan Gomes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Allan Gomes dos |
description |
Este trabalho de pesquisa enlaça um relato e sua verificação junto a uma experiência didática pedagógica que envolve uma estratégia de ensino da Matemática como proposta de fomentar o processo de ensino-aprendizagem, realizado com alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental, no Munícipio de Maceió/AL. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados para averiguar se a intervenção didática pedagógica do professor no construir um ambiente de estudo apresenta um maior sentido de aprendizagem da disciplina e que, a relação entre a postura do prestar atenção e do não copiar no momento da explicação dos conteúdos reproduz na melhoria do aprender. Os resultados mostram que a inserção desta estratégia de ensino cria um ambiente de sala de aula com maior participação e interação por parte dos alunos, fomenta a empatia com a área de estudo e contribui para um aprendizado mais significativo e prazeroso da Matemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/322 10.17648/diversitas-journal-v1i3.322 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/322 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v1i3.322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/322/374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Allan Gomes dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Allan Gomes dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 371-379 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v1i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051274648092672 |