Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Allan Gomes dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/322
Resumo: Este trabalho de pesquisa enlaça um relato e sua verificação junto a uma experiência didática pedagógica que envolve uma estratégia de ensino da Matemática como proposta de fomentar o processo de ensino-aprendizagem, realizado com alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental, no Munícipio de Maceió/AL. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados para averiguar se a intervenção didática pedagógica do professor no construir um ambiente de estudo apresenta um maior sentido de aprendizagem da disciplina e que, a relação entre a postura do prestar atenção e do não copiar no momento da explicação dos conteúdos reproduz na melhoria do aprender. Os resultados mostram que a inserção desta estratégia de ensino cria um ambiente de sala de aula com maior participação e interação por parte dos alunos, fomenta a empatia com a área de estudo e contribui para um aprendizado mais significativo e prazeroso da Matemática. 
id UNEAL_a47a12fbe6d828960a599e3a50bce6ef
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/322
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemáticaEste trabalho de pesquisa enlaça um relato e sua verificação junto a uma experiência didática pedagógica que envolve uma estratégia de ensino da Matemática como proposta de fomentar o processo de ensino-aprendizagem, realizado com alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental, no Munícipio de Maceió/AL. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados para averiguar se a intervenção didática pedagógica do professor no construir um ambiente de estudo apresenta um maior sentido de aprendizagem da disciplina e que, a relação entre a postura do prestar atenção e do não copiar no momento da explicação dos conteúdos reproduz na melhoria do aprender. Os resultados mostram que a inserção desta estratégia de ensino cria um ambiente de sala de aula com maior participação e interação por parte dos alunos, fomenta a empatia com a área de estudo e contribui para um aprendizado mais significativo e prazeroso da Matemática. Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/32210.17648/diversitas-journal-v1i3.322Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 371-3792525-521510.17648/diversitas-journal-v1i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/322/374Copyright (c) 2019 Allan Gomes dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Allan Gomes dos2021-08-19T21:02:44Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/322Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:44.407556Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática
title Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática
spellingShingle Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática
Santos, Allan Gomes dos
title_short Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática
title_full Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática
title_fullStr Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática
title_full_unstemmed Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática
title_sort Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática
author Santos, Allan Gomes dos
author_facet Santos, Allan Gomes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Allan Gomes dos
description Este trabalho de pesquisa enlaça um relato e sua verificação junto a uma experiência didática pedagógica que envolve uma estratégia de ensino da Matemática como proposta de fomentar o processo de ensino-aprendizagem, realizado com alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental, no Munícipio de Maceió/AL. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados para averiguar se a intervenção didática pedagógica do professor no construir um ambiente de estudo apresenta um maior sentido de aprendizagem da disciplina e que, a relação entre a postura do prestar atenção e do não copiar no momento da explicação dos conteúdos reproduz na melhoria do aprender. Os resultados mostram que a inserção desta estratégia de ensino cria um ambiente de sala de aula com maior participação e interação por parte dos alunos, fomenta a empatia com a área de estudo e contribui para um aprendizado mais significativo e prazeroso da Matemática. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/322
10.17648/diversitas-journal-v1i3.322
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/322
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v1i3.322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/322/374
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Allan Gomes dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Allan Gomes dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 1 n. 3 (2016): O ensino e a prática: manter a qualidade é o desafio; 371-379
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v1i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051274648092672