Dance at school: an experience on Pibid

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, José Firmino dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Emília de Araújo Melo Neta , Maria, Marli Caetano de Oliveira , Carla, Karollyne dos Santos Rodrigues , Andressa, Samuel Ferreira , José, Elizabete de Andrade Silva , Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2192
Resumo: Este estudo tem como objetivo relatar experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com a unidade temática dança em uma escola de ensino público do município de Maceió, nas turmas do oitavo ano, durante as aulas de Educação Física. Dessa forma, leva-se a dança para o âmbito escolar, apresentando-a como um conteúdo fundamental para o planejamento das atividades pedagógicas. Os procedimentos metodológicos envolveram atividades ministradas para os escolares por meio de intervenções planejadas pela equipe de integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência, subprojeto Educação Física. O tema proposto foi trabalhado de forma lúdica e interativa, a fim de mostrar sua importância no desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo, na busca de novos conhecimentos e no alcance da autonomia dos alunos. Foram utilizados como recursos didáticos dois questionários, vídeos e desenhos. Devido à pandemia da Covid-19, recorremos à plataforma do Formulário Google, e o aplicativo Whatsapp, sendo o planejamento das ações realizado pela plataforma Google Meet. O resultado da experiência mostrou boa aceitação e participação dos escolares nas atividades, estudante que gostam de dançar, os estilos de dança mais frequentemente foi o funk e o forró, levando-nos à conclusão de que, embora os escolares tenham conhecimento da existência desse conteúdo, existem muitas barreiras, timidez dos alunos, pouco preparo dos professores e dificuldades de espaços, que bloqueiam sua conexão com essa prática, sendo evidente e importante que a experiência com a dança deve ser inserida no ambiente escolar ao ponto de naturalizá-la nesse contexto.
id UNEAL_b7e72620a7a5fcd1cf987b3e9a8f0827
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2192
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Dance at school: an experience on PibidDança na escola: uma experiência no PibidDançaEducação Físicaconsciência corporalEste estudo tem como objetivo relatar experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com a unidade temática dança em uma escola de ensino público do município de Maceió, nas turmas do oitavo ano, durante as aulas de Educação Física. Dessa forma, leva-se a dança para o âmbito escolar, apresentando-a como um conteúdo fundamental para o planejamento das atividades pedagógicas. Os procedimentos metodológicos envolveram atividades ministradas para os escolares por meio de intervenções planejadas pela equipe de integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência, subprojeto Educação Física. O tema proposto foi trabalhado de forma lúdica e interativa, a fim de mostrar sua importância no desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo, na busca de novos conhecimentos e no alcance da autonomia dos alunos. Foram utilizados como recursos didáticos dois questionários, vídeos e desenhos. Devido à pandemia da Covid-19, recorremos à plataforma do Formulário Google, e o aplicativo Whatsapp, sendo o planejamento das ações realizado pela plataforma Google Meet. O resultado da experiência mostrou boa aceitação e participação dos escolares nas atividades, estudante que gostam de dançar, os estilos de dança mais frequentemente foi o funk e o forró, levando-nos à conclusão de que, embora os escolares tenham conhecimento da existência desse conteúdo, existem muitas barreiras, timidez dos alunos, pouco preparo dos professores e dificuldades de espaços, que bloqueiam sua conexão com essa prática, sendo evidente e importante que a experiência com a dança deve ser inserida no ambiente escolar ao ponto de naturalizá-la nesse contexto.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/219210.48017/dj.v7i4.2192Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2192/1816Copyright (c) 2022 José Firmino dos Santos Junior, Maria Emília de Araújo Melo Neta , Carla Marli Caetano de Oliveira , Andressa Karollyne dos Santos Rodrigues , José Samuel Ferreira , Maria Elizabete de Andrade Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJunior, José Firmino dos SantosEmília de Araújo Melo Neta , Maria Marli Caetano de Oliveira , CarlaKarollyne dos Santos Rodrigues , AndressaSamuel Ferreira , JoséElizabete de Andrade Silva , Maria2022-10-10T03:23:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2192Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:32.839718Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Dance at school: an experience on Pibid
Dança na escola: uma experiência no Pibid
title Dance at school: an experience on Pibid
spellingShingle Dance at school: an experience on Pibid
Junior, José Firmino dos Santos
Dança
Educação Física
consciência corporal
title_short Dance at school: an experience on Pibid
title_full Dance at school: an experience on Pibid
title_fullStr Dance at school: an experience on Pibid
title_full_unstemmed Dance at school: an experience on Pibid
title_sort Dance at school: an experience on Pibid
author Junior, José Firmino dos Santos
author_facet Junior, José Firmino dos Santos
Emília de Araújo Melo Neta , Maria
Marli Caetano de Oliveira , Carla
Karollyne dos Santos Rodrigues , Andressa
Samuel Ferreira , José
Elizabete de Andrade Silva , Maria
author_role author
author2 Emília de Araújo Melo Neta , Maria
Marli Caetano de Oliveira , Carla
Karollyne dos Santos Rodrigues , Andressa
Samuel Ferreira , José
Elizabete de Andrade Silva , Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, José Firmino dos Santos
Emília de Araújo Melo Neta , Maria
Marli Caetano de Oliveira , Carla
Karollyne dos Santos Rodrigues , Andressa
Samuel Ferreira , José
Elizabete de Andrade Silva , Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação Física
consciência corporal
topic Dança
Educação Física
consciência corporal
description Este estudo tem como objetivo relatar experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com a unidade temática dança em uma escola de ensino público do município de Maceió, nas turmas do oitavo ano, durante as aulas de Educação Física. Dessa forma, leva-se a dança para o âmbito escolar, apresentando-a como um conteúdo fundamental para o planejamento das atividades pedagógicas. Os procedimentos metodológicos envolveram atividades ministradas para os escolares por meio de intervenções planejadas pela equipe de integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência, subprojeto Educação Física. O tema proposto foi trabalhado de forma lúdica e interativa, a fim de mostrar sua importância no desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo, na busca de novos conhecimentos e no alcance da autonomia dos alunos. Foram utilizados como recursos didáticos dois questionários, vídeos e desenhos. Devido à pandemia da Covid-19, recorremos à plataforma do Formulário Google, e o aplicativo Whatsapp, sendo o planejamento das ações realizado pela plataforma Google Meet. O resultado da experiência mostrou boa aceitação e participação dos escolares nas atividades, estudante que gostam de dançar, os estilos de dança mais frequentemente foi o funk e o forró, levando-nos à conclusão de que, embora os escolares tenham conhecimento da existência desse conteúdo, existem muitas barreiras, timidez dos alunos, pouco preparo dos professores e dificuldades de espaços, que bloqueiam sua conexão com essa prática, sendo evidente e importante que a experiência com a dança deve ser inserida no ambiente escolar ao ponto de naturalizá-la nesse contexto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2192
10.48017/dj.v7i4.2192
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2192
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i4.2192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2192/1816
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento
2525-5215
10.48017/dj.v7i4
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051279629877248