Dance at school: an experience on Pibid
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2192 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo relatar experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com a unidade temática dança em uma escola de ensino público do município de Maceió, nas turmas do oitavo ano, durante as aulas de Educação Física. Dessa forma, leva-se a dança para o âmbito escolar, apresentando-a como um conteúdo fundamental para o planejamento das atividades pedagógicas. Os procedimentos metodológicos envolveram atividades ministradas para os escolares por meio de intervenções planejadas pela equipe de integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência, subprojeto Educação Física. O tema proposto foi trabalhado de forma lúdica e interativa, a fim de mostrar sua importância no desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo, na busca de novos conhecimentos e no alcance da autonomia dos alunos. Foram utilizados como recursos didáticos dois questionários, vídeos e desenhos. Devido à pandemia da Covid-19, recorremos à plataforma do Formulário Google, e o aplicativo Whatsapp, sendo o planejamento das ações realizado pela plataforma Google Meet. O resultado da experiência mostrou boa aceitação e participação dos escolares nas atividades, estudante que gostam de dançar, os estilos de dança mais frequentemente foi o funk e o forró, levando-nos à conclusão de que, embora os escolares tenham conhecimento da existência desse conteúdo, existem muitas barreiras, timidez dos alunos, pouco preparo dos professores e dificuldades de espaços, que bloqueiam sua conexão com essa prática, sendo evidente e importante que a experiência com a dança deve ser inserida no ambiente escolar ao ponto de naturalizá-la nesse contexto. |
id |
UNEAL_b7e72620a7a5fcd1cf987b3e9a8f0827 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2192 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Dance at school: an experience on PibidDança na escola: uma experiência no PibidDançaEducação Físicaconsciência corporalEste estudo tem como objetivo relatar experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com a unidade temática dança em uma escola de ensino público do município de Maceió, nas turmas do oitavo ano, durante as aulas de Educação Física. Dessa forma, leva-se a dança para o âmbito escolar, apresentando-a como um conteúdo fundamental para o planejamento das atividades pedagógicas. Os procedimentos metodológicos envolveram atividades ministradas para os escolares por meio de intervenções planejadas pela equipe de integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência, subprojeto Educação Física. O tema proposto foi trabalhado de forma lúdica e interativa, a fim de mostrar sua importância no desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo, na busca de novos conhecimentos e no alcance da autonomia dos alunos. Foram utilizados como recursos didáticos dois questionários, vídeos e desenhos. Devido à pandemia da Covid-19, recorremos à plataforma do Formulário Google, e o aplicativo Whatsapp, sendo o planejamento das ações realizado pela plataforma Google Meet. O resultado da experiência mostrou boa aceitação e participação dos escolares nas atividades, estudante que gostam de dançar, os estilos de dança mais frequentemente foi o funk e o forró, levando-nos à conclusão de que, embora os escolares tenham conhecimento da existência desse conteúdo, existem muitas barreiras, timidez dos alunos, pouco preparo dos professores e dificuldades de espaços, que bloqueiam sua conexão com essa prática, sendo evidente e importante que a experiência com a dança deve ser inserida no ambiente escolar ao ponto de naturalizá-la nesse contexto.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/219210.48017/dj.v7i4.2192Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento2525-521510.48017/dj.v7i4reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2192/1816Copyright (c) 2022 José Firmino dos Santos Junior, Maria Emília de Araújo Melo Neta , Carla Marli Caetano de Oliveira , Andressa Karollyne dos Santos Rodrigues , José Samuel Ferreira , Maria Elizabete de Andrade Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJunior, José Firmino dos SantosEmília de Araújo Melo Neta , Maria Marli Caetano de Oliveira , CarlaKarollyne dos Santos Rodrigues , AndressaSamuel Ferreira , JoséElizabete de Andrade Silva , Maria2022-10-10T03:23:33Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2192Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:32.839718Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dance at school: an experience on Pibid Dança na escola: uma experiência no Pibid |
title |
Dance at school: an experience on Pibid |
spellingShingle |
Dance at school: an experience on Pibid Junior, José Firmino dos Santos Dança Educação Física consciência corporal |
title_short |
Dance at school: an experience on Pibid |
title_full |
Dance at school: an experience on Pibid |
title_fullStr |
Dance at school: an experience on Pibid |
title_full_unstemmed |
Dance at school: an experience on Pibid |
title_sort |
Dance at school: an experience on Pibid |
author |
Junior, José Firmino dos Santos |
author_facet |
Junior, José Firmino dos Santos Emília de Araújo Melo Neta , Maria Marli Caetano de Oliveira , Carla Karollyne dos Santos Rodrigues , Andressa Samuel Ferreira , José Elizabete de Andrade Silva , Maria |
author_role |
author |
author2 |
Emília de Araújo Melo Neta , Maria Marli Caetano de Oliveira , Carla Karollyne dos Santos Rodrigues , Andressa Samuel Ferreira , José Elizabete de Andrade Silva , Maria |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, José Firmino dos Santos Emília de Araújo Melo Neta , Maria Marli Caetano de Oliveira , Carla Karollyne dos Santos Rodrigues , Andressa Samuel Ferreira , José Elizabete de Andrade Silva , Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Educação Física consciência corporal |
topic |
Dança Educação Física consciência corporal |
description |
Este estudo tem como objetivo relatar experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência com a unidade temática dança em uma escola de ensino público do município de Maceió, nas turmas do oitavo ano, durante as aulas de Educação Física. Dessa forma, leva-se a dança para o âmbito escolar, apresentando-a como um conteúdo fundamental para o planejamento das atividades pedagógicas. Os procedimentos metodológicos envolveram atividades ministradas para os escolares por meio de intervenções planejadas pela equipe de integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência, subprojeto Educação Física. O tema proposto foi trabalhado de forma lúdica e interativa, a fim de mostrar sua importância no desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo, na busca de novos conhecimentos e no alcance da autonomia dos alunos. Foram utilizados como recursos didáticos dois questionários, vídeos e desenhos. Devido à pandemia da Covid-19, recorremos à plataforma do Formulário Google, e o aplicativo Whatsapp, sendo o planejamento das ações realizado pela plataforma Google Meet. O resultado da experiência mostrou boa aceitação e participação dos escolares nas atividades, estudante que gostam de dançar, os estilos de dança mais frequentemente foi o funk e o forró, levando-nos à conclusão de que, embora os escolares tenham conhecimento da existência desse conteúdo, existem muitas barreiras, timidez dos alunos, pouco preparo dos professores e dificuldades de espaços, que bloqueiam sua conexão com essa prática, sendo evidente e importante que a experiência com a dança deve ser inserida no ambiente escolar ao ponto de naturalizá-la nesse contexto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2192 10.48017/dj.v7i4.2192 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2192 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i4.2192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2192/1816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 4 (2022): A força do associativismo é sempre alternativa para o desenvolvimento 2525-5215 10.48017/dj.v7i4 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279629877248 |