A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1923 |
Resumo: | Esse trabalho teve como objetivo fazer um levantamento, em algumas escolas da cidade de Arapiraca, Alagoas, a respeito do uso do Instagram como recurso educativo nessa época de pandemia que estamos vivendo. Uma vez que as redes sociais vêm fazendo parte da vida dos jovens que estão cada vez mais conectados, pode-se considerar esse meio de comunicação e interação como uma ferramenta de ensino facilitadora da aprendizagem. Compreende-se a importância de inserir o meio em que o jovem está conectado em um universo de estudo, tornando o ensino mais atrativo e interessante através da tecnologia. Para a realização do presente trabalho nos valemos da pesquisa documental e da aplicação de questionário (formulário google), em duas escolas públicas e uma escola particular da cidade de Arapiraca, obtendo-se o total de 127 respostas. Foi possível verificar que os alunos apontam positivamente o uso do instagram para o ensino, e que a maioria utiliza essa rede. Porém, observou-se que as escolas não utilizam a rede a seu favor como ferramenta de ensino. Estes dois dados contraditórios nos motivou a dar continuidade com esta pesquisa. Assim, buscaremos no próximo trabalho criar uma página de studygram para socializar com as escolas. Almejamos sensibilizar a equipe diretiva das escolas a fazerem mais uso destas mídias digitais contribuindo para um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e rico. |
id |
UNEAL_b9360e5f890266fa8aaddd2d1a3a2b35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/1923 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19Esse trabalho teve como objetivo fazer um levantamento, em algumas escolas da cidade de Arapiraca, Alagoas, a respeito do uso do Instagram como recurso educativo nessa época de pandemia que estamos vivendo. Uma vez que as redes sociais vêm fazendo parte da vida dos jovens que estão cada vez mais conectados, pode-se considerar esse meio de comunicação e interação como uma ferramenta de ensino facilitadora da aprendizagem. Compreende-se a importância de inserir o meio em que o jovem está conectado em um universo de estudo, tornando o ensino mais atrativo e interessante através da tecnologia. Para a realização do presente trabalho nos valemos da pesquisa documental e da aplicação de questionário (formulário google), em duas escolas públicas e uma escola particular da cidade de Arapiraca, obtendo-se o total de 127 respostas. Foi possível verificar que os alunos apontam positivamente o uso do instagram para o ensino, e que a maioria utiliza essa rede. Porém, observou-se que as escolas não utilizam a rede a seu favor como ferramenta de ensino. Estes dois dados contraditórios nos motivou a dar continuidade com esta pesquisa. Assim, buscaremos no próximo trabalho criar uma página de studygram para socializar com as escolas. Almejamos sensibilizar a equipe diretiva das escolas a fazerem mais uso destas mídias digitais contribuindo para um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e rico.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/192310.48017/dj.v7i1.1923Diversitas Journal; Vol. 7 No. 1 (2022): Breaking paradigms and social changes: the new challenges for science ; 0424-0434Diversitas Journal; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Rompiendo paradigmas y cambios sociales: nuevos desafíos para la ciencia; 0424-0434Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0424-04342525-521510.48017/dj.v7i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1923/1605Copyright (c) 2021 ZEFERINO, Ana FS, SILVA, claudevanio da, SILVA, José Atalvânio dahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFlávia dos Santos Zeferino, AnaSilva, Claudevânio daSilva, José Atalvânio da2024-04-19T19:54:20Zoai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/1923Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2024-04-19T19:54:20Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19 |
title |
A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19 |
spellingShingle |
A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19 Flávia dos Santos Zeferino, Ana |
title_short |
A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19 |
title_full |
A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19 |
title_fullStr |
A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19 |
title_sort |
A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19 |
author |
Flávia dos Santos Zeferino, Ana |
author_facet |
Flávia dos Santos Zeferino, Ana Silva, Claudevânio da Silva, José Atalvânio da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Claudevânio da Silva, José Atalvânio da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flávia dos Santos Zeferino, Ana Silva, Claudevânio da Silva, José Atalvânio da |
description |
Esse trabalho teve como objetivo fazer um levantamento, em algumas escolas da cidade de Arapiraca, Alagoas, a respeito do uso do Instagram como recurso educativo nessa época de pandemia que estamos vivendo. Uma vez que as redes sociais vêm fazendo parte da vida dos jovens que estão cada vez mais conectados, pode-se considerar esse meio de comunicação e interação como uma ferramenta de ensino facilitadora da aprendizagem. Compreende-se a importância de inserir o meio em que o jovem está conectado em um universo de estudo, tornando o ensino mais atrativo e interessante através da tecnologia. Para a realização do presente trabalho nos valemos da pesquisa documental e da aplicação de questionário (formulário google), em duas escolas públicas e uma escola particular da cidade de Arapiraca, obtendo-se o total de 127 respostas. Foi possível verificar que os alunos apontam positivamente o uso do instagram para o ensino, e que a maioria utiliza essa rede. Porém, observou-se que as escolas não utilizam a rede a seu favor como ferramenta de ensino. Estes dois dados contraditórios nos motivou a dar continuidade com esta pesquisa. Assim, buscaremos no próximo trabalho criar uma página de studygram para socializar com as escolas. Almejamos sensibilizar a equipe diretiva das escolas a fazerem mais uso destas mídias digitais contribuindo para um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e rico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1923 10.48017/dj.v7i1.1923 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1923 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i1.1923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1923/1605 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 ZEFERINO, Ana FS, SILVA, claudevanio da, SILVA, José Atalvânio da https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 ZEFERINO, Ana FS, SILVA, claudevanio da, SILVA, José Atalvânio da https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; Vol. 7 No. 1 (2022): Breaking paradigms and social changes: the new challenges for science ; 0424-0434 Diversitas Journal; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Rompiendo paradigmas y cambios sociales: nuevos desafíos para la ciencia; 0424-0434 Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0424-0434 2525-5215 10.48017/dj.v7i1 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051272116830208 |