A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flávia dos Santos Zeferino, Ana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Claudevânio da, Silva, José Atalvânio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1923
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo fazer um levantamento, em algumas escolas da cidade de Arapiraca, Alagoas, a respeito do uso do Instagram como recurso educativo nessa época de pandemia que estamos vivendo. Uma vez que as redes sociais vêm fazendo parte da vida dos jovens que estão cada vez mais conectados, pode-se considerar esse meio de comunicação e interação como uma ferramenta de ensino facilitadora da aprendizagem. Compreende-se a importância de inserir o meio em que o jovem está conectado em um universo de estudo, tornando o ensino mais atrativo e interessante através da tecnologia. Para a realização do presente trabalho nos valemos da pesquisa documental e da aplicação de questionário (formulário google), em duas escolas públicas e uma escola particular da cidade de Arapiraca, obtendo-se o total de 127 respostas. Foi possível verificar que os alunos apontam positivamente o uso do instagram para o ensino, e que a maioria utiliza essa rede. Porém, observou-se que as escolas não utilizam a rede a seu favor como ferramenta de ensino. Estes dois dados contraditórios nos motivou a dar continuidade com esta pesquisa. Assim, buscaremos no próximo trabalho criar uma página de studygram para socializar com as escolas. Almejamos sensibilizar a equipe diretiva das escolas a fazerem mais uso destas mídias digitais contribuindo para um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e rico.
id UNEAL_b9360e5f890266fa8aaddd2d1a3a2b35
oai_identifier_str oai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/1923
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19Esse trabalho teve como objetivo fazer um levantamento, em algumas escolas da cidade de Arapiraca, Alagoas, a respeito do uso do Instagram como recurso educativo nessa época de pandemia que estamos vivendo. Uma vez que as redes sociais vêm fazendo parte da vida dos jovens que estão cada vez mais conectados, pode-se considerar esse meio de comunicação e interação como uma ferramenta de ensino facilitadora da aprendizagem. Compreende-se a importância de inserir o meio em que o jovem está conectado em um universo de estudo, tornando o ensino mais atrativo e interessante através da tecnologia. Para a realização do presente trabalho nos valemos da pesquisa documental e da aplicação de questionário (formulário google), em duas escolas públicas e uma escola particular da cidade de Arapiraca, obtendo-se o total de 127 respostas. Foi possível verificar que os alunos apontam positivamente o uso do instagram para o ensino, e que a maioria utiliza essa rede. Porém, observou-se que as escolas não utilizam a rede a seu favor como ferramenta de ensino. Estes dois dados contraditórios nos motivou a dar continuidade com esta pesquisa. Assim, buscaremos no próximo trabalho criar uma página de studygram para socializar com as escolas. Almejamos sensibilizar a equipe diretiva das escolas a fazerem mais uso destas mídias digitais contribuindo para um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e rico.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/192310.48017/dj.v7i1.1923Diversitas Journal; Vol. 7 No. 1 (2022): Breaking paradigms and social changes: the new challenges for science ; 0424-0434Diversitas Journal; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Rompiendo paradigmas y cambios sociales: nuevos desafíos para la ciencia; 0424-0434Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0424-04342525-521510.48017/dj.v7i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1923/1605Copyright (c) 2021 ZEFERINO, Ana FS, SILVA, claudevanio da, SILVA, José Atalvânio dahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFlávia dos Santos Zeferino, AnaSilva, Claudevânio daSilva, José Atalvânio da2024-04-19T19:54:20Zoai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/1923Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2024-04-19T19:54:20Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19
title A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19
spellingShingle A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19
Flávia dos Santos Zeferino, Ana
title_short A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19
title_full A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19
title_fullStr A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19
title_sort A influência do Instagram no ensino de química no período de pandemia da COVID-19
author Flávia dos Santos Zeferino, Ana
author_facet Flávia dos Santos Zeferino, Ana
Silva, Claudevânio da
Silva, José Atalvânio da
author_role author
author2 Silva, Claudevânio da
Silva, José Atalvânio da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flávia dos Santos Zeferino, Ana
Silva, Claudevânio da
Silva, José Atalvânio da
description Esse trabalho teve como objetivo fazer um levantamento, em algumas escolas da cidade de Arapiraca, Alagoas, a respeito do uso do Instagram como recurso educativo nessa época de pandemia que estamos vivendo. Uma vez que as redes sociais vêm fazendo parte da vida dos jovens que estão cada vez mais conectados, pode-se considerar esse meio de comunicação e interação como uma ferramenta de ensino facilitadora da aprendizagem. Compreende-se a importância de inserir o meio em que o jovem está conectado em um universo de estudo, tornando o ensino mais atrativo e interessante através da tecnologia. Para a realização do presente trabalho nos valemos da pesquisa documental e da aplicação de questionário (formulário google), em duas escolas públicas e uma escola particular da cidade de Arapiraca, obtendo-se o total de 127 respostas. Foi possível verificar que os alunos apontam positivamente o uso do instagram para o ensino, e que a maioria utiliza essa rede. Porém, observou-se que as escolas não utilizam a rede a seu favor como ferramenta de ensino. Estes dois dados contraditórios nos motivou a dar continuidade com esta pesquisa. Assim, buscaremos no próximo trabalho criar uma página de studygram para socializar com as escolas. Almejamos sensibilizar a equipe diretiva das escolas a fazerem mais uso destas mídias digitais contribuindo para um processo ensino-aprendizagem mais dinâmico e rico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1923
10.48017/dj.v7i1.1923
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1923
identifier_str_mv 10.48017/dj.v7i1.1923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1923/1605
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 ZEFERINO, Ana FS, SILVA, claudevanio da, SILVA, José Atalvânio da
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 ZEFERINO, Ana FS, SILVA, claudevanio da, SILVA, José Atalvânio da
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; Vol. 7 No. 1 (2022): Breaking paradigms and social changes: the new challenges for science ; 0424-0434
Diversitas Journal; Vol. 7 Núm. 1 (2022): Rompiendo paradigmas y cambios sociales: nuevos desafíos para la ciencia; 0424-0434
Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0424-0434
2525-5215
10.48017/dj.v7i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051272116830208