Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Walquiria dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Maria Sirleide, Raposo, Jakelline Cipriano dos Santos, Silva Júnior, Luiz Cláudio Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/616
Resumo: A disciplina de programação apresenta índice de reprovação ou desistência do curso, independente da linguagem de programação adotada na disciplina. Este artigo tem como objetivo de fazer um levantamento das dificuldades apresentadas pelos estudantes ao cursar a disciplina de Programação, do curso técnico subsequente em Informática e Informática para a Internet. Foi realizado uma pesquisa com delineamento transversal e quantitativo com a população discente e egressos de uma Instituição Federal na cidade de Rio Largo. Foi aplicado um questionário online com 13 perguntas envolvendo dados socioeconômicos, acadêmicos e sobre as possíveis dificuldades na disciplina de programação. O resultado da pesquisa demonstrou que os conteúdos abordados na disciplina de programação que causaram mais dificuldades foram matrizes e estruturas de repetição. Diante do resultado obtido foi possível observar que as dificuldades relatadas pelos discentes no conteúdo abordado na disciplina está voltado principalmente para interpretação de texto e lógica matemática. PALAVRAS-CHAVE: Lógica de Programação, Dificuldade de Aprendizagem, Ensino Técnico.
id UNEAL_bd05269409174a0666568c6f5b9325a2
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/616
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de InformáticaA disciplina de programação apresenta índice de reprovação ou desistência do curso, independente da linguagem de programação adotada na disciplina. Este artigo tem como objetivo de fazer um levantamento das dificuldades apresentadas pelos estudantes ao cursar a disciplina de Programação, do curso técnico subsequente em Informática e Informática para a Internet. Foi realizado uma pesquisa com delineamento transversal e quantitativo com a população discente e egressos de uma Instituição Federal na cidade de Rio Largo. Foi aplicado um questionário online com 13 perguntas envolvendo dados socioeconômicos, acadêmicos e sobre as possíveis dificuldades na disciplina de programação. O resultado da pesquisa demonstrou que os conteúdos abordados na disciplina de programação que causaram mais dificuldades foram matrizes e estruturas de repetição. Diante do resultado obtido foi possível observar que as dificuldades relatadas pelos discentes no conteúdo abordado na disciplina está voltado principalmente para interpretação de texto e lógica matemática. PALAVRAS-CHAVE: Lógica de Programação, Dificuldade de Aprendizagem, Ensino Técnico.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/61610.17648/diversitas-journal-v3i3.616Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 761-7702525-521510.17648/diversitas-journal-v3i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/616/659Copyright (c) 2019 Walquiria dos Santos Silva, Maria Sirleide Lima, Jakelline Cipriano dos Santos Raposo, Luiz Cláudio Ferreira da Silva Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Walquiria dos SantosLima, Maria SirleideRaposo, Jakelline Cipriano dos SantosSilva Júnior, Luiz Cláudio Ferreira da2021-08-19T20:08:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/616Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:51.311626Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática
title Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática
spellingShingle Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática
Silva, Walquiria dos Santos
title_short Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática
title_full Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática
title_fullStr Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática
title_full_unstemmed Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática
title_sort Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática
author Silva, Walquiria dos Santos
author_facet Silva, Walquiria dos Santos
Lima, Maria Sirleide
Raposo, Jakelline Cipriano dos Santos
Silva Júnior, Luiz Cláudio Ferreira da
author_role author
author2 Lima, Maria Sirleide
Raposo, Jakelline Cipriano dos Santos
Silva Júnior, Luiz Cláudio Ferreira da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Walquiria dos Santos
Lima, Maria Sirleide
Raposo, Jakelline Cipriano dos Santos
Silva Júnior, Luiz Cláudio Ferreira da
description A disciplina de programação apresenta índice de reprovação ou desistência do curso, independente da linguagem de programação adotada na disciplina. Este artigo tem como objetivo de fazer um levantamento das dificuldades apresentadas pelos estudantes ao cursar a disciplina de Programação, do curso técnico subsequente em Informática e Informática para a Internet. Foi realizado uma pesquisa com delineamento transversal e quantitativo com a população discente e egressos de uma Instituição Federal na cidade de Rio Largo. Foi aplicado um questionário online com 13 perguntas envolvendo dados socioeconômicos, acadêmicos e sobre as possíveis dificuldades na disciplina de programação. O resultado da pesquisa demonstrou que os conteúdos abordados na disciplina de programação que causaram mais dificuldades foram matrizes e estruturas de repetição. Diante do resultado obtido foi possível observar que as dificuldades relatadas pelos discentes no conteúdo abordado na disciplina está voltado principalmente para interpretação de texto e lógica matemática. PALAVRAS-CHAVE: Lógica de Programação, Dificuldade de Aprendizagem, Ensino Técnico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/616
10.17648/diversitas-journal-v3i3.616
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/616
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v3i3.616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/616/659
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 761-770
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v3i3
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275535187968