Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/616 |
Resumo: | A disciplina de programação apresenta índice de reprovação ou desistência do curso, independente da linguagem de programação adotada na disciplina. Este artigo tem como objetivo de fazer um levantamento das dificuldades apresentadas pelos estudantes ao cursar a disciplina de Programação, do curso técnico subsequente em Informática e Informática para a Internet. Foi realizado uma pesquisa com delineamento transversal e quantitativo com a população discente e egressos de uma Instituição Federal na cidade de Rio Largo. Foi aplicado um questionário online com 13 perguntas envolvendo dados socioeconômicos, acadêmicos e sobre as possíveis dificuldades na disciplina de programação. O resultado da pesquisa demonstrou que os conteúdos abordados na disciplina de programação que causaram mais dificuldades foram matrizes e estruturas de repetição. Diante do resultado obtido foi possível observar que as dificuldades relatadas pelos discentes no conteúdo abordado na disciplina está voltado principalmente para interpretação de texto e lógica matemática. PALAVRAS-CHAVE: Lógica de Programação, Dificuldade de Aprendizagem, Ensino Técnico. |
id |
UNEAL_bd05269409174a0666568c6f5b9325a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/616 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de InformáticaA disciplina de programação apresenta índice de reprovação ou desistência do curso, independente da linguagem de programação adotada na disciplina. Este artigo tem como objetivo de fazer um levantamento das dificuldades apresentadas pelos estudantes ao cursar a disciplina de Programação, do curso técnico subsequente em Informática e Informática para a Internet. Foi realizado uma pesquisa com delineamento transversal e quantitativo com a população discente e egressos de uma Instituição Federal na cidade de Rio Largo. Foi aplicado um questionário online com 13 perguntas envolvendo dados socioeconômicos, acadêmicos e sobre as possíveis dificuldades na disciplina de programação. O resultado da pesquisa demonstrou que os conteúdos abordados na disciplina de programação que causaram mais dificuldades foram matrizes e estruturas de repetição. Diante do resultado obtido foi possível observar que as dificuldades relatadas pelos discentes no conteúdo abordado na disciplina está voltado principalmente para interpretação de texto e lógica matemática. PALAVRAS-CHAVE: Lógica de Programação, Dificuldade de Aprendizagem, Ensino Técnico.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/61610.17648/diversitas-journal-v3i3.616Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 761-7702525-521510.17648/diversitas-journal-v3i3reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/616/659Copyright (c) 2019 Walquiria dos Santos Silva, Maria Sirleide Lima, Jakelline Cipriano dos Santos Raposo, Luiz Cláudio Ferreira da Silva Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Walquiria dos SantosLima, Maria SirleideRaposo, Jakelline Cipriano dos SantosSilva Júnior, Luiz Cláudio Ferreira da2021-08-19T20:08:58Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/616Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:51.311626Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática |
title |
Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática |
spellingShingle |
Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática Silva, Walquiria dos Santos |
title_short |
Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática |
title_full |
Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática |
title_fullStr |
Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática |
title_full_unstemmed |
Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática |
title_sort |
Levantamento sobre as dificuldades dos discentes nas disciplinas de Programação no curso técnico de Informática |
author |
Silva, Walquiria dos Santos |
author_facet |
Silva, Walquiria dos Santos Lima, Maria Sirleide Raposo, Jakelline Cipriano dos Santos Silva Júnior, Luiz Cláudio Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria Sirleide Raposo, Jakelline Cipriano dos Santos Silva Júnior, Luiz Cláudio Ferreira da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Walquiria dos Santos Lima, Maria Sirleide Raposo, Jakelline Cipriano dos Santos Silva Júnior, Luiz Cláudio Ferreira da |
description |
A disciplina de programação apresenta índice de reprovação ou desistência do curso, independente da linguagem de programação adotada na disciplina. Este artigo tem como objetivo de fazer um levantamento das dificuldades apresentadas pelos estudantes ao cursar a disciplina de Programação, do curso técnico subsequente em Informática e Informática para a Internet. Foi realizado uma pesquisa com delineamento transversal e quantitativo com a população discente e egressos de uma Instituição Federal na cidade de Rio Largo. Foi aplicado um questionário online com 13 perguntas envolvendo dados socioeconômicos, acadêmicos e sobre as possíveis dificuldades na disciplina de programação. O resultado da pesquisa demonstrou que os conteúdos abordados na disciplina de programação que causaram mais dificuldades foram matrizes e estruturas de repetição. Diante do resultado obtido foi possível observar que as dificuldades relatadas pelos discentes no conteúdo abordado na disciplina está voltado principalmente para interpretação de texto e lógica matemática. PALAVRAS-CHAVE: Lógica de Programação, Dificuldade de Aprendizagem, Ensino Técnico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/616 10.17648/diversitas-journal-v3i3.616 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/616 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v3i3.616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/616/659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 3 n. 3 (2018): Ciência e sociedade: estudos e diálogos multidisciplinares; 761-770 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v3i3 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275535187968 |