Concepções prévias de estudantes de ensino médio sobre genética e o uso de mapas conceituais na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jakeline Moreira da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Campos, Magnólia de Araújo, Silva, Ruana Carolina Cabral da, Bezerra, José Jailson Lima, Araújo, José Lucas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/893
Resumo: O ensino e aprendizagem de Genética são desafiadores na Biologia, tanto para o aluno quanto para o professor. Neste sentido, o uso de mapas conceituais como estratégia didática poderá auxiliar significativamente a minimizar esta lacuna. Neste trabalho avaliou-se o conhecimento de estudantes de terceiro ano do Ensino Médio, em três escolas estaduais, localizadas nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, acerca de conteúdos de genética e o uso de mapas conceituais na aprendizagem. O acesso às informações ocorreu por meio da aplicação de questionário semiestruturado a 72 estudantes das três escolas. Observou-se que o DNA e RNA estão entre os assuntos mais lembrados e associados pelos estudantes. As respostas dos discentes revelaram suas limitações no que diz respeito aos assuntos de Genética. Embora sejam capazes de interligar alguns conceitos, estes foram associados dois-a-dois e em torno de 10 temas dos 26 abordados. Mapa conceitual é uma estratégia didática que muitos entrevistados possuem noções de conhecimento e têm interesse em usar na aprendizagem de genética. Portanto, a construção de mapas genéticos aplicáveis ao ensino-aprendizagem de genética possui relevância e interesse.
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