Os mapas conceituais na autoavaliação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Camila Fernandes de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14114
Resumo: Resumo: No desencadear de uma avaliação que favoreça ao estudante a apropriação de novos conceitos e a continuidade do processo de aprendizagem, procedeu-se à introdução de uma atividade avaliativa no decurso do trabalho em sala de aula – o mapa conceitual Se os professores precisam estar cientes do desenrolar do processo de aprendizagem, para procederem intervenções criticamente informadas, os estudantes, igualmente, precisam identificar e deter-se reflexivamente ante às conquistas e obstáculos, autoavaliando os próprios percursos Destarte, impõe-se o problema: como os estudantes utilizam-se das informações advindas dos mapas conceituais que elaboram para se autoavaliarem, prosseguindo no processo de aprendizagem? Intentando resolvê-lo, estabeleceu-se como objetivo geral: analisar repercussões da utilização dos mapas conceituais, no ensino superior – um curso de Licenciatura em Pedagogia –, como tarefa avaliativa, na autoavaliação das aprendizagens Tendo por fundamentação a teoria da aprendizagem significativa e princípios do cognitivismo, a pesquisa, de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, contou com a participação de 18 estudantes, que integravam uma turma de primeiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia, de instituição privada de ensino superior, localizada na região norte do Estado do Paraná Os dados coletadas, por meio de observação, mapas conceituais produzidos pelos estudantes e entrevistas, foram submetidos à análise de conteúdo temática Os resultados revelaram que o uso dos mapas conceituais favoreceu aos estudantes autoavaliarem-se, identificando, no decorrer do processo de elaboração dos mapas conceituais, os obstáculos que se interpunham ao processo de aprendizagem, como: identificação do conceito-chave, hierarquização e inter-relação dos conceitos, construção de estruturas proposicionais, por exemplo Os resultados evidenciaram, também, que os estudantes superaram algumas de suas dificuldades e alcançaram relevante alteração conceitual no concernente à temática sob foco
id UEL_68e44fe60cf38c6a3fe29e3bdd73cdf1
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/14114
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Os mapas conceituais na autoavaliação da aprendizagemAprendizagemAutoavaliaçãoMapa conceitual (Educação)ProfessoresFormaçãoTeacher trainingResumo: No desencadear de uma avaliação que favoreça ao estudante a apropriação de novos conceitos e a continuidade do processo de aprendizagem, procedeu-se à introdução de uma atividade avaliativa no decurso do trabalho em sala de aula – o mapa conceitual Se os professores precisam estar cientes do desenrolar do processo de aprendizagem, para procederem intervenções criticamente informadas, os estudantes, igualmente, precisam identificar e deter-se reflexivamente ante às conquistas e obstáculos, autoavaliando os próprios percursos Destarte, impõe-se o problema: como os estudantes utilizam-se das informações advindas dos mapas conceituais que elaboram para se autoavaliarem, prosseguindo no processo de aprendizagem? Intentando resolvê-lo, estabeleceu-se como objetivo geral: analisar repercussões da utilização dos mapas conceituais, no ensino superior – um curso de Licenciatura em Pedagogia –, como tarefa avaliativa, na autoavaliação das aprendizagens Tendo por fundamentação a teoria da aprendizagem significativa e princípios do cognitivismo, a pesquisa, de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, contou com a participação de 18 estudantes, que integravam uma turma de primeiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia, de instituição privada de ensino superior, localizada na região norte do Estado do Paraná Os dados coletadas, por meio de observação, mapas conceituais produzidos pelos estudantes e entrevistas, foram submetidos à análise de conteúdo temática Os resultados revelaram que o uso dos mapas conceituais favoreceu aos estudantes autoavaliarem-se, identificando, no decorrer do processo de elaboração dos mapas conceituais, os obstáculos que se interpunham ao processo de aprendizagem, como: identificação do conceito-chave, hierarquização e inter-relação dos conceitos, construção de estruturas proposicionais, por exemplo Os resultados evidenciaram, também, que os estudantes superaram algumas de suas dificuldades e alcançaram relevante alteração conceitual no concernente à temática sob focoDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: In triggering an assessment that encourages students to new concepts of ownership and continuity of the learning process, we proceeded to the introduction of an evaluative activity in the course of work in the classroom - a concept map If teachers need to be aware of the progress of the learning process, to conduct critically informed interventions, students also need to identify and stop reflexively compared to the achievements and obstacles, autoavaliando own paths Thus, we need now the problem: how students are used in deriving the conceptual maps that draw up to autoavaliarem information, continuing the learning process? Attempting to solve it, it was established as a general objective: to analyze implications of the use of concept mapping in higher education - a course of Bachelor of Education - as evaluative task in self-assessment of learning Having a foundation of meaningful learning theory and principles of cognitivism, the research, a qualitative approach, the case study method, with the participation of 18 students, who were part of a group of first year of the Bachelor's Degree in Education, the institution private higher education, located in the northern region of Paraná State The data collected through observation, concept maps produced by students and interviews were analyzed for thematic content The results revealed that the use of concept maps favored students autoavaliarem-up, identifying the obstacles interposed to the learning process, as in the course of the process of concept mapping process: identifying the key concept hierarchy and inter- relative concepts, structures propositional building, for example The results showed also that some students overcome their difficulties and achieved significant conceptual change with regard to the topic under focusFranco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]Souza, Nádia Aparecida dePortilho, Evelise Maria LabatutAlliprandini, Paula Mariza ZeduFran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Lima, Camila Fernandes de2024-05-01T14:25:18Z2024-05-01T14:25:18Z2014.0025.04.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14114porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14114Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Os mapas conceituais na autoavaliação da aprendizagem
title Os mapas conceituais na autoavaliação da aprendizagem
spellingShingle Os mapas conceituais na autoavaliação da aprendizagem
Lima, Camila Fernandes de
Aprendizagem
Autoavaliação
Mapa conceitual (Educação)
Professores
Formação
Teacher training
title_short Os mapas conceituais na autoavaliação da aprendizagem
title_full Os mapas conceituais na autoavaliação da aprendizagem
title_fullStr Os mapas conceituais na autoavaliação da aprendizagem
title_full_unstemmed Os mapas conceituais na autoavaliação da aprendizagem
title_sort Os mapas conceituais na autoavaliação da aprendizagem
author Lima, Camila Fernandes de
author_facet Lima, Camila Fernandes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]
Souza, Nádia Aparecida de
Portilho, Evelise Maria Labatut
Alliprandini, Paula Mariza Zedu
Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Camila Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Autoavaliação
Mapa conceitual (Educação)
Professores
Formação
Teacher training
topic Aprendizagem
Autoavaliação
Mapa conceitual (Educação)
Professores
Formação
Teacher training
description Resumo: No desencadear de uma avaliação que favoreça ao estudante a apropriação de novos conceitos e a continuidade do processo de aprendizagem, procedeu-se à introdução de uma atividade avaliativa no decurso do trabalho em sala de aula – o mapa conceitual Se os professores precisam estar cientes do desenrolar do processo de aprendizagem, para procederem intervenções criticamente informadas, os estudantes, igualmente, precisam identificar e deter-se reflexivamente ante às conquistas e obstáculos, autoavaliando os próprios percursos Destarte, impõe-se o problema: como os estudantes utilizam-se das informações advindas dos mapas conceituais que elaboram para se autoavaliarem, prosseguindo no processo de aprendizagem? Intentando resolvê-lo, estabeleceu-se como objetivo geral: analisar repercussões da utilização dos mapas conceituais, no ensino superior – um curso de Licenciatura em Pedagogia –, como tarefa avaliativa, na autoavaliação das aprendizagens Tendo por fundamentação a teoria da aprendizagem significativa e princípios do cognitivismo, a pesquisa, de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, contou com a participação de 18 estudantes, que integravam uma turma de primeiro ano do curso de Licenciatura em Pedagogia, de instituição privada de ensino superior, localizada na região norte do Estado do Paraná Os dados coletadas, por meio de observação, mapas conceituais produzidos pelos estudantes e entrevistas, foram submetidos à análise de conteúdo temática Os resultados revelaram que o uso dos mapas conceituais favoreceu aos estudantes autoavaliarem-se, identificando, no decorrer do processo de elaboração dos mapas conceituais, os obstáculos que se interpunham ao processo de aprendizagem, como: identificação do conceito-chave, hierarquização e inter-relação dos conceitos, construção de estruturas proposicionais, por exemplo Os resultados evidenciaram, também, que os estudantes superaram algumas de suas dificuldades e alcançaram relevante alteração conceitual no concernente à temática sob foco
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2014.00
2024-05-01T14:25:18Z
2024-05-01T14:25:18Z
25.04.2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14114
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823316542750720