Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2525 |
Resumo: | Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas utilizadas no Ensino de Química para suporte no trato dos conteúdos estudados em sala de aula. Viabilizando aproximar cada vez mais o conhecimento com a realidade vivenciada pelos educandos, o jogo pedagógico foi preparado para tornar a aprendizagem mais eficiente, participativa e estimulante. Diante disso, o presente relato de experiência objetiva expressar as etapas de construção e execução de um jogo, denominado “Quididático”, uma atividade lúdica desenvolvida por alunos atuantes no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas e inserida em uma gincana realizada no âmbito de uma instituição de ensino da rede pública de Arapiraca - AL, cujo público alvo foram alunos do 3º ano do Ensino Médio. Este relato dialoga com os procedimentos para a organização da atividade, bem como discorre a respeito dos resultados, ganhos atingidos e experiências obtidas desde a fundamentação teórica até o seu desenvolvimento prático em equipe. Por fim, demonstra que habilidades podem ser adquiridas no processo e que os jogos podem contribuir muito para acepção de conteúdos durante o ensino de química. |
id |
UNEAL_cd37b5e083af48a518436f6e4ff2bef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/2525 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL Ensino de químicaFerramentas lúdicasRelato de experiênciaOs jogos didáticos são ferramentas lúdicas utilizadas no Ensino de Química para suporte no trato dos conteúdos estudados em sala de aula. Viabilizando aproximar cada vez mais o conhecimento com a realidade vivenciada pelos educandos, o jogo pedagógico foi preparado para tornar a aprendizagem mais eficiente, participativa e estimulante. Diante disso, o presente relato de experiência objetiva expressar as etapas de construção e execução de um jogo, denominado “Quididático”, uma atividade lúdica desenvolvida por alunos atuantes no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas e inserida em uma gincana realizada no âmbito de uma instituição de ensino da rede pública de Arapiraca - AL, cujo público alvo foram alunos do 3º ano do Ensino Médio. Este relato dialoga com os procedimentos para a organização da atividade, bem como discorre a respeito dos resultados, ganhos atingidos e experiências obtidas desde a fundamentação teórica até o seu desenvolvimento prático em equipe. Por fim, demonstra que habilidades podem ser adquiridas no processo e que os jogos podem contribuir muito para acepção de conteúdos durante o ensino de química.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2023-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/252510.48017/dj.v8i1.2525Diversitas Journal; Vol. 8 No. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessárioDiversitas Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessárioDiversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário2525-521510.48017/dj.v8i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2525/2017Copyright (c) 2023 Camila dos Santos, Andressa Vital dos Santos, Iara Terra de Oliveira, Adelmo Fernandes de Araújohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, CamilaSantos, Andressa Vital dosOliveira, Iara Terra deAraújo, Adelmo Fernandes de 2023-04-05T12:14:29Zoai:ojs.diversitasjournal.com.br:article/2525Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-04-05T12:14:29Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL |
title |
Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL |
spellingShingle |
Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL dos Santos, Camila Ensino de química Ferramentas lúdicas Relato de experiência |
title_short |
Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL |
title_full |
Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL |
title_fullStr |
Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL |
title_full_unstemmed |
Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL |
title_sort |
Elaboração de Jogo Didático: uma ação de intervenção da Residência Pedagógica de Química da UFAL |
author |
dos Santos, Camila |
author_facet |
dos Santos, Camila Santos, Andressa Vital dos Oliveira, Iara Terra de Araújo, Adelmo Fernandes de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Andressa Vital dos Oliveira, Iara Terra de Araújo, Adelmo Fernandes de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Camila Santos, Andressa Vital dos Oliveira, Iara Terra de Araújo, Adelmo Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Ferramentas lúdicas Relato de experiência |
topic |
Ensino de química Ferramentas lúdicas Relato de experiência |
description |
Os jogos didáticos são ferramentas lúdicas utilizadas no Ensino de Química para suporte no trato dos conteúdos estudados em sala de aula. Viabilizando aproximar cada vez mais o conhecimento com a realidade vivenciada pelos educandos, o jogo pedagógico foi preparado para tornar a aprendizagem mais eficiente, participativa e estimulante. Diante disso, o presente relato de experiência objetiva expressar as etapas de construção e execução de um jogo, denominado “Quididático”, uma atividade lúdica desenvolvida por alunos atuantes no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Alagoas e inserida em uma gincana realizada no âmbito de uma instituição de ensino da rede pública de Arapiraca - AL, cujo público alvo foram alunos do 3º ano do Ensino Médio. Este relato dialoga com os procedimentos para a organização da atividade, bem como discorre a respeito dos resultados, ganhos atingidos e experiências obtidas desde a fundamentação teórica até o seu desenvolvimento prático em equipe. Por fim, demonstra que habilidades podem ser adquiridas no processo e que os jogos podem contribuir muito para acepção de conteúdos durante o ensino de química. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2525 10.48017/dj.v8i1.2525 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2525 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v8i1.2525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2525/2017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; Vol. 8 No. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário Diversitas Journal; Vol. 8 Núm. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário Diversitas Journal; v. 8 n. 1 (2023): Sociedade e ciência: um diálogo necessário 2525-5215 10.48017/dj.v8i1 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051273397141504 |