SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro de Melo Souza, Amanda
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santana Alves da Silva, Daize, Maria Oliveira da Silva, Carla, Carlos Barbosa, Geyvson, Viana Cipriano, Zilton, Maranhão dos Santos, Ednilza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/953
Resumo: As aulas de Biologia centralizam-se em tradicionais, com pouco estímulo, especialmente quando são tratados conteúdos complexos, como sistema nervoso. Neste sentido, o uso de jogos didáticos pode auxiliar o docente no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, objetivou-se elaborar e testar o “Caça palavras: um jogo sobre o sistema nervoso”. O jogo estilo caça palavras foi construído com material reutilizado e continha 10 questões a respeito do sistema nervoso exposto para o público em atividade/teste. Um total de 30 estudantes do curso de licenciatura participou do jogo, a fim de validar o jogo. A partir dos dados obtidos, foi possível perceber que os objetivos foram alcançados, com o conteúdo sendo compreendido de maneira didática. Discutem-se possíveis percursos que os docentes podem realizar junto aos educandos, de maneira a apontar alternativas para uma mudança de comportamento e aprendizado em sala de aula.
id IFES-1_834ee60bee47014ce9a50318acafe536
oai_identifier_str oai::article/953
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIAPrática PedagógicaLúdicoFerramenta DidáticaAs aulas de Biologia centralizam-se em tradicionais, com pouco estímulo, especialmente quando são tratados conteúdos complexos, como sistema nervoso. Neste sentido, o uso de jogos didáticos pode auxiliar o docente no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, objetivou-se elaborar e testar o “Caça palavras: um jogo sobre o sistema nervoso”. O jogo estilo caça palavras foi construído com material reutilizado e continha 10 questões a respeito do sistema nervoso exposto para o público em atividade/teste. Um total de 30 estudantes do curso de licenciatura participou do jogo, a fim de validar o jogo. A partir dos dados obtidos, foi possível perceber que os objetivos foram alcançados, com o conteúdo sendo compreendido de maneira didática. Discutem-se possíveis percursos que os docentes podem realizar junto aos educandos, de maneira a apontar alternativas para uma mudança de comportamento e aprendizado em sala de aula.EDIFES2023-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/95310.36524/saladeaula.v11i2.953Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 42-532316-729710.36524/saladeaula.v11i2reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/953/1066Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro de Melo Souza, Amanda Santana Alves da Silva, DaizeMaria Oliveira da Silva, CarlaCarlos Barbosa, Geyvson Viana Cipriano, ZiltonMaranhão dos Santos, Ednilza2023-09-14T20:02:37Zoai::article/953Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:53.888986Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA
title SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA
spellingShingle SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA
Cordeiro de Melo Souza, Amanda
Prática Pedagógica
Lúdico
Ferramenta Didática
title_short SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA
title_full SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA
title_fullStr SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA
title_full_unstemmed SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA
title_sort SISTEMA NERVOSO: O USO DE JOGO DIDÁTICO COMO ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA
author Cordeiro de Melo Souza, Amanda
author_facet Cordeiro de Melo Souza, Amanda
Santana Alves da Silva, Daize
Maria Oliveira da Silva, Carla
Carlos Barbosa, Geyvson
Viana Cipriano, Zilton
Maranhão dos Santos, Ednilza
author_role author
author2 Santana Alves da Silva, Daize
Maria Oliveira da Silva, Carla
Carlos Barbosa, Geyvson
Viana Cipriano, Zilton
Maranhão dos Santos, Ednilza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro de Melo Souza, Amanda
Santana Alves da Silva, Daize
Maria Oliveira da Silva, Carla
Carlos Barbosa, Geyvson
Viana Cipriano, Zilton
Maranhão dos Santos, Ednilza
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica
Lúdico
Ferramenta Didática
topic Prática Pedagógica
Lúdico
Ferramenta Didática
description As aulas de Biologia centralizam-se em tradicionais, com pouco estímulo, especialmente quando são tratados conteúdos complexos, como sistema nervoso. Neste sentido, o uso de jogos didáticos pode auxiliar o docente no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, objetivou-se elaborar e testar o “Caça palavras: um jogo sobre o sistema nervoso”. O jogo estilo caça palavras foi construído com material reutilizado e continha 10 questões a respeito do sistema nervoso exposto para o público em atividade/teste. Um total de 30 estudantes do curso de licenciatura participou do jogo, a fim de validar o jogo. A partir dos dados obtidos, foi possível perceber que os objetivos foram alcançados, com o conteúdo sendo compreendido de maneira didática. Discutem-se possíveis percursos que os docentes podem realizar junto aos educandos, de maneira a apontar alternativas para uma mudança de comportamento e aprendizado em sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/953
10.36524/saladeaula.v11i2.953
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/953
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v11i2.953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/953/1066
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 2 (2022): Percepções em Formação e Inclusão; 42-53
2316-7297
10.36524/saladeaula.v11i2
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948026981548032