Pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Avaliação Educacional na Educação em Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2056 |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem tem sido foco de estudos ao longo dos últimos anos. Considerada como um campo, área ou disciplina de disputas entre distintos atores sociais (pesquisadores, profissionais da educação, governantes, entre outros), a avaliação educacional apresenta diferentes modelos, paradigmas, abordagens e perspectivas, que se conformaram de diferentes modos ao longo do tempo. Na busca de discutir teoricamente essas questões, principalmente no que concerne à Educação em Ciências, neste estudo, de caráter ensaístico, exploratório e bibliográfico, objetivamos, com base em autores como Bourdieu (1983), Franco (1991), Moreira (2005), Fernandes (2010) e Freire (2014), refletir a respeito das principais questões educacionais e epistemológicas que influenciaram ou influenciam, em alguma medida, a avaliação da aprendizagem. Nossos resultados apontam para uma pluralidade de perspectivas, conceitos e terminologias quando a avaliação é tomada como um campo científico, área de conhecimento ou disciplina acadêmica. Com base na discussão e exposição desses aspectos, evidenciamos e defendemos as potencialidades de uma perspectiva avaliativa que se paute em uma práxis humanizada e que se alicerce em um caráter crítico-reflexivo, em contraposição às perspectivas e modelos objetivistas e subjetivas, que historicamente predominam no âmbito da educação. |
id |
UNEAL_e0fce4609a363b6061e5765e46293711 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/2056 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Avaliação Educacional na Educação em CiênciasAvaliação EducacionalCampo científicoEducação em CiênciasA avaliação da aprendizagem tem sido foco de estudos ao longo dos últimos anos. Considerada como um campo, área ou disciplina de disputas entre distintos atores sociais (pesquisadores, profissionais da educação, governantes, entre outros), a avaliação educacional apresenta diferentes modelos, paradigmas, abordagens e perspectivas, que se conformaram de diferentes modos ao longo do tempo. Na busca de discutir teoricamente essas questões, principalmente no que concerne à Educação em Ciências, neste estudo, de caráter ensaístico, exploratório e bibliográfico, objetivamos, com base em autores como Bourdieu (1983), Franco (1991), Moreira (2005), Fernandes (2010) e Freire (2014), refletir a respeito das principais questões educacionais e epistemológicas que influenciaram ou influenciam, em alguma medida, a avaliação da aprendizagem. Nossos resultados apontam para uma pluralidade de perspectivas, conceitos e terminologias quando a avaliação é tomada como um campo científico, área de conhecimento ou disciplina acadêmica. Com base na discussão e exposição desses aspectos, evidenciamos e defendemos as potencialidades de uma perspectiva avaliativa que se paute em uma práxis humanizada e que se alicerce em um caráter crítico-reflexivo, em contraposição às perspectivas e modelos objetivistas e subjetivas, que historicamente predominam no âmbito da educação.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/205610.48017/dj.v7i1.2056Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0495-05122525-521510.48017/dj.v7i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2056/1611Copyright (c) 2021 José Pedro Simas Filho, Alberto Lopo Montalvão Netohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSimas Filho, José PedroMontalvão Neto, Alberto Lopo2022-02-03T21:42:36Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/2056Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:28.975463Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Avaliação Educacional na Educação em Ciências |
title |
Pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Avaliação Educacional na Educação em Ciências |
spellingShingle |
Pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Avaliação Educacional na Educação em Ciências Simas Filho, José Pedro Avaliação Educacional Campo científico Educação em Ciências |
title_short |
Pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Avaliação Educacional na Educação em Ciências |
title_full |
Pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Avaliação Educacional na Educação em Ciências |
title_fullStr |
Pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Avaliação Educacional na Educação em Ciências |
title_full_unstemmed |
Pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Avaliação Educacional na Educação em Ciências |
title_sort |
Pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos da Avaliação Educacional na Educação em Ciências |
author |
Simas Filho, José Pedro |
author_facet |
Simas Filho, José Pedro Montalvão Neto, Alberto Lopo |
author_role |
author |
author2 |
Montalvão Neto, Alberto Lopo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simas Filho, José Pedro Montalvão Neto, Alberto Lopo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Educacional Campo científico Educação em Ciências |
topic |
Avaliação Educacional Campo científico Educação em Ciências |
description |
A avaliação da aprendizagem tem sido foco de estudos ao longo dos últimos anos. Considerada como um campo, área ou disciplina de disputas entre distintos atores sociais (pesquisadores, profissionais da educação, governantes, entre outros), a avaliação educacional apresenta diferentes modelos, paradigmas, abordagens e perspectivas, que se conformaram de diferentes modos ao longo do tempo. Na busca de discutir teoricamente essas questões, principalmente no que concerne à Educação em Ciências, neste estudo, de caráter ensaístico, exploratório e bibliográfico, objetivamos, com base em autores como Bourdieu (1983), Franco (1991), Moreira (2005), Fernandes (2010) e Freire (2014), refletir a respeito das principais questões educacionais e epistemológicas que influenciaram ou influenciam, em alguma medida, a avaliação da aprendizagem. Nossos resultados apontam para uma pluralidade de perspectivas, conceitos e terminologias quando a avaliação é tomada como um campo científico, área de conhecimento ou disciplina acadêmica. Com base na discussão e exposição desses aspectos, evidenciamos e defendemos as potencialidades de uma perspectiva avaliativa que se paute em uma práxis humanizada e que se alicerce em um caráter crítico-reflexivo, em contraposição às perspectivas e modelos objetivistas e subjetivas, que historicamente predominam no âmbito da educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2056 10.48017/dj.v7i1.2056 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2056 |
identifier_str_mv |
10.48017/dj.v7i1.2056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2056/1611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 José Pedro Simas Filho, Alberto Lopo Montalvão Neto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 José Pedro Simas Filho, Alberto Lopo Montalvão Neto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 7 n. 1 (2022): Quebra de paradigmas e mudanças sociais: os novos desafios para ciência; 0495-0512 2525-5215 10.48017/dj.v7i1 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051279211495424 |