O desafio no processo de aprendizagem mediante a realidade da escola pública: uma análise da desmotivação dos alunos nas aulas de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Sonia Moura dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Reynaldo Daivyd Lopes da, Silva, Maria Camila Nunes da, Silva, Claudionor de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/568
Resumo: The challenge in the learning process through the reality of the public school: an analysis of the demotivation of the students in the classes of GeographyRESUMO: A educação pública ao longo dos anos passa por diferentes barreiras, cabendo aos decentes se adaptar a diferentes contextos educacionais, somado a diferentes desafios socioeconômicos dos alunos, possibilitando uma desmotivação nas aulas de geografia. Este artigo tem como objetivo principal identificar os problemas de aprendizagem na disciplina de geografia, visando entender as principais barreiras enfrentadas pelos alunos com um enforque na análise da forma como os alunos enxergam a disciplina de geografia, diante dessa perspectiva, como pesquisadores buscamos propor algumas possíveis soluções. A metodologia se dar de forma qualitativa e quantitativa baseado em estudos de obras como Demo (2004), Freire (1996) e Trindade (2007) com aplicações de questionários aos alunos, observação de campo e entrevistas informais. Os resultados revelam que fatores como bulling, racismo, e métodos tradicionais, desmotivam os alunos nas aulas geografia. Consideramos que existe uma necessidade de reformulação nas condições de ensino e a criação de melhores métodos de ensino que envolvam a motivação e proporcionem a possibilidade dos alunos enxergar a geografia como uma disciplina transformadora no que diz respeitos a construção e desconstrução do conhecimento.PALAVRAS CHAVE: Desafio, aluno, aprendizagem.ABSTRACT: Public education over the years goes through different barriers, and it is up to the decent to adapt to different educational contexts, added to the different socioeconomic challenges of the students, allowing a disassembly in the geography classes. This article has as main objective identified the problems of learning in the discipline of geography aiming to understand as the main barriers faced by students with a hang on the analysis of the way students emerge a discipline of geography, anticipated perspective, as researchers seek to propose a solution of ideas. A methodology, such as Demo (2004), Freire (1996) and Trindade (2007) with applications of questionnaires to students, field observation and informal interviews. The results reveal that factors such as bulling, racism, and traditional methods, discourage students in geography classes. We consider that there is a need for reformulation in teaching conditions and a creation of better teaching methods that involve a motivation and provide a possibility for students to see a geography as a transforming discipline without regard to the construction and deconstruction of knowledge.KEYWORDS: Challenge, student, learning.
id UNEAL_e7f60952fb80c228dca22f618f73f0f4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/568
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling O desafio no processo de aprendizagem mediante a realidade da escola pública: uma análise da desmotivação dos alunos nas aulas de GeografiaThe challenge in the learning process through the reality of the public school: an analysis of the demotivation of the students in the classes of GeographyRESUMO: A educação pública ao longo dos anos passa por diferentes barreiras, cabendo aos decentes se adaptar a diferentes contextos educacionais, somado a diferentes desafios socioeconômicos dos alunos, possibilitando uma desmotivação nas aulas de geografia. Este artigo tem como objetivo principal identificar os problemas de aprendizagem na disciplina de geografia, visando entender as principais barreiras enfrentadas pelos alunos com um enforque na análise da forma como os alunos enxergam a disciplina de geografia, diante dessa perspectiva, como pesquisadores buscamos propor algumas possíveis soluções. A metodologia se dar de forma qualitativa e quantitativa baseado em estudos de obras como Demo (2004), Freire (1996) e Trindade (2007) com aplicações de questionários aos alunos, observação de campo e entrevistas informais. Os resultados revelam que fatores como bulling, racismo, e métodos tradicionais, desmotivam os alunos nas aulas geografia. Consideramos que existe uma necessidade de reformulação nas condições de ensino e a criação de melhores métodos de ensino que envolvam a motivação e proporcionem a possibilidade dos alunos enxergar a geografia como uma disciplina transformadora no que diz respeitos a construção e desconstrução do conhecimento.PALAVRAS CHAVE: Desafio, aluno, aprendizagem.ABSTRACT: Public education over the years goes through different barriers, and it is up to the decent to adapt to different educational contexts, added to the different socioeconomic challenges of the students, allowing a disassembly in the geography classes. This article has as main objective identified the problems of learning in the discipline of geography aiming to understand as the main barriers faced by students with a hang on the analysis of the way students emerge a discipline of geography, anticipated perspective, as researchers seek to propose a solution of ideas. A methodology, such as Demo (2004), Freire (1996) and Trindade (2007) with applications of questionnaires to students, field observation and informal interviews. The results reveal that factors such as bulling, racism, and traditional methods, discourage students in geography classes. We consider that there is a need for reformulation in teaching conditions and a creation of better teaching methods that involve a motivation and provide a possibility for students to see a geography as a transforming discipline without regard to the construction and deconstruction of knowledge.KEYWORDS: Challenge, student, learning.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/56810.17648/diversitas-journal-v4i1.568Diversitas Journal; v. 4 n. 1 (2019): Conhecimentos multidisciplinares: contribuições para nossas vidas; 203-2112525-521510.17648/diversitas-journal-v4i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/568/719Copyright (c) 2019 Maria Sonia Moura dos Santos, Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Maria Camila Nunes da Silva, Claudionor de Oliveira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Sonia Moura dosSilva, Reynaldo Daivyd Lopes daSilva, Maria Camila Nunes daSilva, Claudionor de Oliveira2021-08-19T19:56:20Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/568Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:49.445097Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O desafio no processo de aprendizagem mediante a realidade da escola pública: uma análise da desmotivação dos alunos nas aulas de Geografia
title O desafio no processo de aprendizagem mediante a realidade da escola pública: uma análise da desmotivação dos alunos nas aulas de Geografia
spellingShingle O desafio no processo de aprendizagem mediante a realidade da escola pública: uma análise da desmotivação dos alunos nas aulas de Geografia
Santos, Maria Sonia Moura dos
title_short O desafio no processo de aprendizagem mediante a realidade da escola pública: uma análise da desmotivação dos alunos nas aulas de Geografia
title_full O desafio no processo de aprendizagem mediante a realidade da escola pública: uma análise da desmotivação dos alunos nas aulas de Geografia
title_fullStr O desafio no processo de aprendizagem mediante a realidade da escola pública: uma análise da desmotivação dos alunos nas aulas de Geografia
title_full_unstemmed O desafio no processo de aprendizagem mediante a realidade da escola pública: uma análise da desmotivação dos alunos nas aulas de Geografia
title_sort O desafio no processo de aprendizagem mediante a realidade da escola pública: uma análise da desmotivação dos alunos nas aulas de Geografia
author Santos, Maria Sonia Moura dos
author_facet Santos, Maria Sonia Moura dos
Silva, Reynaldo Daivyd Lopes da
Silva, Maria Camila Nunes da
Silva, Claudionor de Oliveira
author_role author
author2 Silva, Reynaldo Daivyd Lopes da
Silva, Maria Camila Nunes da
Silva, Claudionor de Oliveira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Sonia Moura dos
Silva, Reynaldo Daivyd Lopes da
Silva, Maria Camila Nunes da
Silva, Claudionor de Oliveira
description The challenge in the learning process through the reality of the public school: an analysis of the demotivation of the students in the classes of GeographyRESUMO: A educação pública ao longo dos anos passa por diferentes barreiras, cabendo aos decentes se adaptar a diferentes contextos educacionais, somado a diferentes desafios socioeconômicos dos alunos, possibilitando uma desmotivação nas aulas de geografia. Este artigo tem como objetivo principal identificar os problemas de aprendizagem na disciplina de geografia, visando entender as principais barreiras enfrentadas pelos alunos com um enforque na análise da forma como os alunos enxergam a disciplina de geografia, diante dessa perspectiva, como pesquisadores buscamos propor algumas possíveis soluções. A metodologia se dar de forma qualitativa e quantitativa baseado em estudos de obras como Demo (2004), Freire (1996) e Trindade (2007) com aplicações de questionários aos alunos, observação de campo e entrevistas informais. Os resultados revelam que fatores como bulling, racismo, e métodos tradicionais, desmotivam os alunos nas aulas geografia. Consideramos que existe uma necessidade de reformulação nas condições de ensino e a criação de melhores métodos de ensino que envolvam a motivação e proporcionem a possibilidade dos alunos enxergar a geografia como uma disciplina transformadora no que diz respeitos a construção e desconstrução do conhecimento.PALAVRAS CHAVE: Desafio, aluno, aprendizagem.ABSTRACT: Public education over the years goes through different barriers, and it is up to the decent to adapt to different educational contexts, added to the different socioeconomic challenges of the students, allowing a disassembly in the geography classes. This article has as main objective identified the problems of learning in the discipline of geography aiming to understand as the main barriers faced by students with a hang on the analysis of the way students emerge a discipline of geography, anticipated perspective, as researchers seek to propose a solution of ideas. A methodology, such as Demo (2004), Freire (1996) and Trindade (2007) with applications of questionnaires to students, field observation and informal interviews. The results reveal that factors such as bulling, racism, and traditional methods, discourage students in geography classes. We consider that there is a need for reformulation in teaching conditions and a creation of better teaching methods that involve a motivation and provide a possibility for students to see a geography as a transforming discipline without regard to the construction and deconstruction of knowledge.KEYWORDS: Challenge, student, learning.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/568
10.17648/diversitas-journal-v4i1.568
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/568
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v4i1.568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/568/719
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 4 n. 1 (2019): Conhecimentos multidisciplinares: contribuições para nossas vidas; 203-211
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v4i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275153506304