Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Milene de Macedo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: de Souza, Rodrigo Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/247
Resumo: O presente texto teve a intenção de investigar a tessitura dos processos de identificação dos sujeitos-educadores da alfabetização de jovens e adultos de um Programa de alfabetização de jovens e adultos. O estudo de alguns teóricos da área de educação de jovens e adultos e identidade serviram de alicerce para a fundamentação dos conceitos que envolvem o referido processo de construção, bem como a experiência com esta modalidade de ensino. Fala-se de quem é o sujeito alfabetizador, de como constroem suas formas de existência, o modo como os sujeitos se identificam e como as classes de alfabetização influenciam na (re)construção de sua identidade, tanto pessoal como profissional. Por meio de revisão de literatura e das falas dos sujeitos, evidencia-se a alfabetização de jovens e adultos como espaço de (re)construção de identidades.  
id UNEB-2_035ba17ba4a2d77bb6bb21e18d5ed3df
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/247
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidadesAlfabetização de Jovens e AdultosSujeitos da EJAIdentidadeIdentidadeO presente texto teve a intenção de investigar a tessitura dos processos de identificação dos sujeitos-educadores da alfabetização de jovens e adultos de um Programa de alfabetização de jovens e adultos. O estudo de alguns teóricos da área de educação de jovens e adultos e identidade serviram de alicerce para a fundamentação dos conceitos que envolvem o referido processo de construção, bem como a experiência com esta modalidade de ensino. Fala-se de quem é o sujeito alfabetizador, de como constroem suas formas de existência, o modo como os sujeitos se identificam e como as classes de alfabetização influenciam na (re)construção de sua identidade, tanto pessoal como profissional. Por meio de revisão de literatura e das falas dos sujeitos, evidencia-se a alfabetização de jovens e adultos como espaço de (re)construção de identidades.  UNEB2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/247Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 1 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 119-139reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/247/212Sena, Milene de Macedode Souza, Rodrigo Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-14T12:11:45Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/247Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2013-05-14T12:11:45Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades
title Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades
spellingShingle Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades
Sena, Milene de Macedo
Alfabetização de Jovens e Adultos
Sujeitos da EJA
Identidade
Identidade
title_short Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades
title_full Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades
title_fullStr Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades
title_full_unstemmed Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades
title_sort Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades
author Sena, Milene de Macedo
author_facet Sena, Milene de Macedo
de Souza, Rodrigo Matos
author_role author
author2 de Souza, Rodrigo Matos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Milene de Macedo
de Souza, Rodrigo Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização de Jovens e Adultos
Sujeitos da EJA
Identidade
Identidade
topic Alfabetização de Jovens e Adultos
Sujeitos da EJA
Identidade
Identidade
description O presente texto teve a intenção de investigar a tessitura dos processos de identificação dos sujeitos-educadores da alfabetização de jovens e adultos de um Programa de alfabetização de jovens e adultos. O estudo de alguns teóricos da área de educação de jovens e adultos e identidade serviram de alicerce para a fundamentação dos conceitos que envolvem o referido processo de construção, bem como a experiência com esta modalidade de ensino. Fala-se de quem é o sujeito alfabetizador, de como constroem suas formas de existência, o modo como os sujeitos se identificam e como as classes de alfabetização influenciam na (re)construção de sua identidade, tanto pessoal como profissional. Por meio de revisão de literatura e das falas dos sujeitos, evidencia-se a alfabetização de jovens e adultos como espaço de (re)construção de identidades.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/247
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/247/212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 1 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 119-139
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658467966976