Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/247 |
Resumo: | O presente texto teve a intenção de investigar a tessitura dos processos de identificação dos sujeitos-educadores da alfabetização de jovens e adultos de um Programa de alfabetização de jovens e adultos. O estudo de alguns teóricos da área de educação de jovens e adultos e identidade serviram de alicerce para a fundamentação dos conceitos que envolvem o referido processo de construção, bem como a experiência com esta modalidade de ensino. Fala-se de quem é o sujeito alfabetizador, de como constroem suas formas de existência, o modo como os sujeitos se identificam e como as classes de alfabetização influenciam na (re)construção de sua identidade, tanto pessoal como profissional. Por meio de revisão de literatura e das falas dos sujeitos, evidencia-se a alfabetização de jovens e adultos como espaço de (re)construção de identidades. |
id |
UNEB-2_035ba17ba4a2d77bb6bb21e18d5ed3df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/247 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidadesAlfabetização de Jovens e AdultosSujeitos da EJAIdentidadeIdentidadeO presente texto teve a intenção de investigar a tessitura dos processos de identificação dos sujeitos-educadores da alfabetização de jovens e adultos de um Programa de alfabetização de jovens e adultos. O estudo de alguns teóricos da área de educação de jovens e adultos e identidade serviram de alicerce para a fundamentação dos conceitos que envolvem o referido processo de construção, bem como a experiência com esta modalidade de ensino. Fala-se de quem é o sujeito alfabetizador, de como constroem suas formas de existência, o modo como os sujeitos se identificam e como as classes de alfabetização influenciam na (re)construção de sua identidade, tanto pessoal como profissional. Por meio de revisão de literatura e das falas dos sujeitos, evidencia-se a alfabetização de jovens e adultos como espaço de (re)construção de identidades. UNEB2013-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/247Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 1 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 119-139reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/247/212Sena, Milene de Macedode Souza, Rodrigo Matosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-14T12:11:45Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/247Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2013-05-14T12:11:45Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades |
title |
Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades |
spellingShingle |
Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades Sena, Milene de Macedo Alfabetização de Jovens e Adultos Sujeitos da EJA Identidade Identidade |
title_short |
Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades |
title_full |
Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades |
title_fullStr |
Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades |
title_full_unstemmed |
Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades |
title_sort |
Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades |
author |
Sena, Milene de Macedo |
author_facet |
Sena, Milene de Macedo de Souza, Rodrigo Matos |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Rodrigo Matos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Milene de Macedo de Souza, Rodrigo Matos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização de Jovens e Adultos Sujeitos da EJA Identidade Identidade |
topic |
Alfabetização de Jovens e Adultos Sujeitos da EJA Identidade Identidade |
description |
O presente texto teve a intenção de investigar a tessitura dos processos de identificação dos sujeitos-educadores da alfabetização de jovens e adultos de um Programa de alfabetização de jovens e adultos. O estudo de alguns teóricos da área de educação de jovens e adultos e identidade serviram de alicerce para a fundamentação dos conceitos que envolvem o referido processo de construção, bem como a experiência com esta modalidade de ensino. Fala-se de quem é o sujeito alfabetizador, de como constroem suas formas de existência, o modo como os sujeitos se identificam e como as classes de alfabetização influenciam na (re)construção de sua identidade, tanto pessoal como profissional. Por meio de revisão de literatura e das falas dos sujeitos, evidencia-se a alfabetização de jovens e adultos como espaço de (re)construção de identidades. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/247 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/247/212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 1 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 119-139 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658467966976 |