Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Evandro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Comerlato, Denise, Lopes Sant’Anna, Sita Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9824
Resumo: O presente estudo apresenta resultados de pesquisa, em andamento, sobre o mapeamento da oferta de vagas e da demanda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado do Rio Grande do Sul (RS), abrangendo especialmente o Ensino Fundamental (EF) no período de 2007 a 2015. Têm-se como objetivos apresentar uma sistematização geral dos dados da oferta de EJA nas quatro redes de ensino (Estadual, Municipal, Federal e Particular) e apontar a demanda potencial, compreendida como o público com idade e escolaridade possível de ser atendida pela EJA e que não se encontra na escola. Do ponto de vista metodológico, como pesquisa quantitativa, apresenta-se a sistematização de dados provenientes do Censo Escolar (INEP), do Censo demográfico e do PNAD (IBGE) e inicia-se uma busca por compreender qualitativamente as diferenças locais e regionais, conforme discute Ferraro (2009).  Deste modo, a pesquisa pretende contribuir com as políticas públicas locais, identificando regiões ou localidades que possuem maior ou menor discrepância entre oferta e demanda no Estado. Como principais resultados, destaca-se que no detalhamento da oferta pelas redes de ensino, percebe-se que entre 2014-2015 as redes públicas de ensino mantiveram, a grosso modo, o mesmo volume em oferta de matrículas iniciais e que as maiores demandas por alfabetização e EF, em números absolutos, se aproximam da capital, região metropolitana e de centros regionais do interior do Estado.
id UNEB-2_121fbc1ef40a5fbd5903c8ce3c3f759c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9824
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construçãoO presente estudo apresenta resultados de pesquisa, em andamento, sobre o mapeamento da oferta de vagas e da demanda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado do Rio Grande do Sul (RS), abrangendo especialmente o Ensino Fundamental (EF) no período de 2007 a 2015. Têm-se como objetivos apresentar uma sistematização geral dos dados da oferta de EJA nas quatro redes de ensino (Estadual, Municipal, Federal e Particular) e apontar a demanda potencial, compreendida como o público com idade e escolaridade possível de ser atendida pela EJA e que não se encontra na escola. Do ponto de vista metodológico, como pesquisa quantitativa, apresenta-se a sistematização de dados provenientes do Censo Escolar (INEP), do Censo demográfico e do PNAD (IBGE) e inicia-se uma busca por compreender qualitativamente as diferenças locais e regionais, conforme discute Ferraro (2009).  Deste modo, a pesquisa pretende contribuir com as políticas públicas locais, identificando regiões ou localidades que possuem maior ou menor discrepância entre oferta e demanda no Estado. Como principais resultados, destaca-se que no detalhamento da oferta pelas redes de ensino, percebe-se que entre 2014-2015 as redes públicas de ensino mantiveram, a grosso modo, o mesmo volume em oferta de matrículas iniciais e que as maiores demandas por alfabetização e EF, em números absolutos, se aproximam da capital, região metropolitana e de centros regionais do interior do Estado.UNEB2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9824Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 41-52reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9824/6896Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccess Alves, EvandroComerlato, Denise Lopes Sant’Anna, Sita Mara 2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9824Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção
title Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção
spellingShingle Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção
Alves, Evandro
title_short Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção
title_full Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção
title_fullStr Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção
title_full_unstemmed Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção
title_sort Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção
author Alves, Evandro
author_facet Alves, Evandro
Comerlato, Denise
Lopes Sant’Anna, Sita Mara
author_role author
author2 Comerlato, Denise
Lopes Sant’Anna, Sita Mara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Evandro
Comerlato, Denise
Lopes Sant’Anna, Sita Mara
description O presente estudo apresenta resultados de pesquisa, em andamento, sobre o mapeamento da oferta de vagas e da demanda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado do Rio Grande do Sul (RS), abrangendo especialmente o Ensino Fundamental (EF) no período de 2007 a 2015. Têm-se como objetivos apresentar uma sistematização geral dos dados da oferta de EJA nas quatro redes de ensino (Estadual, Municipal, Federal e Particular) e apontar a demanda potencial, compreendida como o público com idade e escolaridade possível de ser atendida pela EJA e que não se encontra na escola. Do ponto de vista metodológico, como pesquisa quantitativa, apresenta-se a sistematização de dados provenientes do Censo Escolar (INEP), do Censo demográfico e do PNAD (IBGE) e inicia-se uma busca por compreender qualitativamente as diferenças locais e regionais, conforme discute Ferraro (2009).  Deste modo, a pesquisa pretende contribuir com as políticas públicas locais, identificando regiões ou localidades que possuem maior ou menor discrepância entre oferta e demanda no Estado. Como principais resultados, destaca-se que no detalhamento da oferta pelas redes de ensino, percebe-se que entre 2014-2015 as redes públicas de ensino mantiveram, a grosso modo, o mesmo volume em oferta de matrículas iniciais e que as maiores demandas por alfabetização e EF, em números absolutos, se aproximam da capital, região metropolitana e de centros regionais do interior do Estado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9824
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9824/6896
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 41-52
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658893688832