Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9824 |
Resumo: | O presente estudo apresenta resultados de pesquisa, em andamento, sobre o mapeamento da oferta de vagas e da demanda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado do Rio Grande do Sul (RS), abrangendo especialmente o Ensino Fundamental (EF) no período de 2007 a 2015. Têm-se como objetivos apresentar uma sistematização geral dos dados da oferta de EJA nas quatro redes de ensino (Estadual, Municipal, Federal e Particular) e apontar a demanda potencial, compreendida como o público com idade e escolaridade possível de ser atendida pela EJA e que não se encontra na escola. Do ponto de vista metodológico, como pesquisa quantitativa, apresenta-se a sistematização de dados provenientes do Censo Escolar (INEP), do Censo demográfico e do PNAD (IBGE) e inicia-se uma busca por compreender qualitativamente as diferenças locais e regionais, conforme discute Ferraro (2009). Deste modo, a pesquisa pretende contribuir com as políticas públicas locais, identificando regiões ou localidades que possuem maior ou menor discrepância entre oferta e demanda no Estado. Como principais resultados, destaca-se que no detalhamento da oferta pelas redes de ensino, percebe-se que entre 2014-2015 as redes públicas de ensino mantiveram, a grosso modo, o mesmo volume em oferta de matrículas iniciais e que as maiores demandas por alfabetização e EF, em números absolutos, se aproximam da capital, região metropolitana e de centros regionais do interior do Estado. |
id |
UNEB-2_121fbc1ef40a5fbd5903c8ce3c3f759c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9824 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construçãoO presente estudo apresenta resultados de pesquisa, em andamento, sobre o mapeamento da oferta de vagas e da demanda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado do Rio Grande do Sul (RS), abrangendo especialmente o Ensino Fundamental (EF) no período de 2007 a 2015. Têm-se como objetivos apresentar uma sistematização geral dos dados da oferta de EJA nas quatro redes de ensino (Estadual, Municipal, Federal e Particular) e apontar a demanda potencial, compreendida como o público com idade e escolaridade possível de ser atendida pela EJA e que não se encontra na escola. Do ponto de vista metodológico, como pesquisa quantitativa, apresenta-se a sistematização de dados provenientes do Censo Escolar (INEP), do Censo demográfico e do PNAD (IBGE) e inicia-se uma busca por compreender qualitativamente as diferenças locais e regionais, conforme discute Ferraro (2009). Deste modo, a pesquisa pretende contribuir com as políticas públicas locais, identificando regiões ou localidades que possuem maior ou menor discrepância entre oferta e demanda no Estado. Como principais resultados, destaca-se que no detalhamento da oferta pelas redes de ensino, percebe-se que entre 2014-2015 as redes públicas de ensino mantiveram, a grosso modo, o mesmo volume em oferta de matrículas iniciais e que as maiores demandas por alfabetização e EF, em números absolutos, se aproximam da capital, região metropolitana e de centros regionais do interior do Estado.UNEB2020-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9824Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 41-52reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9824/6896Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccess Alves, EvandroComerlato, Denise Lopes Sant’Anna, Sita Mara 2020-10-25T01:01:00Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9824Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-10-25T01:01Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção |
title |
Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção |
spellingShingle |
Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção Alves, Evandro |
title_short |
Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção |
title_full |
Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção |
title_fullStr |
Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção |
title_full_unstemmed |
Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção |
title_sort |
Demanda Potencial para o Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos no Estado do Rio Grande do Sul: um mapa em construção |
author |
Alves, Evandro |
author_facet |
Alves, Evandro Comerlato, Denise Lopes Sant’Anna, Sita Mara |
author_role |
author |
author2 |
Comerlato, Denise Lopes Sant’Anna, Sita Mara |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Evandro Comerlato, Denise Lopes Sant’Anna, Sita Mara |
description |
O presente estudo apresenta resultados de pesquisa, em andamento, sobre o mapeamento da oferta de vagas e da demanda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Estado do Rio Grande do Sul (RS), abrangendo especialmente o Ensino Fundamental (EF) no período de 2007 a 2015. Têm-se como objetivos apresentar uma sistematização geral dos dados da oferta de EJA nas quatro redes de ensino (Estadual, Municipal, Federal e Particular) e apontar a demanda potencial, compreendida como o público com idade e escolaridade possível de ser atendida pela EJA e que não se encontra na escola. Do ponto de vista metodológico, como pesquisa quantitativa, apresenta-se a sistematização de dados provenientes do Censo Escolar (INEP), do Censo demográfico e do PNAD (IBGE) e inicia-se uma busca por compreender qualitativamente as diferenças locais e regionais, conforme discute Ferraro (2009). Deste modo, a pesquisa pretende contribuir com as políticas públicas locais, identificando regiões ou localidades que possuem maior ou menor discrepância entre oferta e demanda no Estado. Como principais resultados, destaca-se que no detalhamento da oferta pelas redes de ensino, percebe-se que entre 2014-2015 as redes públicas de ensino mantiveram, a grosso modo, o mesmo volume em oferta de matrículas iniciais e que as maiores demandas por alfabetização e EF, em números absolutos, se aproximam da capital, região metropolitana e de centros regionais do interior do Estado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9824 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9824/6896 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 7 (2019): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 41-52 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658893688832 |