DA ALFABETIZAÇÃO À ESCOLARIZAÇÃO: primeiras aproximações ao programa Fortaleza Alfabetizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rejane Mary
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Furtado, Eliane Dayse Pontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/580
Resumo: A pesquisa se insere no campo da Educação de Jovens e Adultos e tem como objetivo analisar o Programa Fortaleza Alfabetizada, examinando como e até que ponto ele está contribuindo para resolver e/ou minimizar a descontinuidade histórica da escolarização em nível de ensino fundamental dos jovens e adultos egressos deste Programa, no município de Fortaleza. A pesquisa está fundamentada numa abordagem qualitativa. Toma como base a observação participante. Este artigo busca trazer as primeiras aproximações ao Programa, a partir do que já foi pesquisado até o momento. Considerando os resultados desse trabalho, o estudo sugere que, para se buscar caminhos favoráveis à formação do educador, deve-se adotar medidas de seleção para que o Programa caminhe para a constituição de uma nova didática com profissionais comprometidos e habilitados ao magistério de EJA; uma oferta que não seja de políticas compensatórias, que vise romper com as práticas das antigas campanhas de caráter assistencialista, descomprometidas com à continuidade da escolarização e com a transformação da sociedade; uma proposta de educação inovadora na seleção de conteúdos e orientações didáticas, que considere as pessoas como sujeitos dos processos e respeite a diversidade como valor e que seja continuada e libertadora.
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