Da alfabetizaÃÃo à escolarizaÃÃo: busca pela continuidade dos estudos de egressos do Programa Brasil Alfabetizado/Fortaleza Alfabetizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rejane Mary Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19439
Resumo: A presente Tese se insere no campo da EducaÃÃo de Jovens e Adultos e tem como objetivo analisar a partir da visÃo dos egressos do Programa Brasil Alfabetizado/ Fortaleza Alfabetizada, como se dà a continuidade dos estudos pelos educandos da EJA no seu processo de escolarizaÃÃo, no municÃpio de Fortaleza. A investigaÃÃo teve como foco central a seguinte questÃo: de que modo o Programa Brasil Alfabetizado / Fortaleza Alfabetizada motivou seus educandos para a continuidade dos estudos na EJA?O estudo apresentou como principais teÃricosPaulo Freire, Hugo Lovisolo, SÃrgio Haddad, Moacir Gaddotti, Maria Clara Di Pierro,Eliane Dayse Pontes Furtado, discutindo EJA; e contribuiÃÃes do referencial marxista para a compreensÃo do fenÃmeno investigado, dentre os quais se destacam Gramsci e Konder. Metodologicamente, a pesquisa està fundamentada numa abordagem qualitativa, do tipo estudos multicasos, lanÃando mÃo de procedimentos que permitiram apreender a dinÃmica da realidade, recuperando o maior nÃmero de determinaÃÃes possÃvel, como a observaÃÃo participante, entrevista semiestruturada e questionÃrio. A perspectiva de utilizaÃÃo destas estratÃgias de aproximaÃÃo com a realidadefoi de recuperar tanto as razÃes que levaram os recÃm alfabetizados a darem continuidade aos estudos, quanto as representaÃÃes que os mesmos possuem acerca da educaÃÃo e do ensino. Assim, nessa busca,tiveram centralidade as trajetÃrias de vida desses sujeitos, identificando e analisando os elementos que os motivaram a continuarem estudando.A pesquisa constatou que os motivos que levaram os educandos a darem continuidade aos estudos na EJA superavam a perspectiva do aprimoramento dos saberes escolares, abrangendo outros aspectos, dentre os quais se destacam: interesse em aprender mais, de conversar e entender o que se lÃ, manter a mente ocupada, interesse de melhorar na aprendizagem da leitura e na escrita, obter uma profissÃo e ter acesso a um trabalho, interesse em aprender a usar o computador, a internet e de ser feliz.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDa alfabetizaÃÃo à escolarizaÃÃo: busca pela continuidade dos estudos de egressos do Programa Brasil Alfabetizado/Fortaleza AlfabetizadaFrom literacy to schooling: search for the continuity of studies of graduates of the Literate Brazil / Literated Fortress Program2017-01-23Eliane Dayse Pontes Furtado49264222391Sandra Maria Gadelha de Carvalho13568760304ErcÃlia Maria Braga de Olinda12146145315http://lattes.cnpq.br/3596726681015906 Elisangela Andrà da Silva Costa70136114334http://lattes.cnpq.br/6038313468372950Maria Josà Abuquerque da Silva3084708024916343310363http://lattes.cnpq.br/6939654853562359Rejane Mary MoreiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR EscolarizaÃÃoEducaÃÃo de Jovens e Adultos Programa Brasil Alfabetizado/ Fortaleza Alfabetizada PolÃticas EducacionaisYouth and Adult Education Schooling Programa Brasil Alfabetizado / Fortaleza Alfabetizada Educational Policies.EDUCACAOA presente Tese se insere no campo da EducaÃÃo de Jovens e Adultos e tem como objetivo analisar a partir da visÃo dos egressos do Programa Brasil Alfabetizado/ Fortaleza Alfabetizada, como se dà a continuidade dos estudos pelos educandos da EJA no seu processo de escolarizaÃÃo, no municÃpio de Fortaleza. A investigaÃÃo teve como foco central a seguinte questÃo: de que modo o Programa Brasil Alfabetizado / Fortaleza Alfabetizada motivou seus educandos para a continuidade dos estudos na EJA?O estudo apresentou como principais teÃricosPaulo Freire, Hugo Lovisolo, SÃrgio Haddad, Moacir Gaddotti, Maria Clara Di Pierro,Eliane Dayse Pontes Furtado, discutindo EJA; e contribuiÃÃes do referencial marxista para a compreensÃo do fenÃmeno investigado, dentre os quais se destacam Gramsci e Konder. Metodologicamente, a pesquisa està fundamentada numa abordagem qualitativa, do tipo estudos multicasos, lanÃando mÃo de procedimentos que permitiram apreender a dinÃmica da realidade, recuperando o maior nÃmero de determinaÃÃes possÃvel, como a observaÃÃo participante, entrevista semiestruturada e questionÃrio. 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The research focused on the following question: how did the Programa Brasil Alfabetizado / Fortaleza Alfabetizada motivate its students to continue their studies in the EJA? The study presented as main theorists Paulo Freire, Hugo Lovisolo, SÃrgio Haddad, Moacir Gaddotti, Maria Clara Di Pierro, Eliane Dayse Pontes Furtado, discussing EJA; And contributions of the Marxist referential to the understanding of the investigated phenomenon, among which are Gramsci and Konder. Methodologically, the research is based on a qualitative approach, such as multisite studies, using procedures that allow the apprehension of the dynamics of reality, recovering as many determinations as possible, such as participant observation, semi-structured interview and questionnaire. The perspective of using these strategies of approximation with reality was to recover both the reasons that led the newly literate to continue their studies, and the representations they have about education and teaching. Thus, in this search, the life trajectories of these subjects centered, identifying and analyzing the elements that motivated them to continue studying. The research found that the reasons that led the students to continue their studies in the EJA exceeded the perspective of improving the knowledge of school, covering other aspects, among which stand out: interest in learning more, to talk and understand what you read, Keep your mind occupied, improve reading and writing skills, get a job and have access to a job, interest in learning to use the computer, the internet and being happy.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19439application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:59Zmail@mail.com -
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