O LUGAR DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha Júnior, Adenilson Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araújo, Maria Inês Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/582
Resumo: Este estudo, parte compositiva da dissertação de mestrado defendida no Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, apresenta e discute o lugar da aprendizagem ao longo da vida nas políticas públicas para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil. Para tecer tais argumentos, discute o surgimento e delineamento do conceito de aprendizagem ao longo da vida, amadurecido nas Conferências Internacionais de Educação de Adultos, realizadas a partir da década de mil novecentos e quarenta, e o seu alargamento nos dias atuais. A compreensão da Educação de Pessoas Jovens e Adultas, na visão adscrito da alfabetização, ainda permanece na legislação que norteia essa modalidade de ensino no país, contudo, o debate internacional sobre processos continuum de aprendizagem sinaliza a necessidade e urgência da apropriação de um conceito mais amplo de aprendizagem de adultos e indica a possibilidade da tomada destes conceitos para as agendas dos formuladores de políticas públicas voltadas para a educação de adultos no Brasil. 
id UNEB-2_31de108c7fd7d64c5253afb14370f6f3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/582
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling O LUGAR DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO BRASILEste estudo, parte compositiva da dissertação de mestrado defendida no Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, apresenta e discute o lugar da aprendizagem ao longo da vida nas políticas públicas para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil. Para tecer tais argumentos, discute o surgimento e delineamento do conceito de aprendizagem ao longo da vida, amadurecido nas Conferências Internacionais de Educação de Adultos, realizadas a partir da década de mil novecentos e quarenta, e o seu alargamento nos dias atuais. A compreensão da Educação de Pessoas Jovens e Adultas, na visão adscrito da alfabetização, ainda permanece na legislação que norteia essa modalidade de ensino no país, contudo, o debate internacional sobre processos continuum de aprendizagem sinaliza a necessidade e urgência da apropriação de um conceito mais amplo de aprendizagem de adultos e indica a possibilidade da tomada destes conceitos para as agendas dos formuladores de políticas públicas voltadas para a educação de adultos no Brasil. UNEB2013-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/582Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 2 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 116-129reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/582/455Cunha Júnior, Adenilson SouzaAraújo, Maria Inês Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-25T15:26:15Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/582Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2013-12-25T15:26:15Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O LUGAR DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO BRASIL
title O LUGAR DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO BRASIL
spellingShingle O LUGAR DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO BRASIL
Cunha Júnior, Adenilson Souza
title_short O LUGAR DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO BRASIL
title_full O LUGAR DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO BRASIL
title_fullStr O LUGAR DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO BRASIL
title_full_unstemmed O LUGAR DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO BRASIL
title_sort O LUGAR DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO BRASIL
author Cunha Júnior, Adenilson Souza
author_facet Cunha Júnior, Adenilson Souza
Araújo, Maria Inês Oliveira
author_role author
author2 Araújo, Maria Inês Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha Júnior, Adenilson Souza
Araújo, Maria Inês Oliveira
description Este estudo, parte compositiva da dissertação de mestrado defendida no Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, apresenta e discute o lugar da aprendizagem ao longo da vida nas políticas públicas para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil. Para tecer tais argumentos, discute o surgimento e delineamento do conceito de aprendizagem ao longo da vida, amadurecido nas Conferências Internacionais de Educação de Adultos, realizadas a partir da década de mil novecentos e quarenta, e o seu alargamento nos dias atuais. A compreensão da Educação de Pessoas Jovens e Adultas, na visão adscrito da alfabetização, ainda permanece na legislação que norteia essa modalidade de ensino no país, contudo, o debate internacional sobre processos continuum de aprendizagem sinaliza a necessidade e urgência da apropriação de um conceito mais amplo de aprendizagem de adultos e indica a possibilidade da tomada destes conceitos para as agendas dos formuladores de políticas públicas voltadas para a educação de adultos no Brasil. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/582
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/582/455
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 1 n. 2 (2013): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 116-129
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658484744192