A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE PASCHOAL LEMME E DE ÁLVARO VIEIRA PINTO À EDUCAÇÃO DE ADULTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rummert, Sonia Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3081
Resumo: O artigo aborda o pensamento de dois importantes intelectuais da educação no Brasil: Paschoal Lemme (1904-1997) e Álvaro Vieira Pinto (1909-1982). Apesar do silêncio que ainda cerca a obra dos dois autores, pretende-se evidenciar a relevância e a atualidade de suas contribuições teóricas, em especial, à educação de adultos trabalhadores. Essas contribuições abarcam a relação entre educação e sociedade, o escopo teórico-metodológico referente aos processos de ensino-aprendizagem e as questões relativas à formação docente. Inicialmente, serão mencionados alguns aspectos que não devem ser ignorados quando nos referimos à educação integral, uma vez que essa era referência orientadora de suas proposições, à luz do materialismo histórico. Serão, também, apresentados breves traços biográficos de Lemme e Pinto que objetivam contextualizar a formulação de suas reflexões no âmbito da educação de adultos, bem como evidenciar as marcas que suas opções político-ideológicas imprimiram às suas análises e proposições. Finalmente, serão abordadas algumas das suas relevantes contribuições à educação integral dos jovens e adultos trabalhadores, com destaque para a relação entre educação e sociedade, as contribuições de caráter teórico-metodológico e a formação docente. 
id UNEB-2_90a36ba40c7442ed6df4cdf9505470b9
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3081
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE PASCHOAL LEMME E DE ÁLVARO VIEIRA PINTO À EDUCAÇÃO DE ADULTOSEducação de Adultos TrabalhadoresHistória da EducaçãoTrabalho e EducaçãoPensamento Educacional BrasileiroO artigo aborda o pensamento de dois importantes intelectuais da educação no Brasil: Paschoal Lemme (1904-1997) e Álvaro Vieira Pinto (1909-1982). Apesar do silêncio que ainda cerca a obra dos dois autores, pretende-se evidenciar a relevância e a atualidade de suas contribuições teóricas, em especial, à educação de adultos trabalhadores. Essas contribuições abarcam a relação entre educação e sociedade, o escopo teórico-metodológico referente aos processos de ensino-aprendizagem e as questões relativas à formação docente. Inicialmente, serão mencionados alguns aspectos que não devem ser ignorados quando nos referimos à educação integral, uma vez que essa era referência orientadora de suas proposições, à luz do materialismo histórico. Serão, também, apresentados breves traços biográficos de Lemme e Pinto que objetivam contextualizar a formulação de suas reflexões no âmbito da educação de adultos, bem como evidenciar as marcas que suas opções político-ideológicas imprimiram às suas análises e proposições. Finalmente, serão abordadas algumas das suas relevantes contribuições à educação integral dos jovens e adultos trabalhadores, com destaque para a relação entre educação e sociedade, as contribuições de caráter teórico-metodológico e a formação docente. UNEB2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3081Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 4 n. 7 (2016): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 09-31reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3081/1999Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessRummert, Sonia Maria2016-12-31T04:17:40Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3081Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2016-12-31T04:17:40Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE PASCHOAL LEMME E DE ÁLVARO VIEIRA PINTO À EDUCAÇÃO DE ADULTOS
title A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE PASCHOAL LEMME E DE ÁLVARO VIEIRA PINTO À EDUCAÇÃO DE ADULTOS
spellingShingle A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE PASCHOAL LEMME E DE ÁLVARO VIEIRA PINTO À EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Rummert, Sonia Maria
Educação de Adultos Trabalhadores
História da Educação
Trabalho e Educação
Pensamento Educacional Brasileiro
title_short A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE PASCHOAL LEMME E DE ÁLVARO VIEIRA PINTO À EDUCAÇÃO DE ADULTOS
title_full A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE PASCHOAL LEMME E DE ÁLVARO VIEIRA PINTO À EDUCAÇÃO DE ADULTOS
title_fullStr A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE PASCHOAL LEMME E DE ÁLVARO VIEIRA PINTO À EDUCAÇÃO DE ADULTOS
title_full_unstemmed A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE PASCHOAL LEMME E DE ÁLVARO VIEIRA PINTO À EDUCAÇÃO DE ADULTOS
title_sort A ATUALIDADE DAS CONTRIBUIÇÕES DE PASCHOAL LEMME E DE ÁLVARO VIEIRA PINTO À EDUCAÇÃO DE ADULTOS
author Rummert, Sonia Maria
author_facet Rummert, Sonia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rummert, Sonia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Adultos Trabalhadores
História da Educação
Trabalho e Educação
Pensamento Educacional Brasileiro
topic Educação de Adultos Trabalhadores
História da Educação
Trabalho e Educação
Pensamento Educacional Brasileiro
description O artigo aborda o pensamento de dois importantes intelectuais da educação no Brasil: Paschoal Lemme (1904-1997) e Álvaro Vieira Pinto (1909-1982). Apesar do silêncio que ainda cerca a obra dos dois autores, pretende-se evidenciar a relevância e a atualidade de suas contribuições teóricas, em especial, à educação de adultos trabalhadores. Essas contribuições abarcam a relação entre educação e sociedade, o escopo teórico-metodológico referente aos processos de ensino-aprendizagem e as questões relativas à formação docente. Inicialmente, serão mencionados alguns aspectos que não devem ser ignorados quando nos referimos à educação integral, uma vez que essa era referência orientadora de suas proposições, à luz do materialismo histórico. Serão, também, apresentados breves traços biográficos de Lemme e Pinto que objetivam contextualizar a formulação de suas reflexões no âmbito da educação de adultos, bem como evidenciar as marcas que suas opções político-ideológicas imprimiram às suas análises e proposições. Finalmente, serão abordadas algumas das suas relevantes contribuições à educação integral dos jovens e adultos trabalhadores, com destaque para a relação entre educação e sociedade, as contribuições de caráter teórico-metodológico e a formação docente. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3081
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/3081/1999
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 4 n. 7 (2016): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 09-31
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658545561601