A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lafont, Pascal
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pariat, Marcel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1384
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de institucionalização da “Recognition of Prior Learning” (RPL) no espaço europeu, evidenciando diferentes níveis de desenvolvimento na abordagem deste dispositivo. A evolução das tipologias permitiu comparar países europeus entre eles, mostrando distintas lógicas de classificação que informam a evolução económica, social, política e cultural através das quais os indivíduos são levados a comprovar seu nível de desenvolvimento de habilidades formativas e de reflexividade. Assim, os benefícios potenciais de validação para um indivíduo, a economia e a sociedade são bem compreendidos, embora ainda não suficientemente atualizados e quantificados na maioria dos países pesquisados. Finalmente, se os padrões de convergência entre os países são numerosos e oportunidades favoráveis estão emergindo para as pessoas desfavorecidas ou excluídas, no entanto, a pluralidade de atores (políticos, acadêmicos, econômicos, sociais, etc ...) envolvidos no processo de implementação RPL, às vezes, pode ser um obstáculo para encontrar um consenso sobre a orientação de dispositivos RPL a nível nacional. Em conclusão, se o propósito da validação é para enfrentar os desafios da mudança e do aumento da mobilidade, enquanto abordagens interculturais, deve centrar-se sobre as condições de transferibilidade adquirida, reconhecida e certificada, e com base na participação e no compromisso dos atores institucionais e individuais. 
id UNEB-2_ab3c3860d5f9c4a17f402f9f3aa1c903
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1384
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparadaAprendizagem ao Longo da VidaValidação da Aprendizagem de ExperiênciaEducação na União EuropeiaEste artigo tem como objetivo apresentar o processo de institucionalização da “Recognition of Prior Learning” (RPL) no espaço europeu, evidenciando diferentes níveis de desenvolvimento na abordagem deste dispositivo. A evolução das tipologias permitiu comparar países europeus entre eles, mostrando distintas lógicas de classificação que informam a evolução económica, social, política e cultural através das quais os indivíduos são levados a comprovar seu nível de desenvolvimento de habilidades formativas e de reflexividade. Assim, os benefícios potenciais de validação para um indivíduo, a economia e a sociedade são bem compreendidos, embora ainda não suficientemente atualizados e quantificados na maioria dos países pesquisados. Finalmente, se os padrões de convergência entre os países são numerosos e oportunidades favoráveis estão emergindo para as pessoas desfavorecidas ou excluídas, no entanto, a pluralidade de atores (políticos, acadêmicos, econômicos, sociais, etc ...) envolvidos no processo de implementação RPL, às vezes, pode ser um obstáculo para encontrar um consenso sobre a orientação de dispositivos RPL a nível nacional. Em conclusão, se o propósito da validação é para enfrentar os desafios da mudança e do aumento da mobilidade, enquanto abordagens interculturais, deve centrar-se sobre as condições de transferibilidade adquirida, reconhecida e certificada, e com base na participação e no compromisso dos atores institucionais e individuais. UNEB2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1384Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 11-44reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1384/913Lafont, PascalPariat, Marcelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T02:37:48Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1384Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2015-07-31T02:37:48Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada
title A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada
spellingShingle A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada
Lafont, Pascal
Aprendizagem ao Longo da Vida
Validação da Aprendizagem de Experiência
Educação na União Europeia
title_short A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada
title_full A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada
title_fullStr A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada
title_full_unstemmed A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada
title_sort A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada
author Lafont, Pascal
author_facet Lafont, Pascal
Pariat, Marcel
author_role author
author2 Pariat, Marcel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lafont, Pascal
Pariat, Marcel
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ao Longo da Vida
Validação da Aprendizagem de Experiência
Educação na União Europeia
topic Aprendizagem ao Longo da Vida
Validação da Aprendizagem de Experiência
Educação na União Europeia
description Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de institucionalização da “Recognition of Prior Learning” (RPL) no espaço europeu, evidenciando diferentes níveis de desenvolvimento na abordagem deste dispositivo. A evolução das tipologias permitiu comparar países europeus entre eles, mostrando distintas lógicas de classificação que informam a evolução económica, social, política e cultural através das quais os indivíduos são levados a comprovar seu nível de desenvolvimento de habilidades formativas e de reflexividade. Assim, os benefícios potenciais de validação para um indivíduo, a economia e a sociedade são bem compreendidos, embora ainda não suficientemente atualizados e quantificados na maioria dos países pesquisados. Finalmente, se os padrões de convergência entre os países são numerosos e oportunidades favoráveis estão emergindo para as pessoas desfavorecidas ou excluídas, no entanto, a pluralidade de atores (políticos, acadêmicos, econômicos, sociais, etc ...) envolvidos no processo de implementação RPL, às vezes, pode ser um obstáculo para encontrar um consenso sobre a orientação de dispositivos RPL a nível nacional. Em conclusão, se o propósito da validação é para enfrentar os desafios da mudança e do aumento da mobilidade, enquanto abordagens interculturais, deve centrar-se sobre as condições de transferibilidade adquirida, reconhecida e certificada, e com base na participação e no compromisso dos atores institucionais e individuais. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1384
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1384/913
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 11-44
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658510958593