A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1384 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de institucionalização da “Recognition of Prior Learning” (RPL) no espaço europeu, evidenciando diferentes níveis de desenvolvimento na abordagem deste dispositivo. A evolução das tipologias permitiu comparar países europeus entre eles, mostrando distintas lógicas de classificação que informam a evolução económica, social, política e cultural através das quais os indivíduos são levados a comprovar seu nível de desenvolvimento de habilidades formativas e de reflexividade. Assim, os benefícios potenciais de validação para um indivíduo, a economia e a sociedade são bem compreendidos, embora ainda não suficientemente atualizados e quantificados na maioria dos países pesquisados. Finalmente, se os padrões de convergência entre os países são numerosos e oportunidades favoráveis estão emergindo para as pessoas desfavorecidas ou excluídas, no entanto, a pluralidade de atores (políticos, acadêmicos, econômicos, sociais, etc ...) envolvidos no processo de implementação RPL, às vezes, pode ser um obstáculo para encontrar um consenso sobre a orientação de dispositivos RPL a nível nacional. Em conclusão, se o propósito da validação é para enfrentar os desafios da mudança e do aumento da mobilidade, enquanto abordagens interculturais, deve centrar-se sobre as condições de transferibilidade adquirida, reconhecida e certificada, e com base na participação e no compromisso dos atores institucionais e individuais. |
id |
UNEB-2_ab3c3860d5f9c4a17f402f9f3aa1c903 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1384 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparadaAprendizagem ao Longo da VidaValidação da Aprendizagem de ExperiênciaEducação na União EuropeiaEste artigo tem como objetivo apresentar o processo de institucionalização da “Recognition of Prior Learning” (RPL) no espaço europeu, evidenciando diferentes níveis de desenvolvimento na abordagem deste dispositivo. A evolução das tipologias permitiu comparar países europeus entre eles, mostrando distintas lógicas de classificação que informam a evolução económica, social, política e cultural através das quais os indivíduos são levados a comprovar seu nível de desenvolvimento de habilidades formativas e de reflexividade. Assim, os benefícios potenciais de validação para um indivíduo, a economia e a sociedade são bem compreendidos, embora ainda não suficientemente atualizados e quantificados na maioria dos países pesquisados. Finalmente, se os padrões de convergência entre os países são numerosos e oportunidades favoráveis estão emergindo para as pessoas desfavorecidas ou excluídas, no entanto, a pluralidade de atores (políticos, acadêmicos, econômicos, sociais, etc ...) envolvidos no processo de implementação RPL, às vezes, pode ser um obstáculo para encontrar um consenso sobre a orientação de dispositivos RPL a nível nacional. Em conclusão, se o propósito da validação é para enfrentar os desafios da mudança e do aumento da mobilidade, enquanto abordagens interculturais, deve centrar-se sobre as condições de transferibilidade adquirida, reconhecida e certificada, e com base na participação e no compromisso dos atores institucionais e individuais. UNEB2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1384Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 11-44reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1384/913Lafont, PascalPariat, Marcelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T02:37:48Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1384Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2015-07-31T02:37:48Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada |
title |
A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada |
spellingShingle |
A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada Lafont, Pascal Aprendizagem ao Longo da Vida Validação da Aprendizagem de Experiência Educação na União Europeia |
title_short |
A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada |
title_full |
A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada |
title_fullStr |
A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada |
title_full_unstemmed |
A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada |
title_sort |
A VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE EXPERIÊNCIA NO ESPAÇO EUROPEU: uma perspectiva comparada |
author |
Lafont, Pascal |
author_facet |
Lafont, Pascal Pariat, Marcel |
author_role |
author |
author2 |
Pariat, Marcel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lafont, Pascal Pariat, Marcel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ao Longo da Vida Validação da Aprendizagem de Experiência Educação na União Europeia |
topic |
Aprendizagem ao Longo da Vida Validação da Aprendizagem de Experiência Educação na União Europeia |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de institucionalização da “Recognition of Prior Learning” (RPL) no espaço europeu, evidenciando diferentes níveis de desenvolvimento na abordagem deste dispositivo. A evolução das tipologias permitiu comparar países europeus entre eles, mostrando distintas lógicas de classificação que informam a evolução económica, social, política e cultural através das quais os indivíduos são levados a comprovar seu nível de desenvolvimento de habilidades formativas e de reflexividade. Assim, os benefícios potenciais de validação para um indivíduo, a economia e a sociedade são bem compreendidos, embora ainda não suficientemente atualizados e quantificados na maioria dos países pesquisados. Finalmente, se os padrões de convergência entre os países são numerosos e oportunidades favoráveis estão emergindo para as pessoas desfavorecidas ou excluídas, no entanto, a pluralidade de atores (políticos, acadêmicos, econômicos, sociais, etc ...) envolvidos no processo de implementação RPL, às vezes, pode ser um obstáculo para encontrar um consenso sobre a orientação de dispositivos RPL a nível nacional. Em conclusão, se o propósito da validação é para enfrentar os desafios da mudança e do aumento da mobilidade, enquanto abordagens interculturais, deve centrar-se sobre as condições de transferibilidade adquirida, reconhecida e certificada, e com base na participação e no compromisso dos atores institucionais e individuais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1384 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1384/913 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 11-44 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658510958593 |