Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lúcia Gracia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Clark, Georgia Nellie, Ribeiro, Djeissom Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427
Resumo: Esta pesquisa vislumbra focar em temáticas como formação do(a) pedagogo(a), gestão escolar e trabalho pedagógico. Assim, este estudo buscou dialogar com a formação de pedagogos(as) e suas interfaces para gestão escolar do trabalho pedagógico. A investigação deu-se no transcorrer do componente curricular de estágio supervisionado “Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Escolares”, que faz parte da matriz curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa. Os dados foram produzidos em 2018, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória-descritiva, com a execução das atividades do estágio supervisionado, na modalidade de extensão, articulada à pesquisa. Desse modo, duas interfaces emergiram a partir do corpus analisado, sendo: 1) Aprendizagens sobre os campos de atuação profissional; 2) Aprendizagens para a atuação profissional. Essas interfaces nos permitiram entender as temáticas da gestão escolar e do trabalho pedagógico, como aprendizagens fundantes na formação do(a) pedagogo(a). Os resultados evidenciaram que, no contexto da atividade de extensão desenvolvida, os/as alunos(as) em formação inicial construíram conhecimentos relacionados às funções desempenhadas pelo(a) pedagogo(a) na escola. Ainda, sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no cenário escolar que envolve o trabalho em equipe, a coletividade e a busca por melhorias desse ambiente. Desse modo, entendemos que a concretização do estágio supervisionado como extensão foi salutar para a construção desses conhecimentos.  
id UNEB-2_b04bc6376460cb551303feacbbe33447
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/10427
network_acronym_str UNEB-2
network_name_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository_id_str
spelling Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensãoEsta pesquisa vislumbra focar em temáticas como formação do(a) pedagogo(a), gestão escolar e trabalho pedagógico. Assim, este estudo buscou dialogar com a formação de pedagogos(as) e suas interfaces para gestão escolar do trabalho pedagógico. A investigação deu-se no transcorrer do componente curricular de estágio supervisionado “Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Escolares”, que faz parte da matriz curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa. Os dados foram produzidos em 2018, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória-descritiva, com a execução das atividades do estágio supervisionado, na modalidade de extensão, articulada à pesquisa. Desse modo, duas interfaces emergiram a partir do corpus analisado, sendo: 1) Aprendizagens sobre os campos de atuação profissional; 2) Aprendizagens para a atuação profissional. Essas interfaces nos permitiram entender as temáticas da gestão escolar e do trabalho pedagógico, como aprendizagens fundantes na formação do(a) pedagogo(a). Os resultados evidenciaram que, no contexto da atividade de extensão desenvolvida, os/as alunos(as) em formação inicial construíram conhecimentos relacionados às funções desempenhadas pelo(a) pedagogo(a) na escola. Ainda, sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no cenário escolar que envolve o trabalho em equipe, a coletividade e a busca por melhorias desse ambiente. Desse modo, entendemos que a concretização do estágio supervisionado como extensão foi salutar para a construção desses conhecimentos.  UNEB2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-19reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427/7304Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Lúcia Gracia Clark, Georgia NellieRibeiro, Djeissom Silva 2020-12-28T23:35:28Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/10427Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2020-12-28T23:35:28Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão
title Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão
spellingShingle Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão
Ferreira, Lúcia Gracia
title_short Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão
title_full Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão
title_fullStr Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão
title_full_unstemmed Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão
title_sort Formação do Pedagogo para Gestão Escolar: experiência curricular em interface com extensão
author Ferreira, Lúcia Gracia
author_facet Ferreira, Lúcia Gracia
Clark, Georgia Nellie
Ribeiro, Djeissom Silva
author_role author
author2 Clark, Georgia Nellie
Ribeiro, Djeissom Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lúcia Gracia
Clark, Georgia Nellie
Ribeiro, Djeissom Silva
description Esta pesquisa vislumbra focar em temáticas como formação do(a) pedagogo(a), gestão escolar e trabalho pedagógico. Assim, este estudo buscou dialogar com a formação de pedagogos(as) e suas interfaces para gestão escolar do trabalho pedagógico. A investigação deu-se no transcorrer do componente curricular de estágio supervisionado “Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Escolares”, que faz parte da matriz curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa. Os dados foram produzidos em 2018, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória-descritiva, com a execução das atividades do estágio supervisionado, na modalidade de extensão, articulada à pesquisa. Desse modo, duas interfaces emergiram a partir do corpus analisado, sendo: 1) Aprendizagens sobre os campos de atuação profissional; 2) Aprendizagens para a atuação profissional. Essas interfaces nos permitiram entender as temáticas da gestão escolar e do trabalho pedagógico, como aprendizagens fundantes na formação do(a) pedagogo(a). Os resultados evidenciaram que, no contexto da atividade de extensão desenvolvida, os/as alunos(as) em formação inicial construíram conhecimentos relacionados às funções desempenhadas pelo(a) pedagogo(a) na escola. Ainda, sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no cenário escolar que envolve o trabalho em equipe, a coletividade e a busca por melhorias desse ambiente. Desse modo, entendemos que a concretização do estágio supervisionado como extensão foi salutar para a construção desses conhecimentos.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo - TL
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/10427/7304
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 8 (2020): Revista Brasileira de Jovens e Adultos; 1-19
reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
collection Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com
_version_ 1800211658935631872